Saúde e bem estar

6 Benefícios do gengibre apoiados pela investigação científica

6 Benefícios do gengibre. O gengibre é uma planta florida nativa do sudeste asiático. É uma das especiarias mais saudáveis (e saborosas) do mundo.

Pertence ao núcleo da família Zingiberaceae e está intimamente relacionada com o açafrão-da-índia, o cardamomo e a galanga.

O rizoma (a parte subterrânea do caule) é a parte que é normalmente utilizada como especiaria. É normalmente referida como raiz de gengibre ou simplesmente gengibre.

O gengibre pode ser utilizado fresco, seco, em pó, sob a forma de óleo ou sumo. É um ingrediente bastante comum nas receitas. Também é por vezes adicionado a alimentos processados e cosméticos.

6 Benefícios do gengibre

6 Benefícios do gengibre

Aqui estão 6 benefícios do gengibre para a saúde apoiados pela investigação científica:

1. Contém gingerol, que tem propriedades medicinais poderosas

O gengibre é utilizado há bastante tempo em várias formas de medicina tradicional e alternativa.

É utilizado para auxiliar a digestão, aliviar náuseas, e combater constipações e gripes, para citar alguns dos seus usos.

De acordo com investigações, o gengibre tem potentes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Por exemplo, pode ajudar a minimizar o stress oxidativo causado pelo excesso de radicais livres no corpo humano.

2. Ajuda a combater as náuseas e os enjoos matinais

O gengibre parece ser muito eficaz contra as náuseas. Pode ajudar a minimizar as náuseas e vómitos em pessoas submetidas a certos procedimentos cirúrgicos.

Apenas 1 a 1,5 gramas de gengibre tem o potencial de prevenir vários tipos de náuseas, incluindo náuseas induzidas por quimioterapia, náuseas pós-operatórias, e enjoos matinais.

E uma palavra de aviso: As mulheres grávidas que estejam prestes a dar à luz ou que tenham tido um aborto espontâneo são aconselhadas a evitar o gengibre.

Artigos Relacionados

O gengibre está também contraindicado para as pessoas com antecedentes de hemorragia vaginal e distúrbios hemorrágicos.

3. Contém uma substância que pode prevenir o cancro

O gengibre tem sido estudado como um remédio alternativo para alguns tipos de cancro.

As propriedades anticancerígenas são atribuídas ao gingerol, que se encontra em porções monumentais no gengibre bruto.

Existem algumas provas, embora limitadas, de que o gengibre pode ser eficaz contra cancros gastrointestinais, tais como os cancros pancreáticos e hepáticos.

Pode também ser eficaz contra os cancros da mama e dos ovários. Em geral, são necessários mais estudos.

4. Pode ajudar na perda de peso

De acordo com estudos animais e humanos, o gengibre pode desempenhar um papel importante na perda de peso. Estes integram o peso corporal e cintura.

A capacidade do gengibre de afetar a perda de peso pode estar relacionada com certos mecanismos, incluindo o seu potencial para aumentar a taxa de calorias queimadas ou minimizar a inflamação.

O gengibre também ajuda a reduzir os níveis elevados de insulina no sangue.

Níveis elevados de insulina no sangue permanecem associados à obesidade.

5. Pode melhorar a função cerebral e resistir à patologia de Alzheimer

O stress oxidativo e a inflamação crónica têm o potencial de acelerar o processo de envelhecimento.

São considerados uma das principais causas da patologia de Alzheimer e do declínio cognitivo relacionado com o envelhecimento.

Estudos com animais sugerem que o gengibre pode proteger contra doenças cerebrais relacionadas com a idade. Pode também ajudar a melhorar a função cerebral em mulheres de meia-idade.

6. pode ajudar a combater as infecções

O gengibre pode ajudar a combater as bactérias e vírus nocivos, minimizando o risco de infecção. A propósito, o extrato de gengibre pode inibir o crescimento de vários tipos de bactérias.

Se quiser incorporar o gengibre na sua dieta, pode fazê-lo através dos seus alimentos e bebidas. Aqui estão algumas receitas de frango e de bebidas que pode experimentar:

  • Frango de gengibre;
  • Frango com alho, gengibre, coentro e menta;
  • Frango com gengibre, laranja e picante;
  • Frango de gengibre e limão;
  • Chá de gengibre fresco;
  • Chá de raiz de gengibre;
  • Sumo de gengibre málico.

Nota final

O gengibre é rico em nutrientes e compostos bioactivos que são extremamente benéficos para o corpo humano e para o cérebro.

É um dos poucos superalimentos que verdadeiramente merece este rótulo.

Portanto, depois de apresentarmos todos esses benefícios que o gengibre possui e se ainda não incorporou esta planta em sua dieta, você devia pensar seriamente em fazê-lo.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!