Negócios

Conheça 12 grandes empreendedores que fracassaram e deram a volta por cima

12 Empreendedores que fracassaram e deram a volta por cima.


O que vem a sua mente quando escuta alguém dizendo sobre Bill Gates, Steve Jobs ou Walt Disney? Provavelmente você pensa logo na fortuna assustadora que esses grandes nomes do empreendedorismo mundial alcançaram e no tamanho de suas empresas, não é mesmo?

Mas, e se eu te disser que esses empreendedores, assim como vários outros que citaremos mais abaixo passaram por situações difíceis e alguns deles muitas vezes fracassaram?

Sim, o fracasso é um fenómeno que muitas vezes é ocultado da vida de quem já atingiu o sucesso, entretanto, só quem passa por ele pode dizer o que isso significou para ele e como superar valeu a pena para chegar até onde se encontra hoje.

Mais abaixo eu vou contar para você um pouco da história de empreendedores muito conhecidos a nível mundial que fracassaram e deram a volta por cima. Então, continue lendo este conteúdo até ao final e vamos a lista:

12 Empreendedores que fracassaram e deram a volta por cima

12 Empreendedores que fracassaram e deram a volta por cima

Como prometido, vai abaixo a lista de empreendedores que fracassaram e deram a volta por cima. Alguns nomes talvez você nunca tenha ouvido, mas, com certeza se lembrará de suas empresas ou de seus feitos que se tornaram histórias de sucesso.

O que realmente queremos mostrar com isso é que até mesmo as grandes marcas já foram vistas a fracassar pelos seus fundadores e até clientes, mas, estes foram inteligentes e persistentes e deram a volta por cima.

Veja a lista:

1. Bill Gates

Bill Gates é um dos grandes nomes do empreendedorismo mundial. Gates se tornou tão rico que foi várias vezes nomeado como o homem mais rico do mundo. Entretanto, Gates também teve seus dias ruins, como quando abandonou a universidade Harvard e quando viu seu primeiro negócio “Traf-0-Data” falir.

Com espírito e ar de persistência, Bill Gates fundou a Microsoft, que se tornou numa das maiores empresas do mundo, fazendo com que Gates chegasse a uma fortuna assustadora. Hoje Gates tem uma fortuna avaliada em U$ 124 bilhões e assume a posição de quarto homem mais rico do mundo.

2. Steve Jobs

O fundador da marca representada pela maçã mais famosa do mundo é considerado um dos grandes nomes do empreendedorismo mundial. Steve Jobs fundou a Apple em seu quarto, com a ajuda de seu sócio Steve Wozniak, no dia 1 de abril de 1976.

Foi ainda no quarto de Jobs onde o primeiro computador da empresa (que foi chamado de Apple I) foi construído.

Depois do lançamento cerca de 200 aparelhos foram vendidos pela empresa. Até aí tudo ia muito bem, novos aparelhos iam sendo fabricados, o que resultava em mais vendas, até alcançar de vez o sucesso em 1983 com o lançamento do Macintosh.

Com isso, a empresa contratou vários funcionários e crescia consideravelmente, até começarem a surgir conflitos de ideias na liderança da empresa – o que viria afastar Steve Jobs da empresa. Em 1985 Jobs foi expulso da empresa.

A saída de Steve Jobs da empresa fez com que a empresa quase se estagnasse, já que nenhum outro produto fazia tanto sucesso depois da sua saída.

Por mais inacreditável que pareça, a empresa estava começando a fracassar, tanto é que anos depois a empresa (Apple) lançou um console de videogame, o Pippin. O fracasso foi tão grande que, dos 100 mil produtos fabricados, apenas 42 mil foram vendidos.

Contudo, em 1997 Steve Jobs aceitou o convite para levantar a empresa com suas ideias únicas e inovadoras, promovendo o lançamento de iPod, iPhone e iPad – o que foi um sucesso, Steve Jobs deu a volta por cima e levou a Apple para um nível ainda mais elevado, seu esforço contribuiu para que a Apple seja considerada hoje a empresa mais valiosa do mundo. Apesar da morte de Steve Jobs em 2011, a Apple é avaliada hoje em cerca de US$ 408,2 bilhões.

3. Sergei Brin e Larry Page

Esses dois gênios desenvolveram um site de busca que inicialmente ninguém se interessou pela ideia. Anos depois, o Google se tornou na maior empresa da internet, valendo mais de 400 bilhões de dólares.

