Alimentos e receitasSaúde e bem estar

8 Principais benefícios do mel com limão para a saúde

A mistura de mel e limão resulta em um remédio caseiro que contribui de várias maneiras para o bem de nossa saúde.

Esses dois ingredientes são bastante conhecidos e com certeza estão presentes na cozinha da maioria das pessoas, e mesmo que não estejam, são ingredientes baratos e fáceis de encontrar. Continue lendo e conheça os benefícios do mel com limão para a sua saúde.

8 Benefícios do mel com limão para a saúde

8 Principais benefícios do mel com limão para a saúde

O mel com limão e água morna ajuda a perder peso, fortalece o sistema imunitário, melhora a saúde digestiva, combate o envelhecimento precoce e possui vários outros benefícios que você verá mais abaixo.

Antes disso, queremos lhe dar alguns conselhos importantes relacionados a essa receita e seu uso (ou consumo):

  • Use preferencialmente o mel orgânico para obter ao máximo os benefícios desta mistura;
  • O limão contém ácido cítrico, então, não é recomendado exceder as doses indicadas, já que, caso isso aconteça, o ácido cítrico pode causar mais problemas do que benefícios;
  • Se você tem diabetes, consulte o seu médico e pergunte se deve tomar essa mistura;
  • Apesar de serem dois alimentos benéficos para a saúde, o mel e o limão jamais devem substituir qualquer tratamento recomendado pelo seu médico;
  • O mel não é adequado para crianças até 2 anos de idade, pois o seu corpo ainda não está preparado para digerir este tipo de alimento natural;
  • Se você tem úlcera péptica, é melhor evitar o suco de limão.

Com tudo isso em mente, vamos para os 8 benefícios do mel com limão para a saúde:

1. Ajuda na perda de peso

A mistura de mel com limão e água é uma boa receita para quem deseja perder peso de forma natural.

Vários estudos mostraram que o aumento da ingestão de água pode aumentar o seu metabolismo e fazer com que você se sinta mais completo, e ambos podem ajudá-lo a perder peso. Isso inclui água com limão adoçada com uma colher de chá de mel.

Os limões são ricos em fibras de pectina e baixos em calorias, o que ajuda no combate aos desejos de fome. A água de limão de mel cria uma atmosfera mais alcalina no estômago.

Isso ajuda a perder peso mais rápido. Estudos demonstraram que as pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina de fato perdem peso mais rapidamente.

2. Melhora a saúde digestiva

Para manter seu sistema digestivo saudável é essencial ser adequadamente hidratado. Entretanto, beber água com limão e um pouco de mel pode ajudar a manter o corpo mais hidratado.

Além disso, sua composição atômica é semelhante à saliva e, portanto, ajuda na digestão. Incentiva o fígado na produção da bile, um ácido requerido na digestão.

O sumo de limão possui qualidades digestivas que ajudam no alívio dos sintomas de indigestão, tais como azia e inchaço.

3. Actua como um Diurético

Outro grande benefício deste remédio caseiro. A água de limão e mel ajuda na liberação de materiais indesejados, aumentando a taxa de micção no organismo.

Portanto, as toxinas são liberadas em um ritmo mais rápido, o que ajuda no mantimento do trato urinário saudável.

Para as mulheres que sofrem de infecção do trato urinário frequente, este suco é muito recomendado e é conhecido por manter as infecções recorrentes à distância.

4. Ajuda na saúde dentária

O limão ajuda a aliviar a dor de dente e a gengivite, mas é importante ter alguns cuidados com seu uso nos dentes, pois o ácido cítrico presente nele pode corroer o esmalte dos dentes.

Aconselha-se a não escovar os dentes logo depois de beber a água de limão e mel. Além disso, você pode enxaguar a boca com água purificada depois de terminar a limpeza com este suco. É melhor escovar os dentes e depois beber a água de limão.

5. Fortalece o sistema imunitário

Limão com mel e água é uma mistura que fornece vitaminas, minerais, enzimas, antioxidantes e nutrientes que não só fornecem energia, como também aumentam as defesas do organismo.

Beber água de limão e mel todos os dias pode fazer com que gripes, resfriados ou infecções durem muito menos tempo e sejam curados mais facilmente.

Além disso, um sistema imunitário forte lida mais eficazmente com vírus e bactérias. Portanto, limão e mel é um remédio muito eficaz para pessoas convalescentes ou pessoas que estão internadas no hospital por longos períodos de tempo.

6. Combate o envelhecimento precoce

Graças à acção dos antioxidantes do limão e do mel, o nosso corpo também é capaz de combater mais eficazmente o efeito dos radicais livres presentes nos tecidos, evitando assim o envelhecimento precoce.

7. Ajuda a controlar os níveis do Ph

O limão é um dos alimentos mais alcalinizantes para o corpo e é conhecido pelo seu alto teor de ácido. Ele contém ácido cítrico e ascórbico, ácidos fracos facilmente metabolizados do corpo, permitindo que o conteúdo mineral dos limões ajude na alcalinização do sangue.

Algumas doenças só ocorrem quando o pH do corpo é ácido. Beber água de limão regularmente pode remover a acidez geral no organismo, incluindo o ácido úrico nas articulações, que é uma das principais causas de dor e inflamação nos casos de gota.

8. Ajuda a reduzir a dor nas articulações

O suco de limão com mel é um bom remédio para quem sofre de artrite, dor, rigidez e desconforto.

Segundo a revista Arthritis Foundation, graças aos compostos anti-inflamatórios destes dois componentes, ocorre a desinflamação dos tecidos onde estes agentes infecciosos se acumulam e onde originam dores nas articulações.

O limão é um agente purificador que também aumenta as nossas defesas. Além isso, o mel é um agente anti-inflamatório com alto poder antibiótico, sem dúvida muito benéfico em casos de reumatismo e artrite.

Conclusão

O limão com mel é um remédio natural que tal como você acabou de ver, ajuda de várias maneiras a termos uma boa saúde, a prevenirmos e nos livrarmos de vários problemas de saúde.

Entretanto, existem algumas pessoas que não podem usar esse remédio, por isso é recomendado que você consulte um médico antes de começar a tomar limão com mel.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!