ComportamentoSaúde e bem estar

9 Motivos para não beber coca-cola todo dia

9 Motivos para não beber coca-cola todo dia.


Muito se diz a respeito da coca-cola e do quão prejudicial ela pode ser para nossa saúde. Beber uma coca-cola em uma tarde quente pode parecer a melhor opção para refrescar, porém, seu consumo excessivo pode causar problemas como cárie dentária e erosão, enfraquecimento dos ossos, diabetes entre outros.

Abaixo você verá 9 motivos para não beber coca-cola todo dia.

9 Motivos para não beber coca-cola todo dia

9 Motivos para não beber coca-cola todo dia

Um dos principais motivos pelo qual você deve evitar o consumo de coca-cola todo dia está relacionado ao fato de que a bebida é por muitos considerada inútil, pelo facto de não possuir nenhum nutriente.

Você pode achar bom beber coca-cola para refrescar, mas, para quem se importa muito em consumir alimentos nutritivos, beber coca-cola não deve fazer parte de sua rotina de alimentação. Veja mais abaixo mais motivos para não beber coca-cola todo dia:

1. Alto teor de cafeína

Muitas pessoas, principalmente aquelas que trabalham até tarde acreditam que beber uma lata de coca-cola todo dia é o remédio ideal para se manter acordado por mais tempo, isso através do seu alto teor de cafeína – o que não é bem assim. Saiba mais sobre isso no artigo: Coca-cola tira o sono?

Continuando…o alto teor de cafeína faz dessa bebida ainda menos recomendada para consumo sobretudo para crianças, já que a cafeína é uma substância que pode prejudicar o desenvolvimento cerebral das crianças, causando os mais variados problemas de ordem psicológica.

2. Enfraquece os ossos

A coca-cola, assim como a maioria dos refrigerantes contém uma elevada quantidade de ácido fosfórico que impede o corpo de absorver o cálcio necessário para o fortalecimento dos ossos. Por causa disso, pessoas que bebem coca-cola todo dia podem desenvolver problemas como osteoporose.

3. Cáries dentárias e erosão

Para uma boa saúde dos dentes é melhor evitar beber coca-cola todo dia. O refrigerante dissolve o esmalte dos dentes e ​​pode causar cárie dentária.

A coca-cola torna os dentes mais sensíveis, mais fracos e mais suscetíveis a cáries. Os especialistas em odontologia descobriram que os ácidos encontrados nos refrigerantes e nas bebidas artificiais são piores para os dentes, mesmo em comparação com o açúcar sólido encontrado nos doces.

4. Pode causar diabetes

A coca-cola pode desequilibrar os níveis de açúcar no sangue e com isso causar diabetes. Além disso, o rápido aumento do ganho de peso – outro problema que pode ser causado pelo consumo regular de coca-cola – também aumenta o risco de diabetes.

Artigos Relacionados

Um estudo realizado permitiu os cientistas acreditarem que mulheres que consumiam muitas bebidas (com alto teor de frutose natural) não apresentavam risco aumentado de diabetes.

Curiosamente, os pesquisadores concluíram que o efeito metabólico dos açúcares naturais é diferente dos açúcares adicionados. E os minerais, fibras, fitoquímicos e vitaminas nos sucos têm um efeito protetor contra o diabetes e o ganho de peso.

5. Amarela os dentes

Entre os vários malefícios da coca-cola para a saúde está também o amarelamento dos dentes. Isso acontece por ação dos ácidos presentes na bebida. “Os ácidos da coca-cola amarelam e desgastam os dentes, prejudicando a dentição saudável”.

6. Deficiência de vitaminas

Sim, a coca-cola pode causar deficiência de vitaminas. Isso acontece por ação do ácido fosfórico e da cafeína que fazem parte de sua composição. Essa combinação tem efeito diurético e faz com que seu corpo acabe eliminando vitaminas e nutrientes.

Por isso não se recomenda tomar coca-cola todos os dias, pois, com essa frequência, é impossível evitar que você tenha deficiência de alguma vitamina em seu organismo.

7. Problemas de pele

Já não é novidade que a coca-cola é uma bebida que contém bastante açúcar. Por causa disso, esse refrigerante desidrata a pele e dá a ela uma aparência mais enrugada, acelerando seu envelhecimento e promovendo a flacidez. Para além disso, o consumo de coca-cola pode piorar a situação de pessoas que têm problemas com acne, razão pela qual não é recomendado para pessoas com esse problema.

8. Ganho de peso e obesidade

Uma das causas do ganho de peso é o consumo de calorias extras desnecessárias presentes em refrigerantes. De acordo com alguns estudos, beber uma lata de 330 ml de bebida açucarada por dia significa 1 kg ou mais de ganho de peso a cada mês.

Além disso, e por causa do açúcar, a coca-cola é uma verdadeira bomba calórica e, tomar essa bebida todo dia contribui para o ganho de peso.

Evitar o consumo regular da bebida pode evitar a obesidade – um mal que pode prejudicar a saúde dos ossos e das articulações, e ainda causar outros problemas de saúde como doenças cardiovasculares e do sistema imunológico, problemas de pressão arterial entre outros.

9. Insuficiência renal

Como sabemos a coca cola é uma bebida bastante açucarada. Entretanto, algumas pessoas acabam por optar pelo consumo da coca cola zero, uma versão sem açúcar da bebida, mas, ainda assim, continua sendo prejudicial, já que a coca-cola zero contém edulcorantes artificiais, que fazem mal aos rins, especialmente quando a pessoa consome a bebida todo dia.

Conclusão

Acima estão listados 9 motivos para não beber coca-cola todo dia. Por mais que você ache que o refrigerante é a melhor maneira de melhorar seus dias quentes, isso pode lhe trazer vários problemas se o consumir regularmente.

É claro que não estamos dizendo que você deve abandonar o consumo de coca-cola, mas sim que você não deve fazer isso todo dia. Tomar coca-cola uma vez por semana pode ser melhor e menos prejudicial a sua saúde (é o que muitos médicos recomendam).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!