Lifestyle

Como clarear prata com esses 5 truques caseiros que funcionam

Se tem algum material feito de prata e notou que o mesmo perdeu o seu brilho e cor original não se preocupe, pois você aprenderá como clarear prata e deixá-lo como novo.

Mas por que materiais de prata escurecem?

Os materiais feitos de prata escurecem por uma razão muito simples: o contato do material com o próprio meio ambiente. É por isso que depois de algum tempo seus brincos, anéis, colares, pulseiras e outros materiais de prata começarão a escurecer e a perder o brilho, mas você verá como deixá-los como novo logo abaixo.

5 truques caseiros para clarear qualquer material de prata

Como clarear prata

Esses 5 truques caseiros vão surpreender você:

1. Pasta de dente

Todos sabemos que a pasta de dente serve para muito além de atuar na limpeza dos dentes. Esse produto é extremamente eficiente na limpeza de diversos objetos e nos materiais de prata é capaz de reduzir os arranhões e ainda devolver o brilho do material.

Para usá-lo no clareamento de algum objeto de prata use uma escova macia para passar a pasta de dentre sobre o objeto sem muita força para não causar ainda mais arranhões na peça. Depois é só lavar a peça com água e sabão e polir com flanela depois de secar.

2. Vinagre branco

Outro ingrediente poderoso na remoção de arranhões e na manutenção do brilho de peças de prata é o vinagre branco.

Para fazer a receita use:

  • Um recipiente;
  • 500ml de água quente;
  • Uma colher de sopa de detergente e;
  • Três colheres de sopa de vinagre branco.

Como fazer:

  1. Misture os 500ml de água quente, uma colher de sopa de detergente e mais três de vinagre branco no recipiente;
  2. Em seguida, umedeça um pano de algodão na solução e use-o para limpar seus itens de prata;
  3. Depois disso, enxágue as peças e deixe secar por alguns minutos.

3. Casca de banana

Se você usa algum acessório feito de prata deve dar mais valor as cascas de banana, já que podem ajudar a devolver o brilho do seu acessório. Para isso, basta fazer o processo de polir as peças como sempre, mas utilizando a parte interna da casca da banana. Você pode se surpreender com o resultado obtido!

4. Coca cola

A coco cola ou qualquer outro refrigerante de cola também servem para limpeza de muitos objetos e a prata é um deles. Porém, para este caso, você pode substitui-la pela cerveja que terá o mesmo resultado.

A receita é bastante simples e consiste em apenas colocar seus objetos de prata em um recipiente estreito e alto, completando seu espaço um dos líquidos indicados. Isso pode ajudar a desgastar as camadas escurecidas da prata e deixá-la mais brilhante.

5. Bicarbonato de sódio

Embora esta esteja na última posição da nossa lista de dicas e receitas para clarear prata, esta é a mais usada e garante um excelente resultado, afinal, todos sabemos o poder do bicarbonato de sódio na limpeza de vários objetos.

No entanto, para preparar a receita você precisa seguir os passos abaixo:

  1. Em uma panela no fogo, coloque 400ml de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e seus objetos de prata;
  2. Em seguida, e quando a mistura começar a ferver, tire do fogão e deixe de molho até que o líquido esteja morno;
  3. Por fim, lave os objetos com água e sabão e deixe secar bem.

Recomendações do autor:

Você também pode gostar de:

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!