Cuidado domiciliar

Como limpar a tela da TV de forma correta: Veja dicas de especialistas

Um dos grandes desafios ao arrumar a casa é limpar a tela da TV. Como se trata de um aparelho electrónico, tememos muito o que pode acontecer se o limparmos de forma errada ou se o colocarmos em contato com certos produtos que podem causas danos.

Frequentemente, muitas pessoas acabam limpando a TV com pano úmido e outros com pano seco, mas você verá mais abaixo a maneira correta de limpar sua TV sem causar danos a ela.

Como limpar a tela da TV: 5 dicas para uma TV sempre limpa

Como limpar a tela da TV
Como limpar a tela da TV

Para manter sua TV sempre limpa de poeira e qualquer sujeira siga as seguintes dicas:

  1. Rotina de limpeza: A única maneira de evitar que poeira e impressões digitais se acumulem e se tornem mais difíceis de remover da sua TV é limpá-la semanalmente. Uma dica complementar é ter sempre um pano de microfibra por perto para você limpar poeira ou sujeira que vir na sua TV toda vez que for usá-la;
  2. Cuidado com a aplicação dos produtos: Outra maneira de prevenir danos em sua TV durante a limpeza é nunca borrifar nada diretamente na tela da televisão, mesmo em TVs de tubo de vidro. O excesso de spray pode entrar no gabinete e no funcionamento interno e danificar o aparelho;
  3. Removendo a sujeira: A melhor maneira de remover sujeira como a poeira de quaisquer aberturas, portas e conexões de cabos é usando uma escova de pó macia do seu aspirador e baixa sucção;
  4. Atenção à garantia: Ao limpar sua TV em suas limpezas diárias, lembre-se de sempre seguir as instruções do fabricante se estiver na garantia, pois qualquer coisa que você fizer que vá contra ela pode anular a garantia;
  5. Proteja a tela da sua TV de certos produtos: Existem alguns produtos que podem causar danos a tela da televisão, dos quais você deve ficar longe. Alguns exemplos desses produtos incluem: produtos que contenham amônia, álcool ou acetona.

Como limpar TVs planas de plasma, LED, LCD e OLED

Como limpar TVs planas de plasma, LED, LCD e OLED

A maneira mais comum de como as pessoas limpam a TV é a limpeza úmida. Porém, antes de você limpar uma TV é preciso ter em mente que algumas telas não suportam a tradicional limpeza úmida. Telas mais delicadas de LCD, plasma ou projeção traseira são alguns exemplos.

Entretanto, para manter a tela plana como nova sem danificá-la, veja o que fazer:

O que você precisa:

  • Pano de microfibra ou espanador eletrostático, pano pré-umedecido.

Como limpar:

Para limpar a TV use um pano de microfibra macio e seco ou com um espanador eletrostático;

Limpe manchas teimosas com um pano pré-umedecido projetado para eletrônicos. Com seu pano ou espanador de microfibra, passe por cima dos botões e da parte de trás da TV para apanhar o pó nas aberturas;

Dica de laboratório: As telas de plasma, embora feitas de vidro, possuem revestimentos anti-reflexo que podem ser danificados por produtos de limpeza tradicionais. Por isso, é melhor seguir os mesmos métodos de secagem que você usaria para limpar TVs LCD de LED e TVs OLED.

Como limpar os alto-falantes da TV

Um momento indicativo de que você precisa limpar os alto-falantes da sua TV é quando o som sai abafado, mas você pode incluir isso na sua rotina de limpeza para prevenir esse problema. Para manter o som do seu alto-falante nítido, siga as dicas abaixo:

O que vai precisar:

  • Rolete de fiapos Scotch-Brite, aspirador de pó.

Como limpar:

Retire as tampas de tecido dos alto-falantes (apenas se forem removíveis, verifique o manual para ter certeza) e passe o aspirador de ambos os lados com a ferramenta de estofamento para remover a poeira, fiapos e pelos de animais de estimação que costumam grudar ali;

Se, por outro lado, as tampas não puderem ser removidas, execute o trabalho pela frente com o aspirador ou use um rolo de fiapos Scotch-Brite.

Dica de laboratório:  Você não precisa de muito, pois até mesmo um par de meia-calça amassado pode servir para limpar o pó. Para coberturas de alto-falantes rígidas, semelhantes a telas, remova ou limpe-as no lugar usando um pano de microfibra sem fiapos bem torcido e úmido e deixe secar.

E o controle remoto, como limpar?

O controle remoto é um dos acessórios que acompanha a TV, e embora sua limpeza não afete sua experiência de visualização cinematográfica, você deseja mantê-lo limpo para que continue a funcionar com sua TV. De certeza você jamais ficará confortável ao usá-lo empoeirado.

Além disso, limpá-lo frequentemente minimiza a propagação de germes, pois é provavelmente um dos itens tocados com mais frequência em sua casa. Veja abaixo como limpar o controle remoto.

Como limpar o controle remoto:

 

Para começar a limpeza do seu controle remoto retire as baterias e recoloque a tampa do compartimento das baterias;

Depois disso, bata levemente o controle remoto com os botões voltados para baixo, em uma mesa para desalojar quaisquer migalhas soltas ou detritos presos nas fendas. Faça isso com cuidado;

Pegue um pano desinfetante pré-umedecido (pense em todos os dedos com germes que seu controle remoto viu!), torça-o bem para que não pingue e use-o para limpar os dois lados do controle remoto. Preste atenção especial aos botões e espaços estreitos ao redor deles;

Deixe o controle remoto secar ao ar e para terminar substitua as pilhas.

Dica de laboratório: para entrar nas pequenas fendas, use um palito de dente ou a unha com o pano para remover qualquer gosma presa.

Conclusão

Aqui está tudo o que você precisa para começar a limpar a sua TV de maneira correta, evitando qualquer dano. Essas foram dicas de especialistas para ajudar você com a limpeza da sua TV. Se você gostou desse artigo compartilhe e veja abaixo mais artigos sobre limpeza e cuidado domiciliar:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!