Saúde e bem estar

Dor no lado direito da barriga: o que pode ser?

A dor na barriga é um assunto extremamente comum, pois é um sintoma que dificilmente alguém não tenha tido em algum momento da sua vida e muitas vezes de forma passageira que nem deu tempo de pensar em alguma coisa ou tentar descobrir o que é, mesmo dores na barriga que levaram a quadros mais graves como é o caso de apendicite, de pedra na vesícula etc.

Neste artigo vamos abordar sobre as principais causas da dor que ocorre especificamente do lado direito da nossa barriga.

Causas das dores no lado direito da barriga

As causas mais comuns de dores do lado direito da barriga incluem: a apendicite, a pedra na vesícula, problema no pâncreas e até mesmo gastrite pode gerar essa dor nessa região.

No caso da apendicite a dor se inicia de forma leve, normalmente ao redor do umbigo e após algumas horas a dor deixa de correr no umbigo e passa a ser concentrada na parte inferior direita da barriga, perto da região da virilha e que só piora, ou seja, a dor não melhora.

Podem aparecer também febre baixa, falta de apetite, enjoo, vómitos e dificuldade de evacuar e soltar gases.

Sintomas infecciosos como ardência ao urinar, urina com odor fedido e urinar várias vezes ao dia também devem ser avaliados.

Outra causa da dor no lado direito do abdómen muito comum é a pedra no rim.

Quando a pedra está no rim a dor se concentra mais nas costas e à medida que o cálculo vai descendo em direção à bexiga a dor passa a se localizar na parte lateral da barriga conhecida como flanco.

Nos casos dos homens deve ser sempre avaliado o testículo, pois problemas particulares como torção, infecção e traumas podem causar também dor na região direita do abdominal.

Quanto as mulheres, é fundamental checar se não há possibilidade de atrasos menstruais que podem sugerir uma gravidez e de infecções genitais com corrimento, entre outros.

Quando a dor se localiza na parte mais superior da barriga do lado direito, principalmente logo abaixo da costela a principal causa de dor nessa localização é a pedra na vesícula.

Outros problemas como diverticulite, osteoartrite e da junção da costela com as cartilagens também podem causar dor na região direita da barriga.

Quando devo procurar ajuda

Nos casos em que a dor piorar constantemente ao longo do tempo e você não conseguir se mexer por causa da dor, não conseguir ficar parado ou encontrar uma posição confortável, ou a dor piorar quando você aperta e solta a barriga, é recomendado que você procure um pronto socorro o quanto antes para uma avaliação médica de urgência.

Mais artigos:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!