Como os bancos ganham dinheiro?

Comece depois da publicidade

A maneira como os bancos ganham dinheiro gera uma grande curiosidade. Afinal, são empresas que se mantêm firmes e com lucros bastante elevados sem vender qualquer produto.

Na verdade, todos nós que possuímos uma conta bancária em qualquer banco que seja contribuímos para os lucros do mesmo banco, isso acontece até mesmo quando nós não notamos sequer um desconto no saldo disponível em nossas contas bancárias.

Isso porque o banco desconta cêntimos que são valores quase inexistentes para nós como clientes. Até porque, quando somos descontados 10 cêntimos por exemplo, nós sequer notamos esse desconto.

Mas, para o banco esse pequeno desconto é importante, pois a multiplicação deste valor pelo número de clientes do banco resulta em um lucro considerável.  Imagine o banco descontar 10 cêntimos para um milhão de clientes em um mês. Como lucro, o banco terá arrecado cem mil kwanzas.

Esta é uma das formas como os bancos ganham dinheiro. Existem ainda outras formas que envolvem outros descontos e taxas. Entre elas:

Crédito

Uma das maneiras mais conhecidas de como os bancos ganham dinheiro é através da concessão de créditos. Basicamente, é quando o banco empresta uma certa quantia de dinheiro a um cliente e este devolve com juros, ou seja, uma quantia a mais.

Geralmente, este dinheiro que o banco empresa é o seu e o meu dinheiro depositado no banco. Afinal, quando você decide poupar o seu dinheiro no banco, o seu dinheiro não fica parado, ele é usado pelo banco em empréstimos a clientes, o que chamamos de créditos.

Resumidamente, o banco ganha dinheiro através dos juros dos créditos que concede.

Taxas

Uma outra maneira de como os bancos ganham dinheiro está ligada as taxas por eles cobrados.

Algumas taxas cobradas pela maioria dos bancos são:

Taxa de manutenção

É comum os bancos cobrarem uma taxa para a manutenção de contas dos seus clientes; Embora que, para alguns bancos esse desconto não acontece todos os meses, quando acontece as vezes é um valor considerável retirado da sua conta directo para o banco.

Publicidade

Taxas de transferência

Se você não sabe, sempre que você realiza uma transferência bancária da sua conta bancária de determinado banco para uma conta em outro banco você sofre alguns descontos.

É um valor bastante pequeno que por vezes você é capaz de não notar.

Mas, tendo em conta o número de clientes que um banco pode ter, e a necessidade que estes terão de realizar transferências bancárias diariamente, o valor pode ser bem alto e o banco pode conseguir um bom lucro com isso.

Por outra, quando você recebe uma transferência bancária do estrangeiro e o remitente não assume as despesas de expedientes, você é descontado um valor referente a estas despesas que vai directamente para o banco, além do IVA que vai para o estado.

Taxa para emissão de cartão bancário

A primeira vez que você recebe um cartão bancário vinculado a sua conta você não paga nada, porém, quando este perde, por exemplo, e você tenha a necessidade de fazer uma segunda via do cartão, você é obrigado a pagar uma taxa ao banco para a emissão do novo cartão.

Isso acontece com todos os clientes que fazem a segunda via do cartão.

Levantamentos

Os bancos também ganham dinheiro com levantamentos, e actualmente em Angola, o valor é mais alto quando o levantamento é feito no balcão.

Geralmente, levantamentos no balcão só acontecem quando você não tem um cartão para levantar o dinheiro directo no ATM.

Nesse caso, você é obrigado a pagar um cheque para levantar uma quantia de dinheiro e este cheque chega a custar mais do que alguns cêntimos.

Descontos com o uso de cheques, cartão bancário e do ATM

Até mesmo quando você usa o seu cartão ou cheque para realizar compras em lojas, por exemplo, você sofre um pequeno desconto.

Isso se torna muito quando somado a descontos feitos a outros clientes que realizam compras diariamente usando cheques e cartões bancários.

Para além disso, o banco desconta uma pequena taxa por qualquer operação realizada no ATM. Algo incrível é que até mesmo os papéis do ATM são cobrados.

Leia também:

Descontos com a concessão e uso do TPA

Os terminais de pagamentos automáticos (TPA) também representam uma forma de como os bancos ganham dinheiro, pois, é preciso, por parte de quem deseja adquirir um TPA para o seu estabelecimento comercial efectuar um pagamento ao banco e este é descontado uma percentagem sobre as transações realizadas por TPA.

Serviços financeiros

Você com certeza não vê nenhum banco a vender um produto, mas com certeza já deve ter visto algum banco comercializando alguns serviços financeiros como os seguros, por exemplo. Esta é outra forma de como os bancos ganham dinheiro que talvez você nem tenha pensado.

Uma curiosidade

Você já se perguntou para onde vai todo o dinheiro daquelas pessoas que morrem sem deixar qualquer testamento e que o banco desconhece o contacto de qualquer familiar ligado a estes clientes?

O pensamento mais lógico é que, não tendo a quem contactar, todo o dinheiro das pessoas que morrem nessas condições se torna propriedade do banco, e pode chegar a ser uma boa quantia de dinheiro.

Conclusão

Concluindo, existem várias maneiras adotadas pelos bancos para ganharem dinheiro, e apesar de que muitas delas não pareçam render muito dinheiro, a realidade é exactamente o contrário.

Por isso, os bancos são empresas que rendem milhões com o seu dinheiro e alguns serviços que oferecem para os seus clientes.

Leia também: Como abrir uma conta bancária em Angola

error: Conteúdo protegido !!