Comportamento

Como parar de beber café – 7 Passos para você começar hoje

Tomar uma xícara de café é a melhor forma de começar o dia. Essa é uma afirmação de muitas pessoas a respeito da bebida. Enquanto isso, outras consideram o café uma bebida prejudicial, capaz de atrapalhar o sono e a digestão.

Na verdade, o café torna-se prejudicial quando consumido por excesso, podendo causar problemas como overdose no organismo, provocando sintomas como dor de estômago, tremores ou insónia. Além disso, tomar café pode ser viciante e fazer com que você gaste muito dinheiro comprando copinhos todos os dias.

Isso acaba sendo uma das principais razões pelas quais as pessoas pensam em desistir dela. Porém, quando você se torna viciado em alguma coisa, se livrar dela pode parecer difícil e até mesmo impossível (em alguns casos), já que você acaba achando que sem aquilo você não está tendo uma vida normal.

Felizmente, por mais difícil que seja, abandonar o consumo de café não é nada impossível. Este artigo é um guia para te ajudar a parar de beber café. Acompanhe o guia completo e coloque em prática as dicas que passaremos para você.

Como parar de beber café: 7 Passos para você começar hoje

Os passos para parar de beber café

Veja agora os passos a seguir para deixar de beber café:

1. Prepare-se para isso

Se você já é viciado em café e pode beber até 4 xícaras de café por dia, definitivamente não será fácil parar. Por esta razão é preciso estar preparado para isso. Pense nos benefícios de não beber café. Menor probabilidade de cárie dentária, melhor concentração ou melhor sono.

Mas a motivação também pode ser livrar-se do vício do café. Isso confirmará que você tomou a decisão certa. Além disso, esteja preparado para o fato de que, quando você parar de beber café, seu corpo receberá um choque. Isso pode causar dores de cabeça, fadiga e sonolência ou dores musculares.

2. Acredite que você pode parar de beber café

Por que é importante acreditar que você pode parar de beber café?

Bem, livrar-se do vício do café não é realmente fácil. Portanto, além dessas dicas e passos a seguir, você precisa ter força de vontade, pensar constantemente no seu objetivo e o mais importante, você deve confiar em si mesmo e mentalizar que tudo dará certo e que, tão logo, você se livrará do vício de beber café todos os dias.

Quer você pare de beber café todos os dias ou reduza gradualmente seus níveis, saiba que ficará feliz em se livrar do vício do café.

3. Sem pressa

Para quem já se tornou viciado em beber café parar será muito difícil e poderá levar um bom tempo até que se concretize. Contudo, a dica é parar gradualmente.

E para isso, recomendamos que você analise seu consumo normal de café. Fique de olho na quantidade de café que você bebe por dois dias. Então esteja preparado para reduzir gradativamente esse consumo.

Por outra, tente cortar o consumo de café pela metade, ou seja, se você costuma beber uma xícara por dia, por exemplo, considere tomar a metade em dois dias, controlando a ingestão normal.

Se você insiste em beber a mesma quantidade de café e evitar apenas a cafeína, substitua metade do café normal por café descafeinado. E se você não tem certeza da quantidade de café que consome por dia, despeje meia xícara cada vez que beber um pouco.

Continue bebendo essa nova quantidade por três dias. Isso fará com que seu corpo se acostume a doses menores de cafeína. Beba muita água durante este período para desintoxicar o corpo. Em alguns dias, a essa taxa, você não terá mais sintomas de abstinência.

Se depois de alguns dias você ainda tiver sintomas de abstinência (sonolência, dor de cabeça, tremor), mantenha a dose de cafeína até que desapareçam.

4. Substitua o café

Essa pode ser uma dica muito eficiente para quem deseja parar de beber café.

Se o consumo de cafeína for alto, uma boa maneira de reduzir gradualmente sua ingestão diária é substituí-lo por chá com cafeína e substituí-lo por um chá que não contenha cafeína.

Os chás preto ou verde contêm cafeína, por isso podem ser tomados de manhã em vez de café.

Como são quentes e contêm cafeína, eles ajudam você a obter uma sensação de energia que lhe dá uma xícara de café. A próxima dose pode ser tomada com chá descafeinado, como a camomila, ou com flor de laranjeira ou uma das ervas relaxantes.

Um chocolate amargo ou refrigerante de cola também é uma boa opção para substituí-lo. A quantidade de cafeína na cola é menor do que uma xícara de café, então pode ser uma grande ajuda para reduzir o excesso de café durante o dia.

Outra receita para substituir os copos de café é a raiz do dente-de-leão e a chicória. São substitutos comuns do café e das bebidas solúveis feitas a partir dessas plantas já existentes no mercado. Você pode tomar puro ou como café, com açúcar e creme.

5. Coma mais proteína

As proteínas fornecem uma grande quantidade de energia por muito tempo. Alimentos ricos em carboidratos podem causar sonolência e devem ser evitados no início. Isso o ajudará não apenas a se livrar do vício em café, mas também a ter uma dieta melhor. Carnes, laticínios, ovos ou legumes são uma excelente fonte de proteína.

6. Faça exercícios de relaxamento

O que também pode te ajudar a parar de beber café é a prática de exercícios de relaxamento.

Quando começa um plano para parar de beber café e começamos a sentir os primeiros sintomas de abstinência, podemos recorrer a exercícios ou treinos que nos permitem manter a calma. serve como um paliativo para prevenir a recorrência.

Caminhada, natação, yoga ou meditação são algumas das atividades que ajudam muito, pois além de ajudarem na remoção de toxinas, trazem benefícios para o nosso corpo e sua saúde.

7. Tenha sempre uma garrafa de água com você

Beber bastante água é uma forma de contribuirmos para o bem de nossa saúde, por isso, não é apenas necessário bebermos bastante água em meses ou dias quentes. Você também pode fazer disso um remédio para parar de beber café. Beba mais água ao longo do dia para manter a hidratação e facilitar a excreção da cafeína.

Conclusão

Parar de beber café pode ser difícil, mas, como dissemos, não é impossível, e se você aplicar essas dicas que passamos para você nesse artigo tudo ficará mais fácil para você. Compartilhe nosso artigo se você gostou.

Leia também:

 

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!