Lifestyle

Como hidratar o cabelo corretamente

Hidratar o cabelo é uma forma de garantir a saúde do seu cabelo. A hidratação funciona repondo a água da fibra capilar, que é justamente o que dá ao cabelo brilho e maciez, além de controlar o frizz.

Nesse artigo estão algumas dicas importantes e poderosas para você aplicar e hidratar seu cabelo de forma correta.

Quais os passos para hidratar o cabelo corretamente?

Como hidratar o cabelo

Hidratar o cabelo corretamente é mais fácil do que parece e você pode fazer isso sozinha em casa. Veja os passos para hidratar o cabelo sozinha e do jeito certo:

  1. Primeiro de tudo lave normalmente os fios com o seu shampoo de costume;
  2. Divida o cabelo em 4 partes, duas em cima e duas embaixo;
  3. Agora você já pode aplicar a máscara de tratamento começando primeiro nas mechas de baixo e depois nas de cima;
  4. Use o produto apenas no comprimento dos fios. Desembarace os fios com os dedos ou pente para ter certeza que todas as mechas receberam a máscara;
  5. Deixe a máscara agir pelo tempo indicado na embalagem do produto. Normalmente entre 3 e 5 minutos;
  6. Enxague com calma, mecha por mecha, para retirar todo o produto do cabelo;
  7. Agora basta aplicar o condicionador e enxaguar;
  8. Por fim, passe um creme de pentear ou leave-in nos fios ainda úmidos. Não precisa de enxágue. Se for secar os cabelos com secador, não se esqueça de usar um protetor térmico.

Siga esses passos todos com muita calma para fazer a hidratação de forma correta.

Como saber quando o cabelo precisar ser hidratado?

Muitas pessoas se perguntam isso, afinal, elas não têm ideia se devem ou não hidratar o cabelo, então, em muitos casos acabam não fazendo a hidratação. Mas você não precisa mais se preocupar com isso, alguns sinais de que seu cabelo precisa ser hidrata incluem fios opacos, sem brilho, sem maciez, com excesso de frizz e ressecados.

Você precisa saber também que cabelos com química precisam ser hidratados frequentemente, pois esses procedimentos costumam deixar os fios mais ressecados.

4 Dicas para uma hidratação eficiente

Uma hidratação eficiente requer alguns cuidados, abaixo estão algumas dicas para você seguir e pôr em prática na hora de hidratar o seu cabelo:

1ª dica: Evite o uso de produtos desnecessário e de forma exagerada. Usar muito creme de cabelo não deixará o cabelo mais hidratado;

2ª dica: fique com o creme hidratante no cabelo pela quantidade de tempo indicada na embalagem do produto. Não adianta passar horas com a máscara nos fios, pois isso com certeza não vai resultar em uma hidratação mais potente;

3ª dica: retire todo o creme do cabelo na hora de enxaguar. Se sobrar algum resíduo de produto, seus fios podem ficar pesados e até com aspecto oleoso. Por isso, lave bem!

4ª dica: É importante apostar em outros tratamentos além da hidratação. O cronograma capilar é um procedimento importante para tratar o cabelo por completo e inclui hidratação, nutrição e reconstrução. Portanto, invista nesse tratamento também.

Qual a diferença entre hidratação e nutrição?

Se você também vive com dúvidas sobre o que é hidratação e o que a difere da nutrição então precisa ler isso: A hidratação é responsável basicamente por repor a água perdida pela fibra capilar ao longo do tempo, seja naturalmente ou por processos químicos e uso de ferramentas térmicas como secador e chapinha. Já a nutrição é o processo que devolve os nutrientes, como vitaminas, perdidos pelos fios.

Quantas vezes por semana devo hidratar o cabelo?

Você não precisa hidratar o cabelo todos os dias, mas também não deve ficar muito tempo sem hidratar os fios. A grande verdade é que tudo depende do seu tipo de cabelo, então, não existe um padrão.

Cabelos saudáveis, por exemplo, podem ser hidratados uma vez por semana, já os ressecados e danificados, seja por procedimentos químicos como progressiva e tintura ou quaisquer outros, a frequência passa a ser 2 vezes por semana.

Para as pessoas que sofrem com oleosidade no couro especialistas aconselham deixar a máscara para uma frequência semanal a quinzenal.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!