9 Dicas de segurança no ATM para proteger a si e o seu dinheiro

É bem verdade que nunca sabemos quando seremos atacados, ou quando pequenas acções podem colocar em risco a nossa segurança e gerar graves problemas. Mas, em muitos casos, isso só acontece por falta de conhecimento ou de certos cuidados. Abaixo lhe apresentarei 10 dicas de segurança no ATM.

Para muitos de nós lidar com ATM’s tem sido uma actividade normal, porém necessária no nosso dia a dia.

Existem diversas razões pelas quais sentimos a necessidade de nos dirigirmos a um ATM (ou caixa automático).

Porém, das várias vezes em que isso acontece, nos esquecemos da nossa segurança ou praticamos pequenos actos que colocam em risco a nossa própria segurança diante de um ATM da rede multicaixa (os comuns em Angola).

Por esta razão, estou lhe apresentando este conteúdo com 9 dicas para reforçar a sua segurança nos ATM’s/multicaixa.

9 Dicas de segurança no ATM

Antes de mais um passo saiba que as dicas que você verá nesse artigo funcionam realmente no sentido de lhe garantir maior segurança quando for a um caixa automático, e assim, proteger a si e o seu dinheiro.

No entanto, eu lhe aconselho a pô-las em prática ao invés de simplesmente ler e conhecê-las.

Confira as dicas abaixo:

1. Certifique-se de que há presença de agentes da segurança ao redor do ATM

É bastante comum a presença de agentes de segurança em ATM’s, e as vezes até mesmo agentes da polícia nacional também são encontrados ao redor.

A razão deles estarem aí é exactamente para garantirem a paz, a tranquilidade e a segurança naquele local, evitando assim pequenas confusões ou até mesmo tentativas de assaltos. No entanto, a ausência deles pode significar, para os malfeitores, um grande motivo para fazerem das suas.

Por isso, sempre que for realizar uma operação, sobretudo levantar dinheiro em algum ATM em Angola, certifique-se de que há realmente algum agente da segurança ou da polícia nacional a volta.

2. Tenha cuidado ao inserir o seu cartão multicaixa

Sempre que for inserir o seu cartão multicaixa a qualquer ATM tenha antes a certeza de que a máquina está em funcionamento, e caso não esteja em funcionamento, ou esteja com qualquer problema que interfira negativamente no seu funcionamento, considere não inserir o seu cartão.

3. Não peça, nem aceite ajuda de estranhos

Nunca se sabe quando é um aproveitador e burlador a tentar ajudá-lo. Por isso, é recomendado rejeitar a ajuda de qualquer que seja que queira ajudá-lo, a não ser que esta pessoa seja um conhecido seu e seja de total confiança.

Em Angola o número de pessoas que são burladas nos ATM’s enquanto acham que estão sendo ajudadas tem crescido de forma admirável, e isso acontece, em muitos casos, porque essas pessoas normalmente não sabem sequer manejar o ATM.

Razão pela qual, pedem ou aceitam ajuda, e no final elas nem se dão conta de que foram enganadas no momento, outras até dão conta mas desconhecem o que fazer no momento em que esse desastre acontece.

4. Fique atento ao digitar a sua senha

Existe uma posição certa para ficar diante do ATM quando estiver digitando a sua senha, e esta posição é mantendo o corpo pertinho da máquina de modo a não permitir que mais alguém dê conta da sua senha.

Na hora de digitar a sua senha, nem mesmo o agente da segurança tem o direito de ficar tão próximo de você ao ponto de poder ver a sua senha, pois, ela é secreta, e você, mais do que ninguém, precisa entender isso.

5. Controle o horário para ir ao ATM

É uma realidade que assaltos acontecem e podem acontecer a qualquer hora, mas existem horas em que as chances de alguém ser assaltado são relativamente maiores, como no horário da noite, por exemplo.

Geralmente os ATM costumam ficar vazios  a noite, a partir das 21h em diante. Neste horário é recomendado que você não se dirija a um ATM, o melhor a fazer é aguardar o dia seguinte no horário da manhã ou tarde, horários em que os ATM’s têm tido maior movimentação.

E é sobre movimentação que fala a sexta dica.

6. Escolha ATM’s em lugares mais movimentados

Lugares mais movimentados geralmente apresentam menos riscos em realação a lugares mais isolados, isso porque a movimentação de pessoas, em muitos casos, faz com que malfeitores tenham receio de praticar os seus maus actos pelo medo de facilmente serem apanhados.

É claro que nem sempre é assim, mas escolher lugares mais movimentados para, por exemplo, levantar dinheiro, pode ser mais seguro.

7. Sempre que possível, leve um acompanhante

Se na dica número 5 você não quer aguardar o dia seguinte então o melhor é levar alguém que  lhe acompanhe. Mas isso serve também para outros casos.

Até mesmo durante o dia, ir ao ATM sempre acompanhado de alguém é sempre uma boa ideia, pois essa pessoa pode ajudá-lo a controlar o movimento no momento em que você se concentra no ATM, podendo também ajudá-lo a identificar pessoas suspeitas e desconfiantes.

8. Preste atenção ao pessoal a sua volta

Pessoas com más intenções geralmente olham para outras pessoas de uma forma bem diferente, estranha e as vezes até mesmo fazem movimentos não comuns e se comportam de forma totalmente estranha.

Através deste comportamento, você poderá identificar quem queira lhe fazer algum mal e comunicar ao pessoal da segurança.

9. Aproveite o Multicaixa Express para determinadas operações

O multicaixa Express veio também para ajudar na segurança das operações bancárias, fazendo com que poucas pessoas tenham que se dirigir ao caixa automático (ATM) para realizar operações simples como:

  • Consultas
  • Transferências
  • Pagamentos etc.

Agora você pode fazer tudo isso e muito mais usando apenas o seu telemóvel e sem precisar sair de casa. Isso com certeza evita que vários problemas aconteçam se, por exemplo, você sair de casa e se dirigir a um ATM.

Leia também:

Conclusão

Você tem tudo para garantir mais segurança sempre que for a um ATM em Angola, o que você precisa fazer agora é apenas memorizar estas dicas e começar a praticá-las para o seu próprio bem e pelo bem do seu dinheiro.

Recomende estas dicas de segurança no ATM para mais pessoas incluindo familiares e amigos e ajude-os a estarem mais protegidos e a protegerem o seu dinheiro.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!