Comportamento

Como manter a positividade em tempos difíceis

A vida nem sempre é um mar de rosas, todos nós temos desafios e problemas que podem abalar nosso ânimo, nossa confiança e nossa esperança. Mas como podemos manter a positividade em tempos difíceis?

Neste artigo preparamos algumas dicas para você se manter positivo, mesmo quando tudo parece dar errado.

O que é positividade?

Como manter a positividade em tempos difíceis

Positividade é uma mentalidade ou atitude otimista, focada em ver o lado bom das coisas e manter uma perspectiva positiva diante dos desafios. A positividade não ignora ou nega os aspectos negativos da realidade, mas sim reconhecê-los e enfrentá-los com coragem e determinação.

Quais são os benefícios da positividade?

A positividade traz uma série de benefícios incríveis para nossa saúde física, mental e emocional. Estudos científicos comprovam que aqueles que cultivam uma mentalidade positiva tendem a:

  • Ter mais energia, vitalidade e imunidade
  • Ser mais criativas, produtivas e eficientes
  • Ter mais autoestima, autoconfiança e autocontrole
  • Ser mais sociáveis, cooperativas e empáticas
  • Ter mais satisfação, gratidão e felicidade
  • Ter menos estresse, ansiedade e depressão
  • Ter mais resiliência, adaptabilidade e flexibilidade
  • Ter mais sucesso, prosperidade e realização

Como se manter positivo em tempos difíceis?

Como manter a positividade em tempos difíceis

Manter a positividade em tempos difíceis pode ser desafiador, mas com algumas práticas simples e consistentes, é totalmente possível. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

Cuide do que entra em seu cérebro: Você deve evitar se expor excessivamente a notícias negativas, fofocas, críticas ou reclamações que possam afetar o seu humor e a sua visão de mundo. Portanto, busque se informar sobre assuntos relevantes, inspiradores ou educativos que possam agregar valor à sua vida.

Cuide do que sai dele (pensamentos e fala): Evite se criticar, se culpar ou se sabotar com pensamentos negativos ou limitantes que possam diminuir a sua autoestima ou a sua motivação. Portanto, você deve se elogiar, se perdoar ou se incentivar com pensamentos positivos ou construtivos que possam aumentar a sua confiança ou a sua determinação.

Trate bem o seu corpo: Você deve evitar hábitos nocivos como fumar, beber ou comer demais que possam prejudicar a sua saúde física ou mental.Portanto,  Busque hábitos saudáveis como dormir bem, se exercitar ou se alimentar bem que possam melhorar o seu bem-estar físico ou mental.

Tenha momentos de silêncio: Evite se sobrecarregar com excesso de estímulos sonoros, visuais ou sensoriais que possam gerar estresse, ansiedade ou irritação. Portanto, você deve buscar momentos de silêncio para relaxar, meditar ou respirar profundamente que possam trazer paz, calma ou equilíbrio.

Ore ou medite: Você deve evitar se isolar ou se sentir sozinho diante dos seus problemas ou dificuldades. Portanto, busque se conectar com uma fonte maior de amor, sabedoria ou poder que possa te orientar, te apoiar ou te fortalecer. Pode ser Deus, o Universo e a Natureza.

Escute o seu coração: Evite se deixar levar pela opinião, pela pressão ou pela expectativa dos outros que possam te desviar do seu propósito, dos seus valores ou dos seus sonhos. Portanto, você deve se ouvir, se conhecer e se expressar de acordo com o seu coração, a sua essência ou a sua verdade.

Reflita sobre a vida: Você deve evitar se apegar ao passado, se preocupar com o futuro ou se distrair com o presente que possam te impedir de viver plenamente, de aprender com os erros ou de aproveitar as oportunidades. Portanto, busque refletir sobre a vida, sobre o seu papel e sobre o seu sentido que possam te dar clareza, direção e significado.

Agradeça pelo que tem: Evite se comparar, se lamentar ou se vitimizar pelo que não tem, pelo que perdeu ou pelo que sofreu que possam te gerar frustração, tristeza ou ressentimento. Portanto, você deve se agradecer pelo que tem, pelo que ganhou ou pelo que superou que possam te gerar satisfação, alegria ou gratidão.

Conclusão

Agora você sabe como manter a positividade em tempos difíceis. Lembre-se que a positividade não significa ser feliz o tempo todo, mas sim saber lidar com as emoções negativas e transformá-las em aprendizado e crescimento. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.

Leia também:

Mostrar Mais

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!