Negócios

Como vender mais? Acompanhe essas 11 dicas e técnicas para aumentar suas vendas

Vender mais é certamente a necessidade de milhares de empreendedores e empresas em todo o mundo.

Afinal, é por meio das vendas que se consegue manter a estabilidade de qualquer negócio e consequentemente, garantir mais dinheiro ao bolso de seus administradores e satisfação própria.

Porém, nem todos empreendedores ou empresas sabem, de fato, o que fazer e como fazer para vender mais e melhor.

Isto tem sido muito frustrante para vários empreendedores. Pois, um negócio sem vendas é um negócio literalmente morto.

A fraca venda em diversos negócios tem sido um dos motivos para o abandono de várias ideias de negócios que poderiam, de certa forma, revolucionar o mundo, trazendo mais soluções e gerando mais empregos.

Na verdade, todo o negócio está sujeito a passar por dificuldades, mas estas dificuldades podem ser solucionadas ao invés de servirem como o motivo para desistir da ideia de negócio que foi pensada e elaborada com muita atenção.

Foi por esta razão que eu escrevi este conteúdo para ajudar todo aquele empreendedor que tem dificuldades em conseguir vender mais e manter vivo o seu negócio.

Neste artigo vamos aprender um pouco sobre o que são vendas, a importâncias das vendas para um negócio e logo após tudo isso eu apresentarei para você 11 Dicas para você aumentar significativamente as suas vendas.

Então, continue comigo e certamente descobrirá dicas e estratégias de vendas incríveis para aplicar no seu negócio e alcançar um número de venda jamais alcançado.

Entendendo o conceito de vendas

O conceito de vendas
O conceito de vendas

No contexto em que estamos nos referindo, vender nada mais é do que trocar determinado produto ou serviço por dinheiro. Esta troca é geralmente realizada por duas pessoas ou entidades, nomeadamente:

  • Vendedor: O vendedor é o responsável por desenvolver o produto e oferecê-lo a alguém recebendo dinheiro em troca. O vendedor pode ser uma empresa ou uma pessoa em particular.
  • Comprador: Já o comprador, é a pessoa ou entidade que oferece o dinheiro ao vendedor em troca do produto.

Sem estes dois elementos importantes é literalmente impossível existir a venda de qualquer produto.

As vendas têm um significado muito importante para qualquer negócio – já que, ninguém cria um negócio para acumular seus produtos por longo período de tempo sem ter o que fazer com eles.

Na verdade, o grande objetivo de qualquer negócio é realizar vendas e gerar mais valor (dinheiro) para os seus cofres.

Por que as vendas são tão importantes para o seu negócio ou para a sua empresa

Uma resposta que seria dada diretamente por várias pessoas seria: Porque as vendas trazem mais dinheiro.

Isso é verdade!

Na verdade, é até uma resposta direta muito bem dada!

Mas, é possível observar as vendas com uma perspectiva muito além de apenas trazer dinheiro para os bolsos de empresários ou para as contas das empresas.

As vendas significam estabilidade financeira para qualquer negócio. Pois, sem elas é impossível manter o funcionamento do mesmo, a não ser que se recorra a dívidas e empréstimos – o que será ainda mais prejudicial a empresa, já que não se arrecada valor para saldá-las.

Além disso, as vendas oferecem satisfação por parte das empresas e quanto maior forem, mais será a satisfação que a empresa terá, pois poderá entender que seus produtos têm sido relevantes para seus consumidores.

Se você tivesse um negócio de venda de bolos, por exemplo, e tivesse vendas significativas diariamente, você certamente ficaria feliz não por apenas faturar muito com ele, mais também, por saber que as pessoas adoram consumir aquilo que você oferece para elas – o que pode aumentar o seu valor pessoal.

Esta é uma outra forma de considerar as vendas de qualquer negócio.

O número de venda de determinado produto pode determinar a relevância que ele apresenta para possíveis consumidores.

Como vender mais (e melhor)?

Como vender mais e melhor

 

Esta talvez é a parte mais importante do conteúdo e a parte que fez você chegar até aqui e ler este artigo.

