Relacionamento

Falta de vontade de ter relação com seu namorado: Conheça as causas e como resolver

Não sinto vontade de ter relação com meu namorado. Esse é um problema que preocupa muitas mulheres, especialmente aquelas que perderam a vida sexual activa para a falta de prazer. Se você é uma dessas mulheres, é importante identificar as causas desse problema e procurar uma solução.

O que pode causar essa falta de vontade de ter relação com seu namorado? As causas podem ser várias, desde físicas até mesmo psicológicas. Além disso, existe também a possibilidade de alguns problemas no relacionamento serem a causa disso. Como assim?

Se você está em um relacionamento e não sente paixão ou qualquer atração pelo seu namorado, isso pode ser a causa de você ficar sem vontade de ter relações com ele. A falta de comunicação e insatisfação no relacionamento podem também ser apontados como causas desse problema.  

Do ponto de vista da saúde as causas são ou podem ser as que já mencionamos acima (físicas ou psicológicas):

Física: como doenças, problemas hormonais ou efeitos de certas substâncias. Algumas das causas físicas mais comum desse problema inclui:

  • Doenças subjacentes: Os problemas sexuais também podem ser causados por doenças como diabetes, hipertensão, câncer, cardiopatias, transtornos neurológicos ou outras patologias crônicas;
  • Disfunções sexuais: Em alguns casos, problemas sexuais como a dispareunia (dor durante a relação sexual), o vaginismo ou a anorgasmia podem ser os causadores de não sentir prazer ao ter relações com seu namorado;
  • Medicamentos: Sim! Tomar medicamentos como antidepressivos, anti-histamínicos, anti-hipertensivos ou os tratamentos de quimioterapia podem reduzir os níveis de desejo sexual, afetar a lubrificação natural vaginal e até impedir que alcance o orgasmo nas relações com seu parceiro;
  • Mudanças hormonais: As alterações hormonais que ocorrem em estágios como a gravidez ou a menopausa podem diminuir os níveis de desejo sexual.

Outra causa que também deve fazer parte das causas físicas desse problema é a falta de preliminares. As preliminares são importantes para preparar o corpo para o sexo, ajuda e favorece a lubrificação vaginal, tornando a penetração mais fácil e prazerosa.

Psicológicas: As causas psicológicas envolve transtornos ou sintomas como a depressão, estresse, preocupações, pensamentos, etc. Na maioria dos casos, o problema da falta de vontade de ter relação com o parceiro é motivado pela depressão, que diminui a activação e produz a perda de interesse e prazer por certas actividades, enquanto que as preocupações ativam o sistema de alerta do organismo que é incompatível com a resposta sexual.

Não sinto vontade de ter relação com meu namorado: o que fazer?

Identificar a causa do problema é o primeiro passo. O segundo é saber o que fazer diante da situação. Temos algumas dicas que podem ajudar você a superar a falta de vontade de ter relação com seu namorado. Confira:

1. Se prepare para a próxima relação: Se você já identificou o problema é hora de tentar resolver isso. A dica para se preparar para o próximo encontro íntimo é conhecer o seu próprio corpo. Isso pode ser possível através da masturbação, que te ajudará a descobrir a que estímulos sexuais seu corpo reage melhor. Com isso, suas relações sexuais com seu parceiro podem ser melhoradas e você pode sentir mais prazer durante o momento íntimo.

2. Tente relaxar e evite o estresse: Uma dica para evitar o estresse e se tranquilizar é recorrer a prática de actividade física, aulas de ioga ou técnicas de relaxamento.

3. Converse com seu namorado: Não há problemas em conversar com seu namorado sobre o assunto. Então, você pode dizer para ele o que se passa com você e juntos podem procurar resolver esse problema.

4. Busque ajuda profissional: Buscar ajuda profissional pode ser o melhor a ser feito se você acha que não pode solucionar esse problema sozinha ou com a ajuda do seu namorado, ou até mesmo se você tem alguma doença ou transtorno psicológico.

Artigos Relacionados

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!