Saúde e bem estar

Como a ansiedade afeta o corpo

O que é ansiedade?

Ansiedade é um estado emocional de apreensão, medo ou preocupação excessiva em relação a eventos futuros ou situações incertas. Em pequenas proporções, ela pode ser benéfica, pois nos ajuda a lidar com os desafios e perigos da vida. No entanto, quando a ansiedade é constante, desproporcional e excessiva, ela se torna um transtorno prejudicial a saúde física e mental.

Como a ansiedade afeta o corpo

Como a ansiedade afeta o corpo

A ansiedade afeta o corpo da seguinte maneira: a ansiedade ativa o sistema nervoso simpático, que é responsável pela resposta de luta ou fuga do organismo.  O sistema nervoso simpático prepara o corpo para enfrentar diversas situações de estresse ou perigo, aumentando a pressão arterial, a frequência cardíaca. A respiração e a liberação de hormônios como cortisol e adrenalina.

Essas alterações são importantes em momentos de emergência, mas quando ocorrem sem motivo real ou quando se prologam por muito tempo, elas podem causar vários problemas de saúde, como:

  • Insônia: A ansiedade dificulta o relaxamento e o desligamento dos pensamentos negativos. Deste modo, ela impede que a pessoa possa dormir bem ou mesmo de adormecer. A falta de sono afeta o humor, a memória, a concentração e o sistema imunológico.
  • Tensão muscular: A ansiedade provoca a contração involuntária dos músculos, especialmente nos ombros, na nuca e na mandíbula. Isso pode causar dores, cãibras e até mesmo fibromialgia, uma condição crônica que causa dor generalizada no corpo.
  • Falta de ar: A ansiedade faz com que a pessoa respire de forma rápida e superficial, o que reduz a quantidade de oxigênio que chega aos órgãos. Isso pode provocar sensação de sufocamento, tontura, palpitações e até mesmo ataques de pânico.
  • Problemas digestivos: A ansiedade interfere no funcionamento do sistema digestivo, causando náuseas, vômitos, diarreia, constipação e gastrite. Além disso, ela pode alterar o apetite da pessoa, fazendo com que ela coma demais ou de menos.
  • Problemas de pele: A ansiedade aumenta a produção de cortisol, um hormônio que estimula as glândulas sebáceas da pele. Isso pode levar ao surgimento ou à piora de condições como acne, eczema e psoríase. Além disso, a ansiedade pode causar coceira, vermelhidão e alergias na pele.

Conclusão

Agora você sabe com a ansiedade pode afetar o corpo. Se a sua ansiedade é excessiva é recomendado, você procura ajuda profissional. O tratamento envolve psicoterapia e medicamentos. Além disso. Você deve ter hábitos saudáveis como meditar, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada, pois ajudam a combater a depressão.

Leia também:

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!