Cuidado domiciliar

Como lavar roupas que soltam tinta?

Acaba sendo irritante comprar uma roupa bonita e na primeira lavagem descobrir que ela solta tinta e vai aos poucos perdendo a cor original. O que fazer nesse caso? Como lavar a roupa que solta tinta sem que ela perca as cores?

Essas questões geralmente surgem em situações como essas, e a resposta é simples: você precisa lavá-las com cuidado para que a cor dessas roupas durem mais tempo.

Como lavar roupas que soltam tinta?

Como lavar roupas que soltam tintas e preservar as cores

Para preservar a cor de roupas que soltam tintas existem vários truques caseiros usados por muitas pessoas.

Porém, ensinaremos para você um truque caseiro testado e aprovado, ou seja, que realmente funciona para preservar a cor de roupas que soltam tintas. Veja abaixo:

Lave a roupa que solta tinta com água e sal

Esse é um truque antigo que funciona muito bem para evitar que roupas soltem tintas e percam completamente suas cores originais.

Para lavar sua roupa com água e sal não tem segredo, basta colocar a roupa em um balde com água e sal de cozinha, deixar por pelo menos 15 ou 20 minutos de molho e em seguida enxaguar bem, antes de lavar novamente, esfregando o tecido.

Depois de enxaguar você pode lavar a roupa e esfregar o tecido com as mãos com água corrente limpa e dessa vez sem sal, já que os grãos podem machucar o tecido devido ao atrito. Para evitar isso, você precisa enxaguar bem a peça para lavar normalmente com qualquer produto para lavagem como o sabão em pó, por exemplo.

Depois dessa lavagem estenda no varal.

Nota: Lavar a roupa com sal uma única vez pode funcionar muito bem em alguns casos e você pode notar que a tinta da roupa está bem fixa nela.

Porém, algumas roupas podem precisar de mais lavagens para não perderem a cor, por isso, eu recomendo que você lave sua roupa que solta tinta com água e sal pelo menos três vezes, para garantir que a tinta fique bem fixada, sem correr o risco de a roupa desbotar.

Lavar roupa que solta tinta na máquina de lavar

Para lavar as roupas que soltam tinta na máquina de lavar você pode seguir o mesmo procedimento e usar esse mesmo truque da água com sal. Então, encha a máquina com água e, depois, despeje o sal de cozinha.

Você pode usar até três colheres de sopa de sal que já são mais que suficientes para lavar as roupas que soltam tinta na máquina, mas não custa nada prestar atenção nas proporções: para cada 2 litros de água, por exemplo, você pode adicionar duas colheres de sopa rasas de sal.

Lavar roupas que soltam tintas e brancas juntas?

NÃO. Recomendamos que você separe suas roupas por cor – roupas leves como roxo, vermelho e laranja podem ser lavadas juntas, e você também pode lavar roupas azuis e verdes juntas.

As roupas que soltam tintas devem ser lavadas seguindo o procedimento acima, e de preferência sozinhas, até porque você não precisa lavar roupas brancas com água e sal, pois elas normalmente não soltam cores.

Se você lavar roupas que soltam tintas e roupas brancas juntas como se estivesse lavando duas roupas que não soltam tinta, você notará a cor da roupa colorida na roupa branca.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!