Saúde e bem estar

Dificuldades para urinar, o que pode ser?

Dificuldades para urinar, o que pode ser?


Não são apenas os problemas de próstata que podem fazer um homem apresentar dificuldade na hora de urinar e inclusive muitos homens jovens sofrem desses mesmos sintomas por outro motivo chamado estenose.

A estenose de uretra é uma doença urológica tipicamente masculina, muito raramente acometendo mulheres.

Nesta condição, ocorre um estreitamento e obstrução da uretra, o que pode causar grandes problemas urinários e miccionais.

A uretra é um órgão que liga a bexiga ao meio externo.

Basicamente é um canal como um tubo que leva a urina para o meio externo nos homens e ele termina na ponta do pênis e nas mulheres na parte superior da vagina.

Nos homens é um tubo mais longo e na mulher é um tubinho bem menor (mais curto) e por esse motivo da uretra ser longa no homem, ela é sujeita a uma série de problemas muito mais frequentemente do que no caso da mulher.

Estenose

A estenose nada mais é do que um fechamento, um estreitamento nesse canal, na uretra.

Isso pode acontecer por vários motivos e basicamente qualquer agressão que ocorra na uretra pode levar a uma cicatrização que pode ser uma cicatrização exagerada, causando assim o estreitamento e a diminuição da luz no interior da uretra.

Causas da estenose

As causas mais comuns de estenose severa são as causas traumáticas, ou seja, acidentes.

Por exemplo, acidente automobilístico em que ocorre uma fratura da bacia ou então as quedas a cavaleiro quando o homem cai sentado sobre um anteparo fixo, por exemplo, ocorre uma compressão da uretra com uma força muito grande.

Outra causa bastante comum são as causas infecciosas.

Artigos Relacionados

Nós temos as uretrites que são infecções por bactérias na uretra, sendo as mais conhecidas a gonorreia e clamídia.

Com essas uretrites ocorre uma inflamação muito grande da uretra e também ocorre uma cicatrização que pode acabar gerando essa estenose nessa cicatrização mais fechada da uretra, principalmente se forem episódios frequentes de uretrite.

Sintomas

Quanto aos sintomas, eles podem variar bastante. Eles podem ser bem leves ou muito intenso, mas em geral os sintomas mais comuns são:

  • Dificuldade para urinar;
  • Jato fraco interrompido com gotejamento;
  • Incontinência urinária;
  • Perda de urina por transbordamento;
  • Retenção urinária aguda.

Diagnóstico da estenose

Como os sintomas da estenose são muito parecidos com os sintomas do homem que tem a próstata aumentada, muitas vezes podem ser necessários alguns exames para fazer esse diagnóstico de estenose de uretra.

Entre eles os exames mais comuns e mais realizados são:

  • Cistografia;
  • Ultrassom;
  • Exame de uretrocistografia.

Quando tratar estenose de uretra?

A estenose de uretra deve ser sempre tratada quando causa algum sintoma, um impacto na vida do homem ou quando já causa alguma repercussão na bexiga.

Quais são os tipos de tratamento da estenose?

De maneira geral, existem basicamente dois tipos de tratamento:

  1. Tratamento endoscópico (ureterotomia interna): no qual é feito uma uretra cistoscopia, ou seja, faz-se endoscopia da uretra e com um aparelho corta-se essa estenose, abrindo a luz da uretra e recupera o diâmetro normal;
  2. Urethroplasty: é um tratamento um pouco mais complexo, em que é feito a retirada da área afectada pela estenose.

Nota final

Como vimos, existem vários factores que podem causar problemas relacionados à dificuldade para urinar.

O importante é procurar o urologista para fazer a avaliação e fazer alguns exames complementares para identificar a causa e assim iniciar o tratamento.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!