Comportamento

Como não descontar a ansiedade na comida

Ansiedade é uma sensação muito comum entre as pessoas, principalmente em tempos difíceis como o que estamos vivendo. Infelizmente, muitas vezes acabamos descontando essa ansiedade na comida, o que pode nos levar a um caminho perigoso de compulsão alimentar e ganho de peso – que certamente não é o que você deseja.

Mas não precisa ser assim! Existem várias maneiras de controlar a ansiedade sem recorrer à comida, e neste artigo compartilharemos elas com você. Aqui vão algumas dicas:

Como não descontar a ansiedade na comida

1. Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos é a primeira dica para não descontar a ansiedade na comida. Isso porque exercícios físicos são excelentes para liberar endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, praticar atividades físicas regularmente também ajuda a controlar a ansiedade a longo prazo, pois melhora a autoestima e a sensação de controle sobre a vida.

2. Medite

Meditação é uma técnica que pode ajudar muito a controlar a ansiedade e a acalmar a mente. A prática regular de meditação tem sido associada a uma redução significativa nos níveis de ansiedade em várias pesquisas. Portanto, não há razões para você não experimentar isso para o seu próprio bem.

3. Durma bem

A qualidade do sono está diretamente relacionada à saúde mental e emocional. Quando não dormimos bem, podemos ficar mais irritados, ansiosos e estressados. Portanto, tente dormir pelo menos 7 horas por noite e estabeleça uma rotina regular de sono. Se você tem hábitos que contribuem para uma péssima qualidade de sono, como assistir a filmes na hora de dormir ou mexer no celular, deve fazer o máximo de esforço para se livrar deles.

4. Respire fundo

Respirar fundo e de forma controlada é uma técnica muito simples, mas que pode fazer uma grande diferença na hora de controlar a ansiedade. Por esta razão é muito recomendada.

Quando estamos ansiosos, nossa respiração tende a ficar curta e rápida. Contudo, respirar fundo ajuda a controlar essa sensação e a acalmar o corpo e a mente.

5. Encontre hobbies

Outra dica que pode ajudar você a não descontar a ansiedade na comida é encontrar hobbies.

Encontrar um hobby pode ser uma excelente maneira de controlar a ansiedade e se distrair dos problemas do dia a dia. Pode ser qualquer coisa, desde ler um livro até fazer artesanato. O mais importante mesmo é que seja algo que você goste e que faça você se sentir bem.

6. Fale com alguém

Às vezes, a melhor maneira de controlar a ansiedade é simplesmente desabafar com alguém. Essa pessoa pode ser um amigo, um familiar ou um profissional de saúde mental. O importante é não guardar tudo para si e ter um canal para expressar suas emoções.

Portanto, nunca guarde nada para dentro, desabafe sempre com pessoas próximas a você, ou, se você não se sentir tão confortável com alguém tão próximo, procure um profissional para desabafar. Você pode se sentir mais à vontade, já que o profissional não conhece você muito bem e você não precisa sentir algum tipo de desconfiança a respeito de compartilhar suas aflições.

Controlar a ansiedade não é fácil, mas também não é impossível, felizmente. Com essas dicas simples, você pode começar a dar os primeiros passos em direção a uma vida mais equilibrada e saudável. Lembre-se: você não precisa recorrer à comida para lidar com seus problemas emocionais. Há muitas outras maneiras mais saudáveis e eficazes de lidar com a ansiedade.

Considere sempre procurar ajuda profissional se você notar que sozinho não está conseguindo lidar com o problema. Afinal, um profissional saberá lhe indicar o devido tratamento para você alcançar uma vida melhor.

Leia também:

Mostrar Mais

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!