Curiosidades

Por que mosquito não transmite HIV?

Por que mosquito não transmite HIV?

Os mosquitos são um dos animais mais mortíferos do planeta, quando se tem em conta todas doenças transmitidas por eles tais como malária e Zika.

Muitos acreditam que os mosquitos também podem infectar os humanos com HIV, que é o vírus que pode levar à SIDA se não for tratado.

No entanto, isto não é verdade! Continue lendo este artigo para saber mais sobre a razão de ser impossível o mosquito transmitir HIV para humanos.

Razões pelas quais o mosquito não pode transmitir HIV

Por que o mosquito não transmite HIV?
Imagem: Mosquito.

Os mosquitos não podem transmitir HIV para uma segunda pessoa devido à biologia dos mosquitos e a biologia do próprio HIV.

Especificamente os mosquitos não podem transmitir HIV pelas seguintes razões:

O HIV não pode infectar os mosquitos para que eles possam infectar os humanos.

O HIV infecta o corpo ao agarrar-se aos receptores na superfície das células imunitárias e os mosquitos e outros insectos carecem do receptor que o HIV usa para reconhecer e infectar as células imunitárias.

Isto significa que os mosquitos não podem ser infectados com HIV. Em vez disso, o vírus apenas se decompõe e é digerido no estômago dos mosquitos.

Portanto, por não poderem ser infectados com o VIH, os mosquitos não podem transmitir o VIH aos seres humanos.

Mecanismo de alimentação dos mosquitos

O mecanismo de alimentação dos mosquitos o proboscis que é a parte alongada da sua boca e que usa para morder humanos, é composta por dois tubos.

Um tubo é utilizado para sugar o sangue de humanos e o outro injecta saliva na mordedura. Isto significa apenas saliva e não sangue de um mosquito ou outra pessoa vai no seu corpo quando apanha uma mordedura de um mosquito.

O HIV não pode ser transmitido através da saliva. Para que possa ser transmitido através de um picada de mosquito seria preciso demasiadas dentadas.

É necessária uma grande quantidade do vírus a ser transmitido para alguém contraí-lo e se algum VIH ainda estivesse no corpo do mosquito, quando ele lhe mordeu, se ainda não tinha sido totalmente digerido, não seria suficiente para o infectar.

Por algumas estimativas, teria de obter 10 milhões de picadas de um mosquito com HIV em seu corpo para que a infecção entre no seu corpo.

Como o HIV é transmitido?

O HIV é transmitido através do contacto directo com certos fluidos corporais de uma pessoa que tem o vírus.

Estes fluidos incluem sémen, sangue e fluido pré-seminal, fluidos pré-convencionais, fluidos rectais do leite materno.

O HIV é transmitido principalmente através do sexo sem preservativo e partilha de agulhas em alguns casos. Uma mãe com VIH pode transmitir o vírus ao seu filho durante parto ou amamentação por gravidez.

Conclusão

Como vimos o mosquito pode transmitir vários vírus aos humanos, mas o HIV não é um deles.

O vírus do HIV não pode infectar os mosquitos porque lhes faltam os receptores celulares que o vírus do HIV precisa de se agarrar.

No entanto, é importante ainda tomar cuidados para se proteger das mordidas dos mosquitos o quanto possível.

Leia também:

Você também pode gostar de:

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!