Western Union em Angola – Como funciona enviar e receber dinheiro do exterior

Como funciona a western union em Angola

Experimentei receber pagamento de um serviço prestado para uma empresa estrangeira através do Western Union e, para ser sincero, a experiência foi muito boa… por isso estou lhe apresentando este artigo sobre a western Union em Angola e contar um pouco a minha experiência com a empresa.

As actividades relacionadas com o envio e recebimento de dinheiro do exterior em Angola têm sido fáceis para uns e difíceis para outros por várias razões. Mas, existe uma forma somples, fácil e prática de  enviar e receber dinheiro do exterior em Angola, através da Western Union.

Você vai saber um pouco mais sobre essa empresa e porquê é a melhor forma de receber dinheiro do exterior em Angola. Continue lendo este artigo com atenção.

O que é Western Union?

Resumidamente, a Western Union é uma empresa de transferência  e recebimento de dinheiro entre diversos pontos do mundo, existente há mais de 160 anos e que, até ao momento, actua em mais de 200 países a nível do mundo.

A empresa torna mais fácil o processo de envio e recebimento de dinheiro entre pessoas ou empresas situadas em diferentes partes do mundo, e o melhor de tudo, sem burocracia.

Como funciona Western Union em Angola

O Western Union funciona igualmente em todos os países em que actua. O envio é feito através de um processo simples e o destinatário pode receber o valor com apenas um documento de identificação, como o Bilhete de identidade de cidadão nacional ou passaporte para estrangeiros não residentes, por exemplo.

Como receber dinheiro do Western Union em Angola

Para receber dinheiro do Western Union em Angola você precisa se dirigir a uma agência afiliada a Western Union, preencher uma ficha com suas informações pessoais, informações pessoais do destinatório e os dados da transferência.

Alguns dados que você precisará preencher são:

  • O MTCN
  • O seu nome completo (conforme o B.I)
  • O seu país
  • Algum tipo de documento que o identifica (como o BI ou passaporte)
  • Seu endereço (província, município e bairro)
  • O valor a receber
  • Nº de telefone

Informações de quem fez o envio

  • Nome Completo
  • O seu País
  • Cidade e estado
  • Nº de telefone etc.

Obs: Alguns dados são opcionais, ou seja, você não precisa obrigatoriamente preencher para receber o valor enviado para você – pode simplesmente deixar em branco e prosseguir.

No entanto, para finalizar você terá que responder algumas questões simples, porém muito importantes como :

  • Qual é a sua relação com a pessoa que fez o envio dos valores;
  • Onde e quando o conheceu;
  • Qual é a finalidade do valor enviado;

Depois disso, colocará a sua asssinatura e a data e entregará a agência para receber os valores enviados (isso não demora muito tempo).

Importante realçar que quem recebe o valor enviado através da Western Union não precisa possuir uma conta em algum banco, basta se dirigir a uma agência afiliada a Western Union com seu documento de identificação, preencher os dados e receber os valores.

O valor é entregue directamente para você em dinheiro, e se você tiver uma conta bancária poderá posteriormente depositar para a sua conta, caso haja necessidade, é claro.

Como enviar dinheiro no exterior usando Western Union

Enviar dinheiro é ainda mais simples. Para enviar dinheiro para qualquer pessoa em alguma (outra) parte do mundo através da Western Union você precisa seguir alguns passos simples, a saber:

  • Primeiramente se dirigir a uma agência afiliada a Western Union em Angola;
  • Preencher um formulário com os dados necessários (indicados pela agência);
  • Pagar as devidas taxas;

Porém, você também pode fazer tudo isso online, através do site oficial da Western Union. Para fazer isso você precisará acessar o site, preencher alguns formulários, criar uma conta, pagar com cartão de crédito ou débito (válido).

Saiba mais acessando o site: https://www.westernunion.com/pt/pt/home.html.

Quanto as taxas da Western Union

Não existe um valor padrão para as taxas do Western Union, tudo porque as taxas variam de acordo com:

  • O montante enviado;
  • O método de pagamento e;
  • A localização tanto de quem envia quanto de quem recebe o montante.

Contudo, é importante realçar que a taxa se aplica apenas a quem envia o valor, e não para quem recebe – o que representa uma grande vantagem para quem deseja receber dinheiro do exterior aqui em Angola…

Onde levantar o dinheiro enviado através do Western Union em Angola?

O Western Union em Angola possui várias agências afiliadas onde você pode se dirigir para levantar o dinheiro que foi enviado para você. Algumas agências afiliadas a Western Union em Angola são:

  • Banco BCI
  • Banco Millenium atlântico

Isso segundo a própra empresa e as agências mencionadas. Porém, eu experimentei receber em uma agência do Banco BCI em Luanda e o recebimento foi simples, fácil e rápido.

Vale a pena usar a Western Union para receber dinheiro do exterior em Angola?

Receber dinheiro do exterior em Angola através do Western Union é uma, senão a melhor forma de receber dinheiro do exterior em Angola.

Para além de ser bastante simples o recebimento, não é cobrado nenhuma taxa para o recebimento, isto significa que apenas quem envia o dinheiro paga taxas, como já mencionado acima.

Há um tempo atrás, experimentei receber 20 euros pela Western Union e na altura o valor se convertia em cerca de 15.089,60Kz. No entanto, eu recebi 15.000Kz – foram descontados apenas 89,60Kz, o que não representa um valor considerável, afinal, o banco não daria 89,60Kz para alguém, foi apenas por isso que recebi apenas 15.000Kz.

Mas isso não quer dizer, de jeito nenhum, que foram cobradas taxas para o recebimento dos valores, pois se o valor fosse somente 15.000Kz, eu receberia o mesmo valor. Normalmente valores que a nossa moeda não permite não são dados (como por exemplo 89Kz), e isso não acontece só em agências bancárias…

Contudo, a experiência foi muito boa e recomendo para quem deseja receber dinheiro do exterior ou até mesmo enviar.

Você pode ler também:

Compartilhe o artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido !!