Relacionamento

7 dicas para um namoro cristão

O namoro cristão é um período proveitoso de conhecimento mútuo e de preparação para o casamento. É exactamente assim que deve ser entendido essa união entre duas pessoas cristãs que se sentem apaixonados um pelo outro.

Por se tratar de uma união entre pessoas que seguem as orientações bíblicas, o namoro cristão exige certas restrições e para alguns pode ser necessário seguir algumas dicas para se guiar. Por isso escrevemos esse artigo com 7 dicas que todo cristão deve colocar em prática no seu namoro.

Dicas para um namoro cristão

Veja abaixo 7 dicas para um bom namoro cristão:

  1. Evitem situações de risco. Não fiquem muito tempo sozinhos em locais discretos. Não avancem nas carícias, pois isso pode levar a fornicação. O melhor é sempre encontrarem-se em locais onde terá outras pessoas a volta;
  2. Mantenham distância um do outro. Não transforme seu namorado (a) num deus, é importante manter distância de vez em quando. Isso evitará muitas situações perigosas entre vocês;
  3. Leiam a Bíblia e orem juntos. Leiam também bons livros sobre namoro e casamento. Frequentem os cultos, a Escola Dominical e outros grupos de estudo. Isso irá fortificar ainda mais a relação entre vocês;
  4. Não se isolem em si mesmos, procurem a companhia de outros jovens, saiam em grupo para programações sociais;
  5. Deixem Deus participar do namoro. Orem e entreguem seus planos e seus sonhos a Deus. Isso fará toda a diferença no seu futuro;
  6. Envolvam os seus pais, procurem conhecê-los e ouçam seus conselhos. Os pais sempre sabem dar os melhores conselhos, além disso, conhecer os pais um do outro é fundamental para evitar problemas no futuro, já que depois de muito tempo, quando acham que devem conhecer os pais um do outro, alguns pais não concordam com os parceiros de suas filhas e vice versa;
  7. Namore pensando em casar e não somente para se divertir. Leve o namoro a sério. Namoricos irresponsáveis quebram corações, criam mágoas e ressentimentos e marcam as pessoas.

A bíblia fala sobre o namoro?

Não, por isso é muito difícil e complicado para alguns pastores falar sobre isso com bases bíblicas. O namoro não fazia parte da cultura do Antigo Oriente Médio, onde e quando a Bíblia foi escrita. Naquela época e naquele lugar o costume era outro.  

Os casamentos eram normalmente arranjados pelos pais. Havia uma cerimônia inicial de compromisso em que os dois se comprometiam. Depois de algum tempo vinha o casamento propriamente dito.

A bíblia apenas fala sobre o casamento (a união de um homem com uma mulher, que se tornam uma só carne). Porém, é um erro muito grande – e muito comum – pegar passagens bíblicas que se referem ao casamento e aplicar ao namoro, como querer que a namorada seja submissa usando Efésios 5:22, por exemplo.

Contudo, na cultura actual, o namoro é entendido como o período em que o homem e a mulher precisam para se conhecer melhor e conhecer a família um do outro, para depois dar o próximo passo que é o casamento. Mas tudo isso tem de ser a base da santidade e pureza, ou seja, vocês precisam, enquanto juntos, evitar coisas que os faça pecar e os distancie de Deus.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!