Cuidado domiciliar

9 truques incríveis de como lavar roupa preta à mão e preservar sua cor

Todos costumamos ouvir muito sobre como as roupas pretas devem ser lavadas para não perderem a cor preta original. Mas, muito do que ouvimos não passam de truques que não funcionam. Nesse artigo eu vou apresentar para você 9 truques para preservar a cor das suas roupas pretas ao lavá-las à mão.

Como lavar roupa preta à mão e preservar sua cor

Como lavar roupa preta à mão

Veja abaixo os truques que você pode usar para lavar roupa preta à mão e deixá-las com a cor original:

  1. Não lave roupas pretas com muita frequência – Este é um passo básico que você deve saber se quiser lavar roupas pretas, não as lave com frequência. Lavar roupa preta com frequência fará com que sua cor se perca aos poucos, e que a roupa embranqueça, principalmente se não usar detergente especial para o tipo de roupa.
  2. Lave ao averso – Você deve virar a roupa para que o interior fique do lado de fora. Também é útil para manter as fibras externas da roupa para que não sejam facilmente danificadas pelo atrito.
  3. Use água fria – É melhor lavar a roupa preta à mão em água fria. Evite água morna porque acredita-se que ela pode fazer as roupas pretas desbotarem e encolherem mais rápido. A temperatura ideal da água para lavar roupas é de 15,6 a 26,7 graus Celsius.
  4. Escolha um detergente especial – Existe detergente próprio para lavar roupa preta e você deve preferir esse à qualquer outro que apareça por aí. Detergentes especiais para roupas pretas também estão amplamente disponíveis no mercado.
  5. Use vinagre – Opcionalmente, você pode lavar roupas pretas adicionando um copo de vinagre durante o processo de enxaguar. Além de suavizar, o vinagre também mantém a cor das roupas e remove resíduos de detergente.
  6. Não estenda a luz solar direta – Assim como as roupas em geral, você deve secar as roupas pretas à sombra ou à luz solar indireta. Esse é um truque que muitos não sabem ou se esquecem e acabam perdendo suas roupas pretas rapidamente.
  7. Lave suas roupas pretas com pimenta preta – Adicione 1 a 2 colheres de chá de pimenta-do-reino ao lavar roupas pretas (se estiver usando uma máquina de lavar, não coloque pelo furo do detergente). A pimenta preta pode prevenir o desbotamento e fortalecer a cor escura das roupas.
  8. Lave roupas pretas com chá ou café – Prepare 500 ml de chá preto ou café e misture na lavanderia. O chá e o café são corantes naturais para fortalecer a cor escura das roupas.

Bônus: 9. Truque para lavar roupa preta com água e sal de cozinha

O truque mais antigo e talvez o mais usado para lavar roupas pretas é usando água com sal de cozinha. Esse truque também pode ser usado para lavar qualquer roupa que solte tinta.

Para lavar sua roupa preta a à mão com água e sal de cozinha não existe segredo, basta colocar a roupa preta em um balde com água e sal de cozinha, deixar por pelo menos 15 minutos de molho e em seguida enxaguar bem, antes de lavar novamente, esfregando o tecido.

Depois de enxaguar você pode lavar a roupa preta e esfregar o tecido com as mãos com água corrente limpa e dessa vez sem sal, já que os  grãos podem machucar o tecido devido ao atrito.

Esse truque foi descrito completamente no artigo sobre: Como lavar roupas que soltam tinta.

Conclusão

Esses foram os 9 truques que você pode usar para lavar suas roupas pretas à mão da melhor maneira e sem permitir que desbotem. Entre todos eles, o que você mais deve levar em consideração é o de não lavar sua roupa preta com frequência, essa é uma maneira eficaz de preservar a cor original de suas roupas.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!