Alimentos e receitasSaúde e bem estar

7 Razões para comer ovo no café da manhã

O ovo é um alimento muito consumido no mundo inteiro, está presente em várias receitas deliciosas e no café da manhã de várias pessoas. Na verdade, não é apenas o seu sabor único e delicioso que o torna bom para ser consumido, mas, os benefícios que tem a oferecer. Neste Artigo você verá 7 razões para comer ovo no café da manhã.

7 Razões para comer ovo no café da manhã

7 Razões para comer ovo no café da manhã
7 Razões para comer ovo no café da manhã

O ovo é rico em benefícios e ajuda em alguns objetivos como emagrecer e perder peso. Para além disso, é bastante rico em nutrientes e, ao contrário do que muitos dizem, não apresenta nenhum risco de doença cardíaca. Saiba mais sobre os benefícios do ovo e as 7 razões para você comer ovo no café da manhã:

1. Ovos são ricos em nutrientes

O ovo é rico em nutrientes vitais para apoiar uma dieta saudável e equilibrada, como vitaminas A, D, E, B5, B12, ferro, iodo e fósforo.

Além disso, o alimento também contém: folato, selênio, zinco, cálcio, proteínas e gorduras insaturadas saudáveis para o coração.

É importante mencionar que uma porção média de 2 ovos contém:

  • 82% de suas necessidades diárias de vitamina D;
  • 50% de suas necessidades diárias de folato;
  • 25% de suas necessidades diárias de riboflavina (vitamina B2);
  • 40% de suas necessidades diárias de selênio;

2. Estimula o emagrecimento e a perde de peso

O ovo é uma excelente receita para quem deseja emagrecer ou perder peso. Pesquisadores da Louisiana State University descobriram que, quando pessoas obesas escolheram ovos para o seu café da manhã no lugar de pães e bolos, pelo menos cinco vezes por semana, eles perderam 65% mais peso.

Entretanto, o consumo de ovos no café associado a uma dieta reduzida em calorias favorece ainda mais a perda de peso.

3. Os ovos protegem a visão

Sim! Os ovos são ricos em vitamina A, o que é benéfico para a saúde dos olhos. Para além disso, são também uma boa fonte de luteína e zeaxantina, antioxidantes presentes em grande quantidade na gema do ovo que ajudam a reduzir o risco de degeneração macular nos olhos e catarata.

4. Os ovos podem ajudar na saúde mental

Inserir o ovo em sua alimentação pode ajudar a manter a memória afiada, aumentando a liberação de acetilcolina (um neurotransmissor que ajuda seu cérebro a alojar e recordar informações de forma mais eficiente), isso é possível através da colina presente no alimento.

Além disso, a colina, quando combinada com as Vitaminas B2, B12, ferro e triptofano ajudam a reduzir o risco de ansiedade, sintomas de depressão e, naturalmente, a melhorar a qualidade do sono.

Ovos de galinhas criadas livremente contêm maiores teores de ácidos graxos ômega-3, que também ajudam a alimentar o seu cérebro.

5. Protegem contra o câncer

Das 7 razões para comer ovo no café da manhã, essa é uma das que, provavelmente as mulheres acharão mais interessante. Os ovos também podem ajudar a prevenir e proteger mulheres do cancro da mama.

Artigos Relacionados

Segundo um estudo recente, mulheres que consomem maior quantidade de colina, um nutriente encontrado em boa quantidade na gema do ovo, têm 24% menos probabilidade de desenvolver câncer de mama.

6. Ajuda no ganho de massa muscular

Como mencionamos acima, os ovos são bastante ricos em proteínas, que podem ajudar a estimular o ganho de massa muscular.

As proteínas também ativam a musculatura e oferecem mais disposição para a realização de atividades físicas. Essa é uma boa razão para quem realiza treinos incluir o ovo em sua alimentação.

7. Ovos melhoram os níveis de colesterol “bom”

Os ovos ajudam a aumentar a lipoproteína de alta densidade (HDL) conhecido como colesterol bom. Isso prova totalmente o contrário do que se diz a respeito da possibilidade de o ovo causar doenças cardíacas, pois, pessoas com níveis mais altos de HDL têm menor risco de doenças cardíacas, derrame e outros problemas de saúde. Segundo um estudo , comer dois ovos por dia durante seis semanas pode aumentar os níveis de HDL em até 10%.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!