Saúde e bem estar

Bilirrubina alta: sintomas e tratamento

A bilirrubina é um pigmento que é produzido graças à degeneração da hemoglobina dos glóbulos vermelhos que se encontram em mau estado.

Como todos os elementos do corpo, a bilirrubina faz sentido dentro de determinados parâmetros, níveis muito baixos ou muito altos são sinónimos de algum problema no organismo que pode ter consequências na saúde da pessoa.

Neste artigo vamos falar das principais causas, sintomas, tratamento e algumas dicas para manter os níveis de bilirrubina.

Causas da bilirrubina alta

A bilirrubina normal no sangue é em torno de um miligrama por decilitro e quando ela chega a valores entre três e quatro surgem os sintomas da icterícia.

Problemas no hepatócito, por exemplo, alguma inflamação como o caso das hepatites ou algum bloqueio nas vias biliares, acabam causando um refluxo na via sanguínea e devido a esse acúmulo surge a hiperbilirrubinemia.

Sintomas de bilirrubina alta

O sintoma de bilirrubina alta é caracterizado pela coloração amarelada da pele e dos olhos que geralmente indica problemas no fígado e pâncreas.

Outros sintomas que podem manifestar uma condição de bilirrubina alta inclui urina escura e fezes partidas, dependendo da causa que provoca bilirrubina alta podem surgir outros sintomas.

Tratamento

O tratamento para bilirrubina alta deve ser centrado em fortalecer o fígado, mas tudo depende do que está provocando essa anormalidade.

Se você tem icterícia você precisa consultar um médico para que ele possa fazer um diagnóstico correto e recomendar o tratamento adequado, mas também precisa mudar alguns hábitos para limpar o seu fígado e fazer com que ele volte a funcionar corretamente.

Como baixar e regular os níveis de bilirrubina alta?

Para manter os níveis de bilirrubina estáveis é importante estar sempre hidratado, essa é a chave para eliminar as toxinas do fígado.

Se você usar ervas com propriedades depurativas você estará fortalecendo esse órgão.

Experimente usar plantas como dente-de-leão, verbena, alcachofra e aumente o consumo de vegetais como a beterraba a cenoura, alcachofra, brócolis e espinafre.

Artigos Relacionados

O consumo de frutas como a toranja, maçã e o limão também são muito importantes.

Também é essencial não consumir bebidas alcoólicas, pois elas podem provocar doenças hepáticas graves como fígado gordo.

Deve-se evitar também o consumo dos alimentos altos em gorduras saturadas, os açúcares e as farinhas processadas.

Procure consumir sucos para desintoxicar o fígado e praticar no mínimo 20 minutos de exercícios físicos diários.

Conclusão

A icterícia é sempre um processo patológico, portanto, se você é identificado na idade adulta com a icterícia é sempre importante fazer os devidos exames.

Tanto os exames físicos, o exame laboratorial como o histórico do paciente é muito importante para verificar tanto a bilirrubina direta e indireta total desse paciente para que se possa fazer o tratamento adequado.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!