Como calcular o IVA em Angola – aprenda o passo a passo

Como calcular o IVA em Angola

Você já foi a um supermercado e se deparou com produtos cujo preço têm um aumento referentes ao IVA?

Você sabe como é definido este valor acrescentado e como você mesmo pode fazer o cálculo para saber quanto de IVA deve ser acrescentado sobre os preços de cada produto?

Se para estes casos acima a sua resposta for “NÃO”, então este artigo é exatamente o que você precisa ler agora, pois você saberá ao longo dele, como calcular o IVA em Angola passo a passo, e mais lá para baixo, verá uma forma automática de fazer este cálculo.

O IVA em Angola

O IVA (imposto sobre o valor acrescentado) é definido como sendo o imposto que incide, ou se aplica sobre os bens e serviços, bem como as importações. Em Angola, o IVA vigora desde outubro de 2019 e assume uma taxa fixa de 14%.

Leia e entenda mais sobre o IVA no artigo: Tudo sobre o IVA em Angola

Como calcular o IVA em Angola?

Para se compreender o valor do IVA aplicado ao preço real de um produto, é preciso que se faça um cálculo matemático bastante simples e fácil. Este cálculo envolve a multiplicação do valor real do produto por 0,14 (o que corresponde a 14% da taxa do IVA).

Nota: Para calcular a percentagem de qualquer valor, basta apenas dividi-lo por 100. Por exemplo, 14% é a divisão de 14 por 100, o que daria 0,14. Isto se aplica a qualquer outro número, como, por exemplo, 50% que seria 50 a dividir por 100 que daria 0,5.

No nosso caso, precisamos o valor do IVA, que como mencionado acima, é correspondente a 0,14. É este valor que será multiplicado pelo preço real do produto (sem IVA) para saber quanto de IVA deve ser pago ou acrescentado ao preço de um produto.

Sendo assim, para descobrir o valor do IVA aplicado ao preço de qualquer produto é preciso multiplicar o preço real do produto por 0,14, o valor resultante desta multiplicação é o valor adicionado ou que deverá ser adicionado para o IVA.

Nota: Após achar o valor do IVA, será necessário somar o mesmo valor pelo valor real do produto para saber como fica o preço final do produto com o valor do IVA (já) adicionado.

Se você até agora não entendeu como funciona o cálculo do IVA, não se preocupe, pois abaixo eu deixo um exemplo prático que, com certeza, irá ajudá-lo a saber como calcular o IVA em Angola.

Exemplo prático:

Um produto comercializado anteriormente ao preço de 500Kz, após a aplicação do IVA este mesmo produto passará a ser comercializado ao preço de 570 Kz, sendo o IVA de 70Kz (o que equivale a 14% de 500).

Este valor é obtido pelo cálculo explicado acima, ou seja, o valor real do produto, que, no caso 500 multiplicado por 0,14 que dará 70. Posteriormente foi somado 70 por 500 e deu 570, sendo este o valor final do produto.

Outro método simples consiste em fazer uma multiplicação directa do preço do produto por 14 e dividir tudo por 100 – este cálculo dará exatamente o valor do IVA.

Veja na imagem abaixo o cálculo do IVA para o exemplo descrito acima, feito de duas formas diferentes e passo a passo para facilitar o seu entendimento.

Cálculo do IVA passo a passo

Para qualquer outro produto com preço diferente, você poderá seguir estes mesmos passos, substituindo apenas o valor do produto usado no exemplo pelo valor do produto que pretender calcular.

Como calcular o IVA automaticamente

Se você está sem tempo para pegar em uma olha de papel e uma calculadora e seguir todos estes passos para calcular o valor do IVA, saiba que existe uma solução para você.

Você pode usar uma ferramente online para fazer tudo isso. Siga o link abaixo:

https://calculariva.com/

Através desta ferramenta online você terá que apenas preencher o preço do produto sem IVA e logo a ferramenta lhe dará o valor do IVA e o preço final do produto com IVA. É um jeito até mais económico de calcular o IVA em Angola.

Concluindo…

Se você chegou até aqui é porque leu o artigo completo (ou deveria ler). Sendo assim, deve ser, agora, mais fácil saber como o valor do IVA é definido sobre o preço de qualquer produto.

Você pode efectuar este cálculo quando ou sempre que notar que um produto apresenta um valor adicionado referente ao IVA e que este valor parece não corresponder ao certo.

Por exemplo, em lojas em que o preço real do produto é informado e o valor do IVA também, é possíve que, através do preço real do produto você possa fazer um cálculo para saber se, de facto, aquele valor adicionado que a loja diz ser para o IVA é real ou não.

Por outro lado, se você possui uma empresa e não sabia ainda como os preços ficarão após adicionados o IVA, agora certamente deve achar a solução.

Leia também:

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!