Saúde e bem estar

Como funciona o sistema respiratório?

Como funciona o sistema respiratório?

O sistema respiratório é responsável pela troca de dióxido de carbono e oxigénio no organismo. Este sistema também ajuda a eliminar os resíduos metabólicos e a manter os níveis de pH.

As partes mais importantes do sistema respiratório incluem as vias respiratórias superiores e inferiores.

Neste artigo, aprenderá tudo o que precisa saber sobre o sistema respiratório humano, incluindo as suas partes e características, bem como as condições médicas comuns que o podem afetar.

Anatomia e Funcionalidade

Todo o sistema respiratório é composto por 2 vias respiratórias: as vias respiratórias superiores e as vias respiratórias inferiores.

Como o nome indica, as vias respiratórias superiores estão localizadas acima das cordas vocais e as vias respiratórias inferiores estão localizadas abaixo das cordas vocais.

Estas 2 vias funcionam em conjunto para provocar a respiração, que é a troca de dióxido de carbono e oxigénio entre o seu corpo humano e a atmosfera.

Do nariz aos pulmões, os múltiplos recursos das vias respiratórias desempenham papéis diferentes, mas relevantes no processo respiratório global.

Trato Respiratório Predominante

As vias respiratórias proeminentes começam com os seios paranasais e a cavidade nasal, ambos localizados atrás do nariz.

– A cavidade nasal é a área diretamente atrás do nariz através da qual o vento externo entra no corpo humano.

Assim que o vento entra no nariz, fá-lo com os cílios que revestem a cavidade nasal. Estes cílios ajudam a aprisionar e eliminar corpos estranhos.

– Os seios nasais são espaços de vento atrás da frente do crânio, localizados de ambos os lados do nariz e ao longo da testa. Os seios nasais ajudam a regular a temperatura do vento respiratório.

Artigos Relacionados

O vento pode entrar não só através da cavidade nasal, mas também através da boca. Quando o vento entra no corpo humano, viaja para a parte inferior do sistema respiratório proeminente, incluindo a faringe e a laringe.

  • A faringe: permite a passagem do vento da cavidade nasal ou da boca para a laringe e a traqueia;
  • A laringe (ou caixa de voz): contém as cordas vocais que utilizamos para dialogar e produzir som.

Quando o vento entra na laringe, continua a fluir através das vias respiratórias inferiores, que começam com a traqueia.

Traqueia respiratória inferior

A traqueia é o canal através do qual o vento passa diretamente para os pulmões.

Este tubo é bastante rígido e é composto por vários anéis de traqueia.

Qualquer coisa que cause estreitamento da traqueia, como inflamação ou obstrução, impede o fluxo de oxigénio para os pulmões.

A principal função dos pulmões é a troca de oxigénio por dióxido de carbono. Assim que respiramos, os pulmões absorvem oxigénio e exalam dióxido de carbono.

Nos pulmões, a traqueia ramifica-se em 2 brônquios ou tubos que conduzem a cada pulmão.

Estes brônquios ramificam-se depois em bronquíolos mais pequenos. Estes bronquíolos acabam por terminar em alvéolos ou sacos aéreos, que são responsáveis pela troca de oxigénio e dióxido de carbono.

A troca de dióxido de carbono e de oxigénio ocorre nos alvéolos de acordo com as seguintes etapas:

1) O coração bombeia sangue desoxigenado para os pulmões. Este sangue desoxigenado contém dióxido de carbono, que é um subproduto do nosso metabolismo celular diário;

2) Quando o sangue desoxigenado chega aos alvéolos, liberta dióxido de carbono em troca de oxigénio. O sangue é agora oxigenado;

3) O sangue oxigenado viaja então dos pulmões para o coração, onde é libertado de volta para a corrente sanguínea;

Esta troca de dióxido de carbono nos pulmões, juntamente com a troca de minerais nos rins, é também responsável pela manutenção da estabilidade do pH do sangue.

Nota final

O sistema respiratório humano é responsável por fornecer oxigénio às células, remover dióxido de carbono do corpo, e manter o pH do sangue estável.

As vias respiratórias superior e inferior desempenham um papel fundamental na troca de oxigénio e dióxido de carbono.

Assim que vírus e bactérias entram no corpo humano, podem causar patologias e condições que levam à inflamação das vias aéreas. Se suspeitar que tem uma doença respiratória, deve consultar imediatamente o seu médico para obter um diagnóstico e procedimento oficial.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!