Saúde e bem estar

Onde acontece a absorção dos nutrientes?

As moléculas do alimento consumido, juntamente com a água e os minerais do alimento, são absorvidas na cavidade predominante do intestino delgado.

Os materiais absorvidos passam através da mucosa e entram primeiro na corrente sanguínea, depois são transportados pela corrente sanguínea para outras partes do corpo para armazenamento ou posterior transformação química.

Esta parte do processo do sistema digestivo varia para diferentes tipos de nutrientes.

Principais nutrientes

Hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas, água e até sal são nutrientes importantes porque, fornecem ao corpo humano energia, elementos essenciais para o auto-controlo e crescimento, e as substâncias certas para a regulação.

As descrições seguintes explicam como estes nutrientes interagem com o sistema digestivo e ajudam a gerir o corpo.

Hidratos de carbono

Alguns dos alimentos mais comuns contêm, na sua maioria, hidratos de carbono.

Estes incluem pão, batatas, pastelaria, doces, arroz, esparguete, frutas e legumes. Muitos destes alimentos contêm amido, que é fácil de digerir, e fibra, que o corpo humano não consegue digerir.

Os hidratos de carbono digeríveis são decompostos em mais moléculas primárias por enzimas no muco, no sumo produzido pelo pâncreas e no revestimento do intestino delgado.

Proteína

Alimentos como a carne, ovos e feijões são constituídos por enormes moléculas proteicas que devem ser digeridas pelas enzimas antes de poderem ser usadas para construir e reparar tecidos corporais. Uma enzima no suco gástrico inicia a digestão da proteína ingerida.

A digestão das proteínas continua no intestino delgado. Ali, certas enzimas do sumo pancreático e o revestimento do intestino decompõem moléculas proteicas gigantes em moléculas mais pequenas chamadas aminoácidos.

Vitaminas

Os enormes órgãos ocos do sistema digestivo contêm músculos que permitem o movimento das suas paredes. O movimento das paredes dos órgãos pode promover alimentos e fluidos e também misturar o conteúdo de cada órgão.

O movimento típico do esófago, estômago e intestinos é chamado peristaltismo.

Artigos Relacionados

A acção do peristaltismo é como uma onda oceânica que se move através de um músculo.

O músculo do órgão cria uma constrição e depois, muito lentamente, empurra a parte constritiva através do órgão. Estas ondas constritivas empurram os alimentos e fluidos através de cada órgão oco.

Água e sal

A maior parte do material absorvido na cavidade intestinal pequena é água contendo sal dissolvido.

O sal e a água provêm dos alimentos e líquidos que ingerimos e dos sucos segregados por muitas glândulas digestivas.

Mais de um galão de água contendo mais de uma onça de sal é absorvida pelo intestino a cada 24 horas num macho saudável e maduro.

Controlo digestivo

Uma característica fascinante do sistema digestivo é que tem os seus próprios reguladores.

Reguladores hormonais

As principais hormonas que controlam as funções do sistema digestivo são fabricadas e libertadas pelas células no revestimento do estômago e intestino delgado.

Estas hormonas são libertadas do tracto gastrointestinal para a corrente sanguínea, viajam para o coração e artérias, e depois regressam ao sistema digestivo, onde estimulam os sucos digestivos e movem os órgãos.

As hormonas que controlam a digestão são a gastrina, a secretinina e a colecystokinina (CCK):

Supervisores de Nervos

2 tipos de nervos ajudam a controlar o sistema digestivo. Os nervos extrínsecos (externos) atingem os órgãos digestivos a partir da parte inconsciente do cérebro ou da medula espinal.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!