Saúde e bem estar

Quais os benefícios da musculação: conheça os 7 principais

Quais são os benefícios da musculação além do aumento de massa muscular? A musculação é um tipo de exercício físico realizado com pesos de várias cargas, amplitude e tempo de contração variáveis.

A musculação pode ser realizada por pessoas de diferentes idades, desde crianças a idosos. E embora muitas vezes seus objetivos e seus benefícios sejam resumidos ao ganho de massa muscular, existe uma lista com vários benefícios da prática da musculação, e você aprenderá vários ao longo desse conteúdo.

7 Principais benefícios da musculação

Quais os benefícios da musculação

 

Ganho de massa magra: Esse é o objetivo principal do praticante de musculação e algumas pessoas acreditam que só se consegue um maior volume muscular utilizando cargas elevadas. Entretanto, existem outras formas de manipular as variáveis do treino para torná-lo mais intenso sem aumentar a carga, obtendo resultados igualmente eficazes.

Benéfico para idosos: No caso dos idosos, o trabalho muscular com pesos é decisivo para a qualidade de vida. Isso minimiza os riscos de quedas com fraturas graves, minimiza as restrições articulares de movimento e os problemas relacionados à atrite e à artrose.

Acelera o metabolismo: Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui e quantidade de gordura do corpo. Isso faz com que o nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino.

A musculação protege os ossos: Ter musculatura em forma e tonificada reduz as chances de fratura óssea. Ela também diminui as chances de osteoporose, já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos.

Aumenta a flexibilidade: Um estudo com 25 pessoas apresentado no encontro da Associação Americana para a Medicina do Esporte diz que os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação aumentam a flexibilidade. Pesquisadores compararam os efeitos do alongamento e da musculação na flexibilidade de músculos.

Combate o envelhecimento precoce: Algo que você provavelmente já deve saber é que a musculação deixa o corpo mais jovem. Para ficar com as funções do corpo intactas e com a aparência mais jovem, fazer aulas de musculação quatro vezes por semana é o suficiente. Fazer musculação também combate a formação de acúmulo de gordura, processo mais comum depois dos 30 anos de idade e que deixa o corpo com aparência de mais velha.

Fortalece o coração: Os exercícios de musculação trabalham vários grupos musculares e quando isso acontece, eles melhoram também o funcionamento do coração, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares.

Recomendações do autor:

 

Mostrar Mais

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!