Relacionamento

7 dicas de como ter maturidade no relacionamento

Como ter maturidade no relacionamento?

Ter um relacionamento maduro é sempre um desafio. E isso não é um desafio apenas para uma das partes do relacionamento, mas de ambas as partes.

Por esta razão nós decidimos falar não apenas de como ter maturidade no relacionamento mas também o que significa ter um relacionamento maduro.

Como ter maturidade no relacionamento

7 dicas de como ter maturidade no relacionamento

Veja 7 dicas que podem te ajudar a ter maturidade  no seu relacionamento:

1. Seja aberto e fale sobre as necessidades do relacionamento primeiro

Quando nós estamos dentro de um relacionamento precisamos deixar de ser egoístas e a palavra de ordem no namoro deve ser o comprometimento.

O comprometimento significa que nós não devemos pensar e fazer as coisas pensando apenas em nós, mas também no nosso parceiro.

Ter maturidade no namoro significa procurar sempre fazer aquilo que é melhor para os dois e trabalhar para o alcance não só dos nossos próprios objetivos, mas também do outro.

E estes objectivos devem ser definidos em função do querer e necessidade dos dois e também em como as consequências destas nossas escolhas poderão afetar o futuro da relação.

2. Saber perdoar

Um outro elemento muito importante para ter um relacionamento maduro é o saber perdoar e esquecer.

Quando nós estamos dentro de um relacionamento precisamos de ser flexíveis e entender que nosso parceiro é um ser humano com imperfeições e que em algum momento da nossa caminhada poderá falhar e nós precisamos estar preparados para isso.

Não existe uma outra coisa  capaz de destruir um relacionamento com a mesma rapidez que a falta de perdão e a tendência de  nos prendermos ao passado.

Artigos Relacionados

Se você decidiu perdoar o seu parceiro e dar a ele uma segunda oportunidade, então deixe mesmo no passado e não procure trazer à tona seja o que for que ele tenha feito.

3. Não se esqueça de seus amigos e familiares

Um dos erros que muitos cometem quando estão namorando e principalmente no começo da relação é a tendência de colocar os amigos em segundo plano.

Este facto é compreensível, mas nós precisamos sempre lembrar que os nossos amigos e familiares estão em nossa vida há muito mais tempo que nosso namorado.

Por isso, devemos sempre procurar manter um ponto de equilíbrio entre os nossos amigos, familiares e namorado/a de maneiras que ninguém se sinta excluído.

4.  Realizar actividades junto que sejam prazerosas para os dois

Quando namoramos alguém nós precisamos de ser comprometidos e reservar algum tempo para realizar algumas actividades juntos.

Quando como casais de namorados descobrimos coisas que nós podemos fazer juntos e partilhar novas experiências, isto vai fortalecer ainda mais os nossos laços e tornar o relacionamento ainda mais maduro.

 5. Aprender a confiar, respeitar e ser sincero

A confiança, o respeito e a sinceridade são elementos importantes para manter um relacionamento feliz, saudável e maduro.

Precisamos confiar e acreditar na força de nosso companheiro de lutar pelo nosso relacionamento.

Precisamos respeitar o nosso parceiro como pessoa e ser humano. Apreciar a sinceridade e aprender a expressar um amor genuíno e puro ao nosso companheiro.

6.  Não tentar mudar o seu parceiro

Ter maturidade no namoro significa que cada um aceita o outro como ele é, com seus defeitos, imperfeições e qualidades.

É certo que cada um de nós assim como nossos parceiros temos comportamentos e características que muitas vezes não agradam o outro, mas infelizmente nós somos seres humanos cheios de imperfeições, por isso precisamos aprender a aceitá-las como parte de todo o pacote e não procurar mudar isso.

É um desperdício de tempo tentar mudar o nosso companheiro porque isso nunca vai acontecer, é uma missão impossível.

Seria bem mais proveitoso se o tempo que nós desperdiçamos na tentativa de mudar o nosso parceiro fosse direcionado na procura por uma outra pessoa ‘’perfeita’’, mas eu lamento dizer para você que não existe a pessoa perfeita.

7. Ser responsável

Você já negou algo só porque não queria admitir que estava errado?

Às vezes a realidade pode ser difícil de enfrentar, mas é bem mais maduro assumir a responsabilidade por nossas acções em vez de ignorá-las.

Se simplesmente ignoramos que estávamos errados em uma discussão ou não agimos sobre coisas que são nossas responsabilidades nunca poderemos aprender e crescer com os nosso erros.

É imaturidade quando nós erramos e ainda assim esperamos que nosso parceiro venha nos pedir desculpas quando na verdade somos nós quem deveríamos tomar essa atitude.

Estar ciente, responsabilizar-se, reconhecer que você estava errado e aprender com seus erros mostra que você é emocionalmente maduro.

Conclusão

Como vimos ter maturidade no namoro envolve um conjunto de elementos que precisam ser bem trabalhados em nós.

Para que nós tenhamos um relacionamento maduro, precisamos desenvolver inteligência emocional e maturidade emocional.

Você também pode gostar de:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!