Como abrir uma conta bancária em Angola e os documentos necessários

Se você já pensou em abrir uma conta bancária em Angola mas não sabe por onde começar ou quais documentos reunir este artigo é para você. Até o final deste conteúdo você saberá como abrir uma conta bancária em Angola em qualquer banco.

Para começar, é importante que você escolha um banco para abrir uma conta. Em Angola existem actualmente inúmeros bancos e cada um conta com suas particularidades que o tornam numa opção diferente das outras.

No entanto, é importante você acertar na escolha para não se arrepender depois que se tornar cliente.

Você pode considerar, por exemplo, as taxas de manutenção de conta, a rapidez e eficiência no atendimento e outros factores ao escolher o banco ideal para você.

Após escolher o banco, você terá que reunir todos os documentos para então dar entrada ao banco a fim de abrir a sua conta bancária. O processo de abertura de conta pode ser online para alguns bancos, mas na maior parte dos bancos angolanos esse processo deve ser feito presencialmente em um balcão das agências do referido banco.

Quais seriam então os documentos necessários para abrir uma conta bancária em Angola? Descubra logo abaixo:

Documentos necessários para abrir uma conta bancária em Angola

Para a abertura da sua conta você precisa reunir alguns documentos. Esses documentos dependem da sua condição de estadia e vivência no país (cidadão nacional, estrangeiro residente ou estrangeiro não residente).

Cidadãos nacionais

Para os cidadãos nacionais os bancos angolanos normalmente não exigem tantos documentos para a abertura de uma conta. No entanto, se você é um cidadão nacional, o que você vai precisar sem dúvidas é dos seguintes documentos:

  • Bilhete de identidade
  • Cartão de contribuinte
  • 2 Fotografias tipo passe

Estrangeiros residentes

Para estrangeiros residentes os documentos necessários são:

  • Cartão de residente
  • Passaporte
  • Cartão de contribuinte
  • 2 fotografias tipo passe

Estrangeiros não residentes

E para estrangeiros não residentes os documentos necessários são os seguintes:

  • Passaporte ou cartão de refugiado
  • Visto de entrada válido
  • 2 Fotografias tipo passe
  • Cartão de contribuinte

Nota:

Para alguns bancos, você vai precisar apenas da cópia desses documentos para abrir a sua conta, enquanto outros exigirão, pelo menos, a original do documento de identificação (como o bilhete de identidade ou passaporte).

No entanto, é sempre bom já se dirigir ao banco com o seu documento de identificação original, o banco fará uma cópia que será necessário para o processo e a original será devolvido a você.

Mas, saiba que sempre que se dirigir ao banco para tratar de algum assunto ligado a sua conta bancária será necessário o seu documento de identificação original.

Não se esqueça disso, pois caso você se dirija ao banco para resolver eventuais problemas ou assuntos relacionados a sua conta sem o seu documento de identificação original você não será atendido.

No caso das fotografias, alguns bancos precisarão de apenas uma, mas é bom que leve duas só por prevenção mesmo.

E sobre o cartão de contribuinte, caso você não saiba ainda como tratar o seu, leia o artigo abaixo:

Quanto é preciso para abrir uma conta bancária em Angola?

Para além dos documentos supracitados é preciso ter em posse algum valor monetário para a abertura de uma conta bancária na maior parte dos bancos angolanos.

O valor não é o mesmo para o todos os bancos.

Alguns bancos chegam a exigir pelo menos 20.000Kz para abertura da conta, enquanto outros cobram bem menos do que isso e outros até mais. Você precisará contactar o banco do qual pretende ser cliente e pedir mais informações a respeito.

É importante mencionar também que este valor estará disponível em sua conta bancária e você poderá retirá-lo no ATM assim que tiver a sua conta criada e o seu cartão multicaixa activado. A aquisição do cartão multicaixa numa primeira vez é gratuita.

Qualquer um pode abrir uma conta no banco em Angola?

A resposta para essa questão é “NÃO”. Abrir uma conta bancária é uma actividade para pessoas responsáveis e com idade igual ou superior aos 18 anos.

Para menores, só é possível abrir uma conta bancária com a autorização dos Pais, e a mesma conta bancária terá algumas limitações para o menor.

Porém, se você possui a idade certa e todos os requisitos para abrir uma conta bancária em Angola, basta apenas escolher um banco e dirigir-se a ele com o documentos mencionados acima para facilimamente abrir a sua conta.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!