A importância do pagamento de impostos em Angola

A importância dos impostos em Angola

A importância dos impostos em Angola


Nos dias de hoje, os impostos tornaram-se significado de grande preocupação e terror para muitos angolanos. A razão por detrás disto é que, para muitos, os impostos agravaram-se tanto que muitos vêm seus salários demasiado reduzido por conta do pagamento de impostos.

E para as empresas, a visão não é diferente. Várias empresas vêm seus rendimentos reduzidos de forma tanto quanto significativa por conta do valor pago ao estado para os impostos.

Mas afinal, qual é a importância de pagar impostos em Angola, por que pagamos impostos, onde esses impostos são guardados e para que fins são usados?

Questões como estas é relativamente normal que existam entre as várias pessoas que pagam impostos em Angola. Porém, existe uma resposta simples para estas questões:

“Os impostos servem para sustentar o estado no sentido financeiro, ou seja, reunir valores que irão ajudar o estado no financiamento de atividades que beneficiarão os cidadãos e o país em geral. Daí a sua importância e a razão pela qual devemos pagá-los”.

Os Impostos em Angola

Em Angola, tal como em outros países a nível do mundo inteiro, o pagamento de impostos é obrigatório, sendo que, este valor representa um forte para a economia do país, apesar de alguns impostos serem, por muitos, visto como um exagero para seus bolsos.

O IVA, por exemplo, é um imposto cuja entrada em vigor foi mal visto pela maior parte da população angolana, por contribuir de certa forma no aumento de preço dos produtos, muitos dos quais, de grande necessidade.

Porém, a implementação deste imposto significou um sinal positivo para o fortalecimento da economia nacional, numa altura de grandes desafios trazidos pela crise económica.

Outro imposto que segue o mesmo significado para o fortalecimento da economia nacional, porém, que representa um peso para muitos angolanos é o IRT, o imposto sobre o rendimento do trabalho, que incide sobre salários acima de 70.000Kz.

Leia depois:

Contudo, todos os outros impostos em Angola são de extrema importância para a economia e devem ser respeitados.

Outra forma importante de geração de receita para o estado

Para equilibrar a economia nacional, é literalmente preciso que outras formas de geração de receitas sejam aplicadas para que a estabilidade económica nacional esteja mais próxima de ser alcançada. Isto inclui esquecer da total dependência de recursos muito conhecidos, como o petróleo e o diamante, por exemplo.

Entretanto, o valor arrecadado dos impostos pagos pelos cidadãos é gerido pelo estado. O estado, por sua vez, é responsável por recolher todos estes recursos financeiros e fazer o bom uso dos mesmos, de modo a que se reflitam positivamente na condição de vida das populações e no desenvolvimento do país.

Conclusão

O desenvolvimento do país depende de todos nós, por esta razão, quando pagamos impostos contribuímos para que o país tenha mais recursos que deverão ser usados para melhorar a condição actual do país.

É verdade que muitos ainda consideram o pagamento de impostos como uma ação desnecessária.

Porém, nesse período em que Angola enfrenta uma crise económica, os impostos tornaram-se ainda mais importantes. Afinal, o governo consegue, através dos impostos, arrecadar fundos para realização de suas atividades, atividades estas que podem ser: construções de estradas, escolas, hospitais etc.

Leia também:

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!