Alimentos e receitas

7 Maneiras de cozinhar ovo mesmo não sendo bom na cozinha

O ovo é um alimento saudável, rico em proteínas, vitaminas e minerais. Também é um dos alimento que faz do nosso pequeno almoço mais saboroso e saudável. Você verá mais abaixo 7 maneiras de cozinhar ovo para adicionar as suas refeições.

A parte boa é que, independentemente de suas habilidades na cozinha, você conseguirá preparar o ovo de várias maneiras e aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento.  Vamos então conhecer algumas das maneiras de cozinhar ovo.

7 Maneiras de cozinhar ovo

7 Maneiras de cozinhar ovo

Frito, fervido, estrelado…você decide depois qual destas maneiras de cozinhar ovo oferecerá para você o melhor sabor para que faça parte de suas refeições de pequeno almoço a partir de hoje. Vamos ver cada uma delas e como preparar:

1. Frito

O ovo frito é muito conhecido e todos nós, ou quase, já provamos alguma vez na vida. Seu modo de preparo é bastante simples, basta apenas bater o ovo é um recipiente e em seguida colocar em óleo quente para fritar por alguns minutos e servir em seguida.

A grande vantagem dessa maneira de cozinhar ovo é que leva pouco tempo, já que é feito à temperatura do óleo muito alta. Entretanto, você pode ter seu ovo pronto em apenas um minuto. Além disso, seu sabor é inconfundível, a clara fica bem crocante e a gema macia.

2. Estrelado

Comecei a gostar de ovo estrelado desde muito cedo, com entre 10 e 11 anos, quando minha Mãe fez pela primeira vez. Depois de ter provado, passei a preparar o ovo estrelado sozinho todos os dias.

O ovo estrelado é a técnica de fritar ovo sem gordura, em uma frigideira antiaderente. Tampando a frigideira e cozinhando em fogo baixo, a clara fica macia e ligeiramente dourada, e a gema fica molinha. Dá para deixá-lo ainda mais saboroso acrescentado alguns legumes, como um pouco cebola, por exemplo.

3. Fervido/cozido

O ovo fervido ou cozido é talvez o mais fácil de preparar. Sua lista de ingredientes envolve apenas o próprio ovo e água para a fervura. É uma boa alternativa para quem não gosta de ovo frito, seu sabor é diferente mas os benefícios são os mesmos.

Para preparar bem o ovo dessa maneira é importante que o cozimento do ovo sempre comece à temperatura ambiente (ou então com água gelada na panela, se os ovos estiverem na geladeira).

Se desejar fazer ovos moles, cozinhe por até 4 minutos contando a partir da fervura; já para ovos duros, cozinhe até 10 minutos. Escorra e mergulhe-os em água gelada para interromper o cozimento e facilitar a retirada da casca.

4. Assado

Sim, também é possível assar o ovo e essa é mais uma maneira de cozinhar ovo que você precisa aprender. Os ovos podem ser assados no forno. Contudo, é preciso ter cuidado com o calor forte e seco por todos os lados. Você pode usar creme de leite, fazer um purê ou cama de legumes para envolver os ovos numa travessa, e cobri-la com papel alumínio.

5. Omelete de forno

Um bom omelete é perfeito para acompanhar as refeições de pequeno almoço, almoço e até mesmo o jantar. O bom dessa maneira de cozinhar o ovo é que é bastante econômica e os ingredientes que o acompanham são aqueles que provavelmente você os tem em sua cozinha.

6. Ovo mexido

Para fazer ovos mexidos você precisa colocar uma frigideira no fogo (bem baixo) enquanto bate e tempera o ovo. É importante sempre mexer os ovos enquanto os prepara.

O ovo mexido é sempre bom quando é leve e cremoso, não seco e duro, por isso, uma dica é adicionar creme de leite ou manteiga quando bater os ovos.

7. Quiche

Essa pode ser nova para muitas donas de casa ou amantes de culinária em geral. Entretanto, a quiche é uma saborosa tarte de ovo apresentada em ementas de brunch em todo o mundo.

Existem dezenas de variações. Pode fazer uma versão bastante simples mexendo ovos, leite, especiarias e outros ingredientes, que deita numa base de tarde crua pré-feita. Para terminar, simplesmente coza a quiche de acordo com a receita.

Leia também: 7 Razões para comer ovo no café da manhã.

Conclusão

Você acabou de ver 7 maneiras de cozinhar ovo e adicioná-lo as suas refeições. Agora não existem mais razões para você não aproveitar os benefícios desse alimento saudável. Faça pelo menos o ovo de uma dessas maneiras e deixe-o completar o seu pequeno almoço.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!