Cuidado domiciliar

Como lavar roupas na máquina de lavar de forma correta

Lavar roupas na máquina de lavar não é uma tarefa tão simples quanto parece. Não se resume em apenas jogar as roupas na máquina com água e detergente, pressionar um botão e aguardar a máquina lavar.

A falta de conhecimento sobre como lavar roupas na máquina de lavar pode fazer com que você acabe danificando algumas peças. Então, para evitar isso, é preciso buscar conhecimento e seguir instruções como essas que daremos para você mais abaixo.

Como lavar roupas na máquina de lavar

Como lavar roupas na máquina de lavar de forma correta
Como lavar roupas na máquina de lavar de forma correta

É necessário alguns cuidados e atenção para lavar qualquer tipo de roupa na máquina de lavar. Veja abaixo dicas e um passo a passo de como lavar roupas na máquina de lavar:

1. Classifique as roupas

O primeiro passo para uma lavagem perfeita na máquina de lavar é separar os tecidos e as roupas. Você deve separar a roupa antes de lavar. Como? Para três categorias básicas – branco, preto, colorido.

O nível mais alto de classificação é de acordo com o material. Por exemplo, lã ou seda requerem um programa de lavagem diferente do algodão. Se você deseja manter a cor e a textura de suas roupas, o esforço para separar realmente vale a pena.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a classificar suas roupas e não cometer erros na hora de lavar cada peça:

Verifique as etiquetas nas roupas

As etiquetas nas roupas podem dar instruções de como a lavagem deve ser feita e se esse tipo de roupa pode ou não ser lavado na máquina de lavar, por isso é sempre importante verificar a etiqueta antes de colocar a roupa na máquina de lavar.

Ponha de lado as roupas marcadas apenas como “somente lavagem à mão” ou “somente lavagem a seco” – ou seja, somente lavagem à mão e lavagem a seco.

Não consegue achar a etiqueta? Na maioria das camisas e blusas, as etiquetas estão localizadas no lado esquerdo interno ou na área do pescoço, enquanto na maioria das calças existem etiquetas na parte de dentro da parte de trás das calças.

Se na etiqueta estiver ‘Lavar apenas à mão” essa roupa não pode ser lavada na máquina.

Divida sua roupa por cor

Antes de jogar as roupas na máquina é também importante dividi-las por cor. As tinturas nas roupas, principalmente nas peças novas, perdem a cor durante a lavagem. A tinta pode ficar incrustada em outras roupas e destruir toda a dose carregada na máquina de lavar.

Quando você separa a roupa por cor, geralmente significa distingui-la por tonalidade. Evite lavar roupas brancas com roupas que possuem cores como vermelha, laranja, amarela, roxo, verde e até mesmo roupa preta…já que algumas dessas peças podem soltar tintas e danificar a roupa branca.

Roupas jeans especialmente deixam a cor e devem ser lavados separadamente em uma dose separada.

Quando for lavar as roupas na máquina, comece sempre pelas roupas brancas.

Divida a roupa de acordo com o peso do tecido

Adicionalmente ou alternativamente, você pode proteger suas roupas do desgaste na máquina de lavar, separando os tecidos mais pesados ​​dos mais leves.

A maioria das máquinas de lavar gira e atira as roupas, e a irritação adicional de tecidos pesados ​​pode danificar os tecidos leves.

Da mesma forma, se você estiver lavando roupas delicadas ou leves, a configuração e a temperatura do ciclo também serão diferentes da configuração para tecidos mais grossos.

Itens delicados como roupas íntimas, meias e seda devem ser lavados separadamente, já calças pesadas de algodão, toalhas de banho, jaquetas ou suéteres são tecidos pesados. Nunca lave tecidos tão delicados com roupas pesadas e duras.

Separe as roupas com manchas gordurosas ou outras manchas

Como lavar roupas na máquina de lavar

Algumas manchas precisam de tratamento especial antes de você colocar a roupa na máquina de lavar. As manchas mais comuns que precisam desses cuidados preliminares são as manchas de gordura e de óleo.

Evite lavar ou secar roupas com manchas na lavadora ou secadora. Algumas manchas são corrigidas com o aumento da temperatura, o que impossibilita sua remoção.

Se você tiver roupas sujas com manchas já secas, use uma escova para remover suavemente a sujeira da superfície.

Seja muito delicado quando se trata de seda, lã, tecidos finos ou bordados. Se uma mancha seca for muito teimosa, você pode usar uma faca romba para removê-la.

2. Não encha a máquina

Outra regra de lavagem é que a máquina de lavar não deve ficar superlotada. Por quê?

Porque a roupa ficaria mal lavada. Eles criam muita roupa juntos ao lavar um caroço, que só gira no tambor e não lava bem. Mesmo um tambor pouco cheio não garante uma melhor lavagem.

Por um lado, é antieconômico, por outro, contribui para o mau funcionamento da máquina de lavar, pois ela salta durante a lavagem e a espremida.

Isso destrói os rolamentos. O ideal está em algum lugar no meio. Ao encher a máquina de lavar, certifique-se de não exceder o peso de carga recomendado.

5. Não use água dura

Água dura é a água com alto teor de minerais. Entretanto, você deve evitá-la ao lavar roupas na máquina de lavar. Se você tiver água dura, a máquina de lavar sofre. Água muito dura obstrui a máquina de lavar com calcário mais rapidamente.

O elemento de aquecimento sofre em particular. Ao mesmo tempo, sua roupa pode ser menos bem lavada para água dura. Tente amolecer usando bicarbonato de sódio.

Coloque-o na máquina de lavar junto com o sabão em pó. A qualidade da lavagem será melhor e você também cuida da “saúde” da sua máquina de lavar.

3. A quantidade de sabão em pó é importante

Se você acha que quanto mais sabão em pó, mais limpa ficará a roupa, você está enganado.

Muito sabão em pó pode deixar manchas nos tecidos. Por outro lado, se você colocar apenas um pouco para economizar dinheiro, a roupa pode ficar suja ou pode ficar cinza.

O que recomendamos é seguir a dose de pó de lavagem recomendada, que geralmente é para copos de medida. No entanto, você pode escolher entre diferentes formas. Além do sabão em pó, obtenha comprimidos, cápsulas ou géis de lavagem. É tudo a sua escolha.

4. Em alta ou baixa

Se você tiver um dilema em que temperatura lavar, sempre siga os símbolos nas roupas.

O que antes aplicado pode não ser mais aplicável hoje, a tecnologia está avançando e a composição dos detergentes está mudando. Os tecidos com os quais as roupas são costuradas também mudam.

Eles costumam lavar a 40 graus Celsius ou 60 graus Celsius. O material com o qual suas roupas foram feitas também é importante. Você não quer que um suéter encolha para o tamanho de uma criança, por exemplo.

Outro fator importante que determina a temperatura da água que você define ao lavar é a extensão da sujeira nas roupas. Do contrário, você vai lavar a mancha de óleo no macacão, de forma bem diferente nas calças de lama.

Quando é adequado lavar à mão?

Além de olhar a etiqueta para saber se uma roupa pode ou não ser lavada na máquina, em alguns casos você terá que lavar primeiro a mão, como roupas novas, que você não sabe se deixam cor.

Algumas roupas que devem ser somente lavadas a mão também podem ser lavadas na máquina. Como assim?

Muitas máquinas de lavar agora têm um programa que simula a lavagem das mãos. Ao configurá-lo, você pode lavar roupas que, de outra forma, lavaria em suas mãos.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!