4. Walt Disney

Fundador da Disney Company. Walt Disney era um jovem bastante talentoso e com grande vontade de ser reconhecido pelo seu talento artístico, mesmo não tendo o apoio do pai, que não aceitava o seu lado artístico.

Com seus 20 anos, criou sua própria companhia cinematográfica, a Laugh-O-grams, que faliu tempos depois, pois Disney era bastante exigente na qualidade – o que acabava dificultando o cumprimento dos prazos com os distribuidores, e suas produções davam prejuízo.

Por esta razão, Disney viu sua empresa falir e o pior de tudo, ficou devendo 15 mil dólares a 43 credores.

Outro facto triste relacionado a Disney é a sua demissão de um jornal por alegada falta de criatividade.

Mas, por conta de sua persistência e paixão pelo que fazia, Walt Disney saiu do fracasso criando um dos personagens mais famosos dos nossos dias, o Mickey Mouse.

Walt Disney deu a volta por cima e conseguiu arrecadar mais de 1,1 bilhão de dólares e sua empresa é avaliada em US$ 186,6 bilhões (Dados de 2020). Para além disso, Disney ganhou 32 Oscars.

5. Joanne Rowling

Joanne era uma Mãe solteira e foi rejeitado por 12 editoras. Porém, apesar desse fracasso ela conseguiu dar a volta por cima após publicar a série de livros sobre o mago Herry Potter, que se tornaram os mais vendidos. Hoje a marca Herry Potter é avaliada em mais de 13 bilhões de dólares.

6. Ferrucio Lamborghini

Ferrucio Lamborghini era um mecânico e fabricante de tratores com peças que eram retiradas de maquinário militar da segunda guerra militar que ele comprava quando a Ferrari já produzia veículos incrivelmente caros.

Lamborghini nasceu em uma família de plantadores de uva e começou a se interessar por carros quando trabalhou como mecânico para as Forças Aéreas da Itália. Anos depois criou a sua própria empresa que fabricava e vendia carros de luxo – o que lhe rendeu muito dinheiro.

Entretanto, a empresa de Lamborghini tinha como concorrente a empresa de Enzo Ferrari, mas, Lamborghini não se alegrava com os carros de seu concorrente, pois, segundo suas palavras, eram tão mal feitos.

O descontentamento era tanto que o levou a ter uma conversa com o criador da Ferrari, mas, infelizmente Lamborghini foi maltratado por Enzo Ferrari. Alguns anos depois, como vingança, Lamborghini contratou alguns dos designers de sua concorrente Ferrari e até aos dias de hoje sua empresa continua produzindo seus carros luxuosos.

7. Henry ford

O fundador da marca Ford também enfrentou o fracasso, e não foi só uma vez. Ford fracassou duas vezes ao tentar abrir sua empresa. Sem desistir, criou a Ford e começou a produzir massivamente automóveis da marca, que são um sucesso hoje em dia. Henry Ford é autor de mais de 160 patentes.

8. Konosuke Matsushita

O fundador da Panasonic é outro grande exemplo de motivação nos negócios. Matsushita é mais um de nossa lista de empreendedores que fracassaram e deram a volta por cima. ]

Nascido em uma família que trabalhava com plantações no interior de Wakayana, no Japão, Matsushita se viu empobrecer junto de sua família após uma desvalorização repentina das Commodities.

Isso o levou a procurar emprego com apenas nove anos de idade. Matsushita começou então a trabalhar para uma loja de carvão em Osaka, em 1904. Depois, já tendo atingido os seus 15 anos começou a trabalhar para uma loja de bicicletas.

Entretanto, Matsushita acreditava que o futuro estava na eletricidade, facto que o motivou a buscar um emprego na Osaka Electric Light.

Aos 22 anos, após se desentender com seus superiores, e lembrando-se de alguns conselhos de seu pai, decidiu empreender e montou sua própria loja, a Matsushita Electric. No princípio as vendas não iam tão bem, o dinheiro arrecadado não era suficiente para que Konosuke conseguisse sobreviver com o que ganhava, porém após um pedido inesperado em grande quantidade, os negócios fluíram.

Konosuke mudou-se para um local maior, aumentou sua produção e resolveu mudar o nome da empresa para Panasonic. A marca ficou conhecida por inovar, ao lançar lâmpadas a bateria para bicicletas, numa altura em que as lâmpadas existentes eram apenas a velas ou querosene.

