Saúde e bem estar

Tomar muito energético faz mal?

Energéticos ou bebidas energéticas são produtos que não contêm álcool, mas possuem altas doses de cafeína (cerca de 80 – 200 mg por dose) e açúcar (cerca do dobro de um refrigerante comum), aditivos e estimulantes como o guaraná, o ácido orgânico taurina — presente na bílis —, o aminoácido L-carnitina, sintetizado naturalmente por seres humanos, e glucuronolactona, um metabólito natural de glicose.

Embora para muitos seja inevitável tomar um, a bebida quando consumida em excesso pode fazer mal ao coração, provocar gastrite e danificar os dentes. Saiba mais sobre isso nesse artigo e elimine suas dúvidas.

Efeitos das bebidas energéticas

Quando ingeridas, as substâncias presentes nas bebidas energéticas atuam aumentando o estado de alerta, a atenção e os níveis de energia. Mas, paralelamente, aumentam também a pressão arterial, aceleram os batimentos cardíacos e a respiração.

Tomar muito energético faz mal

Tomar muito energético faz mal?

Há muitos casos em que o energético faz mal, sobretudo quando é consumido em excesso, quando é combinado com álcool ou ainda quando é ingerido em jejum. Porém, vale deixar claro que nem sempre a bebida será prejudicial à saúde. O importante é observar as suas dosagens de consumo e rever seus hábitos.

O consume em excesso pode trazer problemas, pois algumas composições de energético levam ainda Panax Ginseng que, se consumido em excesso, pode levar a sangramento vaginal, diarreia, dor de cabeça intensa e síndrome de Stevens-Johnson (SJS) – um distúrbio raro e grave da pele e mucosas.

Além disso, há ainda a questão do açúcar. Pesquisas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que consumir bebidas com alto teor de açúcar de qualquer tipo pode levar ao ganho de peso e aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e gota, além de problemas renais e dentários.

Como você pôde ver, não somente a cafeína presente nas bebidas energéticas podem causar problemas a sua saúde.

Energético faz mal em crianças e adolescentes?

É preciso saber que bebidas energéticas são produtos destinados somente a adultos, pois não há níveis seguros de uso das substâncias presentes nessas bebidas para crianças e adolescentes.

Entre os sintomas mais comuns apresentados após o consumo de bebidas energéticas estão ansiedade e incapacidade de dormir. Porém, a ingestão do produto por longos períodos pode levar a alterações comportamentais.

Como se manter saudável

Se você se considera viciado no consumo de energéticos considere mudar seus hábitos e reduzir o consumo da bebida, já que em excesso pode fazer mal a sua saúde, como acabamos de ver. Você também pode contar com ajuda de especialistas para saber de tudo o que pode comprometer a sua saúde.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, desactive o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do nosso blog. Obrigado!