Saúde e bem estar

Benefícios da banana verde no combate a diabetes

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo inteiro. Você sabia que nosso país é o maior produtor de banana do mundo? Sim, e embora tenhamos mais facilidades de encontra-las quando já estão maduras, é possível encontrar aquelas que ainda estão verdes em nossos mercados.

De um estado ou de outro, ou seja, estando madura ou ainda verde, a banana oferece vários benefícios a saúde. Mas veremos nesse artigo somente os benefícios da banana verde para pessoas que sofrem de diabetes.

Benefícios da banana verde para diabéticos

A banana verde é muito usada no tratamento de várias doenças, como diarreia, infecções, pressão arterial etc.

Mas, é curioso que esta fruta também possui propriedades que ajudam a combater a diabete. As fibras presentes na banana verde são responsáveis por diversos benefícios, em especial, para combater o diabetes tipo 2, pois elas regulam a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos, evitando os picos de glicemia no organismo.

Quando há o excesso de açúcar no sangue, o pâncreas é forçado a liberar maior quantidade de insulina para manter os níveis ideais. Quando esse acontecimento se torna frequente, alguns órgãos criam resistência ao hormônio, fator que pode se tornar um gatilho para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Além disso, uma revisão da Fundação Britânica de Nutrição dá vários motivos para se investir no amido resistente, um tipo de carboidrato que se comporta como uma fibra dentro do corpo, que também está presente na banana verde.

Um dos grandes motivos para se investir no amido resistente é o melhor manejo do diabete, pois, assim como as fibras, ele não é digerido pelas enzimas da digestão, facilitando a eliminação pelo organismo.

Nesse processo, ele ajuda a diminuir a absorção de glicose e gorduras pelo organismo, fatores que beneficiam o paciente com diabetes. Além do mais, a substância aumenta a sensação de saciedade, evitando os ataques contínuos à geladeira, ajudando quem quer emagrecer.

É importante lembrar que suas propriedades químicas só são ativas em altas temperaturas, no entanto, para que o amido resistente apresente todas essas características, é necessário que ele seja aquecido ou cozido.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!