RelacionamentoSaúde e bem estar

Tomar dois anticoncepcionais no mesmo dia faz mal?

Parece mentira, mas muitas mulheres se esquecem de tomar anticoncepcionais e ficam se questionando se podem tomar duas juntas de uma vez. Se você também já passou por isso é hora de tirar suas dúvidas.

Para começar, tomar duas pílulas juntas não faz mal, e nem aumenta a prevenção da gravidez, você saberá mais sobre isso ao longo desse artigo.

O que acontece se tomar dois anticoncepcionais ao mesmo tempo

Há quem acredite que tomar dois comprimidos da pílula de uma só vez aumenta a prevenção da gravidez. Mas, não é bem por aí. De acordo com a médica, isto não aumenta a eficácia contraceptiva, só ajuda a manter a ordem certa da cartela e a colocá-la no dia correto do uso e término conforme previsto.

Além disso, ela comenta que tomar duas pílulas no mesmo dia não traz nenhum risco à saúde da mulher, desde que isso aconteça pouquíssimas vezes no mês. Os esquecimentos frequentes diminuem consideravelmente o efeito anticoncepcional do medicamento. Fique atenta a isso!

É recomendado tomar duas pílulas de uma vez?

Na verdade, tudo vai depender do tipo de pílula utilizado pela paciente. Geralmente, a recomendação é: lembrou em menos de 12 horas após horário de costume? Pode ingerir a pílula imediatamente.

Se esse tempo já tiver ultrapassado, o mais indicado é tomar os dois comprimidos (o esquecido e o do dia) no horário correto de uma só vez.

Essa recomendação, segundo especialistas, é para que não haja privação dos hormônios necessários, evitando que a menina tenha sangramentos de escape. É importante ressaltar, no entanto, que nesses casos o uso da camisinha é necessário até a próxima cartela para ter mais garantia de prevenção.

Dicas para não esquecer de tomar a pílula

Se você tem se esquecido de tomar a pílula com muita frequência, essas dicas abaixo com certeza ajudarão você a acabar com esse mal hábito:

  • Coloque um alarme no seu celular;
  • Mantenha a cartela de comprimidos na bolsa ou carteira;
  • Deixe para tomar a pílula junto com alguma refeição;
  • Coloque lembretes e post-its em locais estratégicos.

Essas dicas, por mais simples que pareçam, podem te ajudar a se lembrar de tomar a pílula e evitar se esquecer dela.

Leia também:

Você também pode gostar de:

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!