Todavia, para conseguir vender mais é preciso levar em conta diversos fatores.

Afinal, não existe uma fórmula mágica para fazer você alavancar suas vendas. É preciso aplicar uma série de técnicas e dicas para você conseguir, de uma vez por todas, vender muito mais do que imagina.

Muitas destas estratégias de vendas não são difíceis de serem postas em prática e fazerem parte do seu negócio.

Mais abaixo você verá as principais estratégias de vendas detalhadas numa lista repleta de 11 dicas para você vender mais e melhor.

11 Dicas para você vender mais e atingir o sucesso em vendas

Existem diversas formas de você conseguir aumentar suas vendas, mas, vou dar a você 11 dicas que certamente serão úteis para aumentar significativamente as vendas do seu negócio.

Confira logo abaixo:

DICA # 1 – Conheça o seu cliente

Conheça seu cliente para vender mais e melhor
Conheça seu cliente para vender mais e melhor

A primeira dica para você conseguir vender mais é conhecer o seu cliente.

O seu cliente deverá merecer toda sua atenção, pois, é ele que torna possível o processo de compra e venda.

Você precisa conhecer os interesses do seu cliente e procurar atendê-los de forma mais inteligente possível, focando sempre no que eles precisam, ou seja, suas necessidades.

Isso pode até parecer exagero, mas conhecer seus clientes e saber lidar com eles pode influenciar (muito) positivamente o seu negócio, fazendo com que suas vendas sejam frequentes.

Por isso, tente ao máximo conhecer os seus clientes e foque em apresentar a eles o que mais gostam e o que mais necessitam, ou simplesmente atendê-los de maneira a mantê-los fiéis ao seu negócio.

DICA # 2 – Foque na qualidade do seu produto

Todo e qualquer comprador busca por produto de qualidade. Isto é um fato.

O arrependimento de um cliente por comprar algum produto de má qualidade pode levá-lo a nunca mais chegar a comprar produtos daquele vendedor. E por mais que você mude posteriormente a qualidade do seu produto para melhor, ele dificilmente voltará para você.

Mas então, o que isso tem de tão errado? Ele é apenas um cliente.

É relativamente normal que muitos pensem assim. Mas é um grande erro pensar desta forma.

Entenda o porquê

– Suponhamos que você compre um produto de limpeza de chão para uma empresa e após usá-lo você acaba notando que o produto não é assim tão bom, pois deixa o chão com mal cheiro e isso traz um certo desconforto a quem está sentado na sala de sua casa.

Então, o que você fará naquele momento?

  • Qual será o seu pensamento sobre aquele produto e sobre a empresa?
  • Que reputação terá a empresa para você?
  • E sobre o produto…você irá comprá-lo novamente?

Certamente a resposta para estas três últimas questões foram negativas, estou certo?

Provavelmente sim.

Para além de descontentá-lo, esta empresa poderá perder muitos outros clientes além de você. Afinal, quando alguém perguntar para você sobre a qualidade dos produtos daquela empresa, você diria que são boas?

A resposta para esta questão também será negativa, e provavelmente um “NÃO” em letras maiúsculas.

Sendo assim, o produto desta empresa jamais será comprado por outros consumidores e a empresa terá uma reputação consideravelmente manchada.

Por esta razão, a qualidade de um produto é de grande importância e tem um grande impacto nas vendas de qualquer negócio.

DICA # 3 – Procure satisfazer seus clientes

Satisfaça seus clientes para vender mais e melhor

Existem diversas formas de satisfazer o seu cliente, algumas delas estão mencionadas em certas dicas mencionadas neste artigo, você só precisa estar atento para identificá-las.

A satisfação do seu cliente deve ser uma das suas maiores preocupações.

Provavelmente você já ouviu a frase: “A sua satisfação é a nossa alegria”. É uma frase muito usada em Angola e em várias partes do mundo.

Esta frase é normalmente usada por empresas e direcionada aos seus clientes. Essas empresas entendem que para se manter no mercado e garantir uma boa reputação durante anos, é preciso oferecer algo que satisfaça os seus clientes.

DICA # 4 – Descreva bem o seu produto

Essa é uma das dicas mais poderosas de como vender mais e melhor hoje em dia e atingir o sucesso em vendas. Quem realiza vendas pela internet sabe muito bem do que estou dizendo.

A descrição de um produto, pode, por tanto, convencer qualquer pessoa a comprar ou, por outro lado, fazer com que ele nem se interesse por tal produto.

Na verdade, a descrição do produto não serve apenas para convencer alguém a comprar o seu produto, mas, apresentar detalhes do seu produto ou serviço, mostrando a funcionalidade e a partir daí, deixá-lo decidir se deve ou não comprar tal produto.

Contudo, é importante elaborar uma descrição perfeita (ou quase). Você não precisa exagerar nem usar (jamais) frases enganosas para convencer qualquer pessoa a comprar seu produto.

Mas, se seu produto for bom e for ainda acompanhado de uma ótima descrição, certamente as vendas para este produto serão de admirar.

Se você está vendendo um produto de beleza que remove manchas no corpo em 5 dias, uma descrição sincera seria:

“Pomada para remover manchas em apenas 5 dias. Compre pelo melhor preço”.

Pode parecer simples demais, mas é apenas um exemplo, você pode ser mais criativo e elaborar uma descrição melhor, desde que seja sincera e descreva as características reais do produto.

DICA # 5 – Invista mais em Marketing

Como eu tenho dito incansavelmente: O marketing é a alma do negócio.

Portanto, é bastante interessante e até vantajoso aproveitar estratégias de marketing para atrair mais clientes ao seu negócio e consequentemente vender mais e melhor.

Entre as várias estratégias de marketing digital, o marketing de conteúdo se destaca como uma das mais usadas e que realmente traz resultados incríveis para qualquer negócio.

O marketing de conteúdo consiste em produzir conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço e divulgá-lo pela internet com a finalidade de atrair visitas para aquela página de conteúdo onde possivelmente terá um pouco sobre o seu negócio e um link para direcionar o leitor para a página de vendas.

DICA # 6 – Busque inovação

Uma das formas de impressionar seus clientes (ou não) e fazer com que eles não resistam e acabem comprando o seu produto é apresentá-los algo totalmente diferente do que eles podem encontrar em qualquer outro lugar.

Por conta desta razão, a inovação merece uma grande atenção sua e da sua empresa ou negócio.

O conceito de inovação é centrado na ideia de apresentar mudanças positivas para alguma coisa. Ou seja, transformar alguma coisa em outra, de modo a garantir uma maior apreciação e destaque.

Sendo assim, sempre que você apresentar alguma inovação ao seu negócio você estará ganhando pontos e se destacando no seu mercado.

A inovação pode fazer parte de quase tudo o que envolve o seu negócio, seja:

  • Produto
  • Atendimento ao cliente
  • Entrega de produtos etc.

DICA # 7 – Tenha metas (bem) definidas

Defina metas

Você sabia que definir metas ajuda-nos a trabalhar mais e aumenta as nossas chances de ser bem-sucedidos?

Isso mesmo!

Quando se tem uma meta bem definida maior parte das pessoas tendem a prestar mais esforço e dedicação para alcançar aquilo que elas acham ser importantes e de grande impacto para suas vidas.

Seguindo esta linha de pensamento você já deve até imaginar o quanto isso vale para qualquer negócio.

Definir uma meta com foco em alcançar satisfação própria vendo as metas sendo alcançadas pode significar uma grande vantagem para o seu negócio.

Quer saber como?

Imagine definir a meta de dobrar suas horas de trabalho ou conseguir atrair mais clientes em um prazo de um mês. Certamente os seus esforços serão maiores do que eram antes e quando a sua meta for alcançada, você terá mais clientes para o seu negócio – o que pode se traduzir em mais vendas.

Além disso, definir metas é uma das formas de ser mais produtivo.

DICA # 8 – Defina o melhor preço para o seu produto

Defina o melhor preço

O melhor preço para o seu produto não é o preço mais baixo, nem o mais alto, mas sim, o mais justo e que corresponde com a qualidade do produto.

Guarde isso bem na sua mente!

Os preços dos seus produtos podem ser bons demais para atrair clientes e ruins demais para afastá-los da sua empresa.

Na verdade, isso acontece por uma razão muito simples:

Se algum cliente comprar um produto seu a um preço relativamente baixo e notar que o produto não tem tanta qualidade, ele sem dúvidas ficará insatisfeito. Mas, se o produto ainda tendo um preço baixo, apresentar uma boa qualidade, ele será fiel a você e voltará mais vezes para comprar outros produtos.

Porém, se por outro lado, algum cliente seu comprar um produto a um preço muito alto e perceber logo depois que o produto apresenta uma péssima qualidade, ele ficará ainda mais insatisfeito.

E neste segundo caso ele poderá não mais votar para você, nem tampouco recomendá-lo para outra pessoa.

O melhor é sempre combinar o preço do produto com a qualidade. Mais abaixo você saberá o porquê.

DICA # 9 – Fique atento aos descontos e promoções

Um produto não precisa receber um preço baixo simplesmente porque precisa ser comprado por várias pessoas…eu disse isso mais acima.

Na verdade, o que cada produto precisa é assumir um preço justo tendo em conta a sua qualidade. É certo que, se seu produto tiver uma qualidade baixa e um preço consideravelmente alto, a chance de ser comprado por um número significativo de pessoas será baixa.

Porém, se, por outro lado, o seu produto assumir uma qualidade muito alta e um preço muito alto também, possivelmente as vendas serão visíveis.

Mas, existe um detalhe importante: O preço do seu produto deve ser avaliado antes de ser definido.

Esta avaliação incluía o preço de compra e outros fatores como o transporte para chegar até a você.

Quanto as promoções, elas precisam ser feitas estrategicamente, uma vez a outra, e com vista a impressionar tanto seus clientes quanto aqueles que possivelmente se tornarão.

As promoções têm grande poder de atração. Elas podem atrair vários potenciais clientes, aqueles que nem sequer apreciavam o seu negócio, talvez eles nem sabiam o quão vantajoso é adquirir um produto seu, e você não tinha como mostrar para ela as vantagens do seu negócio.

Contudo, através de uma promoção imperdível eles finalmente chegaram até você e seu trabalho agora é fidelizá-los. E isso pode ser feito através de um produto ou serviço de extrema qualidade, pois, por mais que o preço ainda esteja um pouco alto em comparação com de outras empresas, a qualidade trará seus novos clientes de volta.

DICA # 10 – Mais atenção aos seus concorrentes

Os seus concorrentes podem lhe ajudar muito a conseguir vender mais e atingir o sucesso em vendas, você sabia?

Talvez não, mas eu vou explicar para você como isso é possível.

A concorrência de um determinado mercado quanto mais forte é, mais trabalhosa ela exige que as empresas sejam. Afinal, todos terão um único desejo, conseguir o maior número de clientes para vender mais e melhor.

Mas, sendo a concorrência forte, as empresas certamente farão um trabalho grande por exigência para alcançarem o topo e se tornarem referência naquele mercado.

É exatamente aí que surge a parte mais importe.

Se sua empresa não trabalhar arduamente ao mesmo nível que seus concorrentes, ela se condena a permanecer no mesmo nível em que está, ou seja, não dá nem mais um passo para frente.

DICA # 11 – Observe os resultados das suas vendas

Observe os seus resultados
Observe os resultados das suas vendas.

Você obteve resultados consideravelmente bons em suas vendas?

Se não, talvez algo tenha sido feito erradamente. É importante observar os seus resultados para saber exatamente se as vendas estão sendo significativas.

Além do mais, a observação de resultados ajudará você a atender se o seu esforço foi realmente útil ou apenas uma perda de tempo.

A partir dos resultados obtidos, você poderá entender que novas estratégias devem ser aplicadas ou simplesmente reforçadas para trazer os melhores resultados possíveis.

Sendo assim, é bom que você defina um tempo para apreciar todos os resultados do seu negócio em termos de vendas. O tempo pode ser no final de cada mês ou de cada ano, na verdade, isso é uma escolha completamente sua.

Após apreciar os resultados, observe quais estratégias estão sendo aplicadas erradamente ou que não estão tendo a devida atenção.

É possível que você acredite que uma estratégia possa não lhe proporcionar resultados tão expressivos. Mas, é possível que isso aconteça totalmente ao contrário.

Assim que tiver anotadas todas as estratégias que estão sendo aplicadas de forma errada, reforce essas estratégias e observe os resultados que virão delas.

Em seguida, busque por outras estratégias que não estão sendo aplicadas e plique no seu negócio. Após isso, as chances de aumentar suas vendas serão grandes.

Bônus: Bons clientes atraem bons clientes

Eu disse mais acima que o preço de um produto deve corresponder à qualidade do mesmo.

Também disse que se o seu produto for de baixa qualidade e assumir um preço muito alto, seus clientes jamais voltarão para você, nem tampouco o recomendarão para outras pessoas.

A razão para essas afirmações é muito simples:

Bons clientes surgirão através de outros bons clientes. Talvez você esteja se perguntado como, mas logo abaixo eu explico.

Pense comigo:

Se eu for para a sua empresa adquirir um produto para hidratar a pele e por lá encontrar algum que, de fato, resolva o meu problema, é mais óbvio que sempre que alguém estiver procurando por algum produto para o mesmo efeito eu indique a sua empresa para ele.

Agora pense mais:

Se você fosse nesse exemplo o que está procurando pelo produto com o mesmo efeito, compraria em qualquer outra empresa por simplesmente gostar do preço, ou compraria por eu estar lhe indicando um produto que apresentou solução para mim?

O mais provável é que você compre porque alguém que passou pela mesma situação e conseguiu solução está lhe indicando o produto que lhe ajudou com o seu problema.

Isto é uma vantagem para quem vende o produto. Pois as pessoas pensam: Se isso resolveu o problema dele, por que não resolveria o meu?

Este pensamento lógico é responsável por impulsioná-los a comprar tal produto com a maior confiança.

E isso é ainda mais vantajoso justamente porque aquele que foi indicado poderá indicar outras pessoas e assim sucessivamente, crescendo consideravelmente o número de clientes fiéis daquela empresa.

Por esta razão, apresentar um produto de qualidade, focando em resolver os problemas do seu cliente, vale não somente para atrai-lo, como também, para usá-lo como estratégia poderosa para conseguir outros clientes.

Resumo de como vender mais

O artigo ficou um pouquinho extenso…eu sei disso e por esta razão vou resumir toda as dicas mencionadas no artigo em poucas palavras, de modo a melhorar a sua percepção.

Então, vamos a isso:

  1. Conheça o seu cliente
  2. Foque na qualidade do seu produto
  3. Procure satisfazer seu cliente
  4. Descreva bem o seu produto
  5. Invista (mais) em Marketing
  6. Busque inovação
  7. Tenha metas bem definidas
  8. Defina o melhor preço para o seu produto
  9. Fique atento aos descontos e promoções
  10. Mais atenção aos seus concorrentes
  11. Observe os resultados das suas vendas

Agora provavelmente ficou muito mais claro e fácil de perceber cada uma das dicas mencionadas acima. Você pode anotar cada uma delas e ir aplicando ao seu negócio esperando conseguir um bom número de clientes e, com isso, aumentar significativamente as suas vendas.

Conclusão

O número de vendas de um negócio é influenciado por vários fatores. Mas, o bom de tudo é que todos eles podem ser analisados e testados.

E embora pareça trabalhoso aplicar todas essas dicas e estratégias de “como vender mais” acimas mencionadas, é realmente possível que, por meio delas, se consiga um aumento significativo no número de vendas de um determinado negócio ou de uma determinada empresa.

As dicas foram claras e óbvias. Eu não lhe garanto que você terá bons resultados ao aplicar estas dicas. Mas lhe garanto que se você usá-las corretamente, os resultados serão de admirar.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!