Cuidado domiciliar

Como secar roupas em apartamento

Se você mora em um apartamento, sabe que secar roupas pode ser um desafio. A falta de espaço, a sombra do prédio vizinho, o tempo úmido ou chuvoso… Tudo isso pode fazer com que as suas peças demorem muito para ficarem prontas e até fiquem com mau cheiro.

Mas não se desespere! Existem algumas dicas e truques que podem facilitar a sua vida na hora de secar roupas em apartamento e neste artigo, vamos te mostrar como fazer isso de forma rápida, prática e eficiente. Confira!

1. Lave as roupas em dias alternados

Como secar roupas em apartamento

Uma das primeiras dicas é não deixar as roupas acumularem na lavanderia. Se você lavar as peças com mais frequência, como por exemplo em um dia sim e um dia não, vai evitar que o varal fique sobrecarregado e que as roupas fiquem amontoadas.

Assim, você vai aproveitar melhor o espaço disponível e permitir que o ar circule entre as peças, facilitando a secagem.

2. Sacuda bem as roupas

Antes de colocar as roupas no varal, é importante sacudir bem cada peça para retirar o excesso de água. Isso vai fazer com que elas fiquem menos molhadas e mais leves.

Além disso, sacudir as roupas também ajuda a evitar que elas fiquem amassadas ou com marcas dos pregadores. Assim, você economiza tempo na hora de passá-las.

3. Use varal de chão

O varal de chão é uma ótima opção para quem mora em apartamento. Ele é fácil de montar e desmontar e pode ser movido para perto da janela ou da sacada conforme a posição do sol.

O varal de chão também permite que você pendure as peças esticadas e com mais espaço entre elas, o que acelera a secagem.

4. Instale varal no banheiro

varal no banheiro

Outra dica importante é instalar um varal suspenso no banheiro do seu apartamento. O banheiro costuma ter mais circulação de ar por causa do exaustor ou da janela aberta durante o banho.

Além disso, o banheiro também pode ser usado como uma espécie de secadora natural quando você toma banho quente. O vapor da água quente ajuda a evaporar a água das roupas penduradas no varal. Se você não sabia disso, está aí uma dica que pode ajudar você, não precisa me agradecer!

5. Escolha bem os produtos de lavagem

Sim, é isso mesmo! Os produtos que você usa na hora de lavar as roupas também podem influenciar na secagem delas. Por isso, escolha bem os sabões, amaciantes e alvejantes que você usa.

Prefira os produtos líquidos aos em pó ou barra, pois eles dissolvem melhor na água e deixam menos resíduos nas fibras dos tecidos.

Por outro lado, evite usar amaciantes ou alvejantes em excesso ou desnecessariamente, pois eles podem deixar as roupas mais pesadas e demoradas para secarem.

Use produtos específicos para cada tipo de roupa (branca, colorida, delicada, etc.) e siga sempre as instruções do fabricante na embalagem.

6. Separe as roupas por tipo

Separe as roupas por tipo

Na hora de estender as roupas no varal, é importante separá-las por tipo de tecido e espessura. Isso vai ajudar a otimizar o espaço e a organizar melhor a sua lavanderia.

As roupas mais leves e finas, como camisetas, blusinhas e lençóis, devem ser estendidas em cabides ou pregadores que não marquem o tecido. Elas podem ser colocadas mais próximas umas das outras, pois secam mais rápido e ocupam menos espaço.

7. Coloque as roupas mais pesadas na parte de baixo do varal

As roupas mais pesadas e grossas, como calças jeans, toalhas e casacos, devem ser colocadas na parte de baixo do varal. Isso vai evitar que elas pinguem nas peças que estão embaixo e atrapalhem a secagem.

Além disso, as roupas mais pesadas também devem ser penduradas em duas cordas do varal. Ou seja: pendure uma ponta em um cordão e a outra no outro. Desta maneira, as peças também ficam esticadas e com mais espaço entre uma e outra para a circulação do ar.

8. Aproveite o calor dos aparelhos eletrônicos

Uma forma de acelerar a secagem das roupas em apartamento é aproveitar o calor dos aparelhos eletrônicos que você usa no dia a dia. Por exemplo: você pode colocar um varal de chão perto da televisão ou do computador quando eles estiverem ligados.

O calor gerado por esses aparelhos pode ajudar a evaporar a água das roupas mais rápido. Mas tenha cuidado: não coloque o varal muito perto ou em cima dos aparelhos para não causar superaquecimento ou curto-circuito.

9. Use o ferro de passar como aliado para secar suas roupas em seu apartamento

Ferro de passar

Outra dica para secar roupas em apartamento é usar o ferro de passar como aliado. Se você tem alguma peça que precisa usar com urgência e ela ainda está úmida, você pode passá-la com o ferro quente para finalizar a secagem.

Mas atenção: essa dica só vale para tecidos que podem ser passados com ferro quente. Verifique sempre na etiqueta da roupa qual é a temperatura adequada para cada tipo de tecido.

10. Invista em uma secadora portátil

secadora portátil

Se mesmo com todas essas dicas você ainda tem dificuldade para secar roupas em apartamento, talvez valha a pena investir em uma secadora portátil. Esse é um aparelho elétrico que funciona como uma capa protetora para o varal.

Funciona da seguinte forma: Você coloca as roupas no varal dentro da capa e liga o aparelho na tomada. Ele vai soprar ar quente dentro da capa e fazer com que as roupas sequem mais rápido.

A vantagem da secadora portátil é que ela ocupa pouco espaço e pode ser guardada quando não estiver sendo usada. Além disso, ela também protege as roupas da poeira e dos insetos.

Conclusão

Secar roupas em apartamento não precisa ser um problema se você seguir essas dicas simples e práticas que compartilhamos com você acima. Com elas, você vai conseguir ter suas peças prontas para usar em menos tempo e sem gastar muito dinheiro ou energia. Acredite!

Espero que você tenha gostado desse conteúdo sobre como secar roupas em apartamento. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e aproveite para ler outros artigos interessantes abaixo.

Você também pode ler:

 

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!