Além disso, a Panasonic também chamou a atenção por oferecer qualidade e baixo preço, chegando a ser a maior empresa do Japão.

9. Michael Jordan

O famoso jogador de Basquet e também empreendedor é fundador da marca de calçados que recebe o seu sobrenome, administrando uma enorme fortuna hoje. Entretanto, Jordan já passou por momentos não agradáveis para sua carreira profissional, quando foi despedido do time de futebol da escola. Hoje em dia, para além de ser considerado o maior astro da história do Basquet, Jordan é um empreendedor bem-sucedido.

10. Jan Koum e Brian Acton

Esses dois gênios da computação são os responsáveis pela criação do aplicativo de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp. Entretanto, tudo não foi tão bom para ambos, principalmente para Jan Koum, que passou a infância em uma casa que não havia nem água corrente.

Koum teve que enfrentar situações ainda mais difíceis, como o falecimento de seu pai em 1992. Após o ocorrido, ele e sua mãe mudaram-se para os Estados Unidos, mas as coisas continuavam sendo difíceis para ele, pois em 1997, sua mãe foi diagnosticada com câncer, e ele chegou a trabalhar varrendo o chão para arcar com as despesas da casa.

Tempos depois Koum conseguiu em emprego na Yahoo, onde conheceu Brian Acton que também trabalhava lá. Com o falecimento da mãe de Koum, em 2000, seu novo colega ficou ao seu lado, e os dois continuaram compartilhando suas ideias.

Em 2007, Koum e Acton saíram do Yahoo. Nesse período Brian Acton tentou se candidatar a vagas no Facebook e no Twitter mas acabou sendo rejeitado pelas duas empresas.

Em 2009 o ucraniano Koum comprou um iPhone, e ao observar a recém-criada Apple Store, os dois perceberam que uma nova tendência de aplicativos estaria surgindo. Daí surge a ideia e criação do WhatsApp, App de envio de mensagens pelo telemóvel que em menos de 5 anos revolucionou a forma como as pessoas se comunicam.

11. Jack Ma

Ma Yun, ou Jack Ma, é dono de uma história repleta de motivação. Antes de fundar o Alibaba e se tornar bilionário, Yun sonhava em ter uma carreira estudantil, facto que o levou a tentar entrar para uma das melhores universidades do mundo, a Harvard, mas acabou sendo negado todas as 10 vezes que ele tentou.

Após ser rejeitado várias vezes em Harvard Yun decidiu ir para outra faculdade e resolveu procurar um emprego, mas, igualmente sem sucesso. Ele acabou se inscrevendo em 30 vagas e foi rejeitado em todas. Após esse fracasso Yun decidiu adotar o nome Jack Ma e aprender inglês.

Durante nove anos, ele frequentou o principal Hotel da cidade onde vivia, para conversar e guiar turistas voluntariamente.

Jack Ma também criou seu próprio negócio: o famoso site de comércio eletrônico Alibaba. Mas o dinheiro demorou para chegar. Quando ia a restaurantes, ele conta que diversas vezes a conta já vinha paga, com uma nota: “eu ganhei muito dinheiro com o Alibaba, e eu sei que você não. Obrigado. ”

Embora o dinheiro demorasse para chegar, Ma prosseguiu com o que acreditava ser a tendência do mundo, e não é que estava certo?

Com o boom da internet, a partir do ano de 2004, a situação de Jack se inverteu e ele passou a ser um dos empreendedores mais ricos da Ásia e do Mundo.

12. Stephen King

O último de nossa lista de empreendedores que fracassaram e deram a volta por cima é Stephen King – um escritor que viu seu primeiro livro “Carrie” sendo rejeitado por 30 editoras. Sem pensar em desistir, Stephen King recebeu 30 prémios literários e mais de 90 filmes são baseados em seus livros.

Conclusão

Depois que leu esse artigo você ainda pensa em desistir de seus sonhos só porque está enfrentando o fracasso?

Se sim, saiba que todos nós estamos sujeitos a fracassar, mas precisamos nos levantar e seguir em frente para conseguir alcançar o sucesso, assim como todos esses nomes citados acima fizeram.

Entretanto, sempre que pensar em desistir, lembre desses grandes empreendedores que fracassaram e deram a volta por cima e hoje são admirados por todos. VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM DELES.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!