Saúde e bem estar

Por que grávida deve deitar do lado esquerdo?

Um dos maiores incómodos da mulher grávida especialmente nos últimos meses de gestação é achar uma posição para dormir.

É muito comum ouvirmos falar que a mulher grávida não deve dormir do lado direito ou de barriga para cima. Isso é verdade ou mentira? Será que existe algum fundamento nesta informação?

Afinal, já é bastante difícil encontrar uma posição confortável, especialmente no final da gestação. Confira as respostas para essas perguntas!

Não tem como ser uma obrigação que a mulher grávida não pode de forma alguma dormir para o outro lado, mas existe sim um motivo claro para os especialistas aconselharem que a mulher grávida durma virada para o seu lado esquerdo. E esse motivo tem a ver com os vasos sanguíneos.

Por que grávida deve deitar do lado esquerdo? Compreendendo o sistema sanguíneo

A mulher grávida deve deitar sobre o braço e ombro esquerdo para a barriga cair para o lado esquerdo porque nós temos dois grandes vasos sanguíneos que passam pelo nosso corpo.

O primeiro é a artéria aorta que traz o sangue do coração até o resto do corpo e a veia cava que puxa o sangue de baixo e leva de volta ao coração que passa pelo lado direito do corpo da mulher.

As artérias têm uma camada de músculo e quando a barriga está virada ao lado esquerdