Ideias de negóciosNegócios

14 Ideias empreendedoras para jovens e adolescentes

Conheça neste artigo nossas 14 Ideias empreendedoras para jovens e adolescentes.


Existem diversas razões para pensar em empreender, seja por necessidade ou até mesmo por oportunidade. Porém, em muitos casos, esse sinal aparece para muitos enquanto ainda jovens ou adolescentes.

E quando isso acontece, a ideia única que nos vem em mente é começar um negócio próprio na esperança de conseguir o que realmente desejamos, mas em muitos casos, a falta de ideia do que fazer para ganhar dinheiro é um desafio.

No entanto, se você é jovem e deseja começar um negócio e garantir a sua própria renda, conheça as nossas dicas empreendedoras para jovens e mais abaixo algumas dicas complementares para um negócio de sucesso.

14 Ideias empreendedoras para jovens

14 ideias empreendedoras para jovens e adolescentes
14 ideias empreendedoras para jovens e adolescentes

Confira atentamente 14 ideias empreendedoras para jovens e aposte na ideia que mais atrair a sua atenção:

1. Freelancer

Por que ser freelancer enquanto jovem?

Você com certeza não precisará de muito para começar, nem tampouco grandes investimentos para começar a lucrar durante o seu tempo livre.

A actividade de um freelancer permite maior flexibilidade e pode proporcionar lucros admiráveis.

Para começar, o que você vai precisar é de apenas um computador, acesso à internet e alguma habilidade que lhe possibilitará vender serviços para empresas ou pessoas singulares.

Se você é bom em escrita, por exemplo, pode virar um redator freelancer e lucrar com a escrita de seus textos.

Outras habilidades como: tradutor, narrador, designer gráfico, programador também são válidas para esse tipo de negócio.

Essa é realmente uma boa ideia, sobretudo para jovens que desejam ganhar dinheiro sem atrapalhar os seus estudos.

Contudo, para além dos passos já mencionados acima, você terá que se inscrever em plataformas para conseguir clientes. Algumas plataformas conhecidas para freelancers são:

2. Canal no Youtube

Você já pensou em abrir o seu próprio canal no Youtube e fazer dele um negócio? Talvez essa ideia mude sua vida.

E por mais que pareça uma ideia não muito boa para os dias de hoje por conta do número de Youtubers que já existem actualmente, você deve considerar que você é totalmente diferente de outras pessoas e poderá fazer sucesso com o que você é e com o que sabe fazer.

Você pode abrir um canal e falar sobre um assunto sobre o qual tem domínio, ou até mesmo postar vídeos com conteúdo de humor ou qualquer outro conteúdo que venha a sua mente, desde que seja do interesse de um público específico.

Isso pode fazer você ter uma renda muito boa sem muito investimento e sem precisar sair de casa.

3. Venda de roupas

Vender roupas tanto novas quanto usadas é também uma das melhores e mais boas ideias empreendedoras para jovens que desejam começar um negócio próprio, isso porque o segmento de moda é um dos que mais cresce hoje em dia.

Isso já é um grande motivo para você investir no negócio de venda de roupas.

Você pode começar comprando e revendendo roupas em pequenas quantidades e ir aumentando a medida em que o negócio for crescendo.

4. Monte um blog

Uma outra ideia que não irá obrigá-lo a investir muito dinheiro no começo é a ideia de montar um blog.

Hoje em dia os blogs já representam uma fonte de rende para muitos jovens, incluindo eu que estou escrevendo esse artigo para você, já que até ao momento é a minha maior fonte de renda e eu me sinto muito feliz e satisfeito com isso.

Entretanto, para você que está começando agora você terá que primeiramente montar a estrutura do seu blog e buscar por tráfego (visitas) antes de pensar em começar a ganhar algum dinheiro com ele.

No entanto, quando você der o primeiro passo e for conquistando tráfego, poderá ganhar dinheiro com seu blog de várias maneiras, tais como: anúncios, marketing de afiliado, venda de seus próprios produtos etc.

5. Jardinagem

Que tal aproveitar seu tempo livre para fazer trabalho de jardinagem em troca de uma quantia em dinheiro?

O trabalho de um jardineiro será sempre necessário, já que existem por aí várias pessoas que vivem sem tempo de cuidar de seu jardim. Com um pouco de prática e materiais necessários você estará pronto para começar a lucrar.

6. Fotógrafo

Ser fotógrafo actualmente é um bom negócio para pessoas de diferentes idades, incluindo jovens e adolescentes.

Com os eventos que vão sendo realizados, a necessidade por esse profissional será sempre sentida, e mesmo que você não tenha eventos para fotografar e ser pago, você poderá vender suas fotografias em plataformas digitais como o fiverr, por exemplo.

7. Design gráfico

Se você deseja começar um negócio que não exija muito em questões de investimentos e esforços físicos essa ideia é para você.

O segmento de design gráfico é bastante interessante e oferece enormes possibilidades de trabalho. Se você já tem um computador já tem um caminho andado, agora simplesmente aposte em um curso online e se especialize na matéria para começar a lucrar.

Você pode escolher entre ser design de logos, cartões de visita ou fazer de tudo um pouco.

8. DJ

Os DJs são outros profissionais que sempre serão necessários, ou pelo menos enquanto existirem festas. Porém, os equipamentos para se tornar DJ podem ser um pouco caros, mas esse negócio pode lhe proporcionar lucros bem maiores que o investimento.

9. Decoração

Os decoradores de interiores ou de eventos também podem ganhar um bom dinheiro com isso, dependo de como realizam seus negócios.

A ideia é boa, mas você vai precisar dominar o trabalho e ter pelo menos alguns materiais para iniciar nesse negócio.

O serviço de decoração infantil, por exemplo, tem sido muito procurado nos últimos tempos.

10. Maquiagem

Uma ideia mais para as meninas.

Sendo maquiadora você pode alastrar o seu negócio e fazer dele uma grande empresa a medida que os seus lucros forem crescendo.

Para começar, você terá que investir em um curso e adquirir os materiais necessários, depois é só buscar clientes. Você pode prestar serviços de maquiagem ao domicílio ou fazer isso em sua casa mesmo.

11. Jogos e aplicativos

Existem vários casos de sucessos de desenvolvedores de jogos e aplicativos que se deram bem ao ponto de muitos ficarem milionários com suas invenções. No entanto, você também pode apostar nessa ideia e desenvolver jogos ou aplicativos para smartphones.

Com isso, você poderá ganhar dinheiro com publicidades ou até mesmo com a venda do próprio aplicativo, se ele for interessante e atender a uma necessidade.

12. Cortes de cabelo

Para os rapazes, a ideia de fazer cortes de cabelo é adequada. A grande vantagem é o baixo investimento inicial e a possibilidade de começar mesmo sem um estabelecimento próprio, já que os cortes podem ser feitos ao domicílio. Então, se você é bom nisso ou tem interesse em aprender, não há motivos para ficar esperando.

13. E-commerce

Entre as várias ideias de negócios online apresentadas até agora o E-commerce é uma das mais lucrativas, claro, se você souber como funciona apostar em um e-commerce e fazer tudo direitinho.

Contudo, tendo em conta que as compras online crescem em todo o mundo, começar um e-commerce com um bom planejamento é uma ideia que pode mudar sua vida. Pesquise um pouco mais sobre o que digo e confira o quanto isso pode ser lucrativo.

Tendo um e-commerce, você pode apostar na venda de produtos diversos, que vão desde roupas a dispositivos eletrónicos.

14. Vendas na escola

Se você ainda é jovem ou adolescente, provavelmente tem frequentado uma escola. No entanto, se você deseja começar um negócio que não lhe ocupe muito tempo ao tempo de ficar sem tempo para estudar, considere começar a vender alguns produtos na sua escola.

Algumas ideias para esse tipo de negócio são: doces, materiais escolares (como canetas e livros), bolos etc. Essa é uma das formas mais fácies para começar a lucrar enquanto jovem.

Como empreender sendo jovem

Tenha em mente que o começo parece sempre mais difícil, mas isso não é e não pode ser um incentivo para você acabar desistindo.

No começo você precisará de um bom planejamento, uma análise do mercado e de seus futuros concorrentes, investir em marketing etc. Tudo isso fará com que seu negócio dê certo e não acabe morrendo em pouco tempo.

Não pense em começar com um grande negócio se você não tiver dinheiro suficiente para investir nele. O melhor é sempre começar pequeno e ir crescendo com o tempo, aplicando todo o seu esforço e sabedoria.

Se você gostou das nossas ideias empreendedoras para jovens compartilhe com seus amigos e continue lendo nossos artigos sobre negócios.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!