Saúde e bem estar

5 Coisas que pessoas depressivas fazem

O que é a depressão?

5 Coisas que pessoas depressivas fazem

A depressão é um transtorno de humor que afeta aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo, de acordo a Organização Mundial de Saúde. Ela é marcada por uma tristeza intensa e duradoura. Acompanhada de outros sintomas físicos e emocionais.

5 Coisas que pessoas depressivas fazem

5 Coisas que pessoas depressivas fazem

A depressão pode impactar o estado emocional, o pensamento e o comportamento das pessoas. Alguns dos comportamentos associados à depressão são:

1. Isolam-se dos outros: As pessoas depressivas podem se sentir sozinhas, incompreendidas ou rejeitadas pelos outros. Geralmente, pessoas depressivas evitam o contato social, recusar convites, ignorar mensagens ou telefonemas, ou se afastar de amigos e familiares.

2. Negligenciam a sua saúde: Geralmente, as pessoas depressivas têm dificuldade em cuidar de si mesmas. Elas podem deixar de fazer atividades físicas, tomar banho, escovar os dentes, comer de forma saudável, ou toar os medicamentos prescritos.

Além disso, algumas pessoas podem recorrer ao uso abusivo de álcool, drogas ou outras substâncias como uma forma de aliviar sua dor emocional, o que pode afetar negativamente sua saúde física e mental.

3. Perdem o interesse nas atividades que gostavam: Na depressão, é comum perder o interesse e a motivação por atividades que antes eram prazerosas. Elas podem abandonar projetos, hobbies, meta ou sonos. Além disso, elas têm dificuldade em inicial ou terminar tarefas, seja em casa, no trabalho ou na escola. Elas podem se sentir inúteis e incapazes.

4. Se culpam por tudo: As pessoas depressivas têm uma visão de si mesmas, dos outros e do mundo. Elas se sentem responsáveis por tudo o que dá errado em suas vidas ou nas vidas dos outros. Elas se criticam duramente e podem se punir por seus erros.

5. Pensam em suicídio: Umas das coisas mais triste que a pessoas depressivas podem fazer, é pensar em suicídio. As pessoas depressivas têm pensamentos constantes sobre a morte ou o suicídio. Elas acreditam que não há saída para os seus problemas, ou que não há ninguém que se importe com elas. O suicídio é principal causa de morte entre as pessoas com depressão.

Como superar a depressão

5 Coisas que pessoas depressivas fazem

A depressão é uma doença séria, mas pode ser tratado. É recomendado que você procure pela ajuda de um profissional de saúde mental. Você também pode buscar apoio de pessoas próximas a si, como familiares, amigos e grupo de autoajuda.

Existem algumas estratégias que podem ajudar a superar a depressão, como:

1. Buscar ajuda profissional: Para iniciar o tratamento adequado, é recomendado consultar um médico para a prescrição de medicamentos e um psicólogo para a psicoterapia, pois ambos são importantes no combate à depressão.

2. Praticar atividade física: A atividade física libera endorfinas, que são substâncias que promovem o bem-estar e o alívio do estresse. Além disso, você deve praticar atividades físicas regularmente pode trazer benefícios para a autoestima, confiança e saúde em geral. É importante escolher uma atividade que goste e se adapte ao seu ritmo, como caminhar, correr, nadar, dançar ou praticar algum esporte.

3. Manter uma rotina: A depressão pode causar uma perda de interesse e de sentido na vida, levando a pessoa a se isolar e a abandonar suas responsabilidades. No entanto, é primordial você manter uma rotina diária que inclua atividades produtivas, como trabalhar, estudar ou realizar algum projeto pessoal. Também é importante reservar um tempo para o lazer, o descanso e o cuidado pessoal.

4. Cultivar relações positivas: O apoio social é fundamental para superar a depressão, pois ajuda a pessoa a se sentir acolhida, compreendida e valorizada. Você pode procurar pessoas que sejam empáticas, respeitosas e que possam oferecer ajuda quando necessário, como familiares, amigos ou grupos de apoio. Evite se isolar ou se afastar das pessoas que se importam com você.

5. Desenvolver hábitos saudáveis: A alimentação, o sono e os hábitos de vida influenciam diretamente no humor e na saúde mental. Por isso, é primordial você adotar hábitos saudáveis que favoreçam o equilíbrio do organismo e do cérebro.

Você deve seguir uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, cereais integrais e proteínas magras; e você deve dormir cerca de 8 horas por noite; evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas; e praticar técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda ou ioga.

6. Desafiar os pensamentos negativos: A depressão é caracterizada por pensamentos negativos sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre o futuro. Esses pensamentos podem gerar sentimentos de tristeza, culpa, desesperança e baixa autoestima. Aprender a lidar e mudar esses pensamentos negativos, no entanto, pode melhorar o seu humor.

Conclusão

Como você acabou de ver, a depressão é uma doença séria. Se você está sentindo sintomas de depressão, não hesite em falar com um professional de saúde para obter o suporte necessário. E lembre-se de que você é importante e que sua vida vale a pena.

Leia também:

Mostrar Mais

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!