Saúde e bem estar

O que significa CHCM no hemograma?

O que significa CHCM no hemograma?

O hemograma é um aparelho que libera quatro índices hematimétricos, nomeadamente, o vcm, hcm, chcm e o rdw.

Todos esses índices são calculados a partir de alguns factores que o hemograma libera de forma directa e que são chamados eritrócitos ou número de hemácias.

Para este artigo, nós vamos falar sobre o índice hematimétrico chcm  e entender melhor como que ele pode ser importante no momento em que é feita uma análise para ajudar a definir vários factores relacionados as anemias principalmente. Confira!

O que é o índice hematimétrico CHCM?

O índice hematimétrico chcm quer dizer basicamente concentração de hemoglobina corpuscular média.

Ele mede a porcentagem ou a concentração média de hemoglobina nos eritrócitos ou hemácia, ou seja, o índice chcm nos dá a relação de hipocromia.

Estamos na presença de uma relação entre duas medidas (hcm e chcm) que nos dão o parâmetro de coloração.

A coloração é quantidade de hemoglobina que tem de nascer nas hemácias (hcm) e concentração chcm.

Este parâmetro chcm pode variar conforme o tipo de anemia, algumas doenças, medicamentos, alteração como sangramento entre outros tipos de alterações.

Como é feito o cálculo do chcm

O cálculo de chcm é feito com base na quantidade de hemoglobina dividido pelo hematócrito vezes cem, cujo o resultado é o chcmn em gramas por decilitro.

Valores de referência do índice chcm

Os valores de referência de chcm são considerados normais quando forem de 31 a 36 gramas por decilitro, menor do que 31 é considerado baixo e alto quando forem maiores do que 36.

Valor de chcm baixo

Existem algumas condições de saúde que fazem com que os índices de chcm baixem como é o caso da anemia ferropriva e talassemia.

A anemia ferropriva que é uma das principais, na verdade é uma anemia carencial muito comum.

A Talassemia é uma anemia por sangramento.

Também podemos aqui referir ainda a anemia por má absorção intestinal, que é uma alteração que pode acontecer nas hemácias em muitos casos devido à baixa quantidade de ferro disponível para formação da hemoglobina, que é um elemento muito importante no transporte de oxigênio, por exemplo.

Valor de chcm alto

O chcm alto pode ter como causa uma anemia megaloblástica, por exemplo, com deficiência de vitamina B12 ou ainda de ácido fólico.

Nesse caso, a hemácia tende a estar maior, por isso se chama megaloblástica.

Nestas situações, a massa tende a ser maior e em alguns casos com um pouco mais de coloração.

Mais artigos:

 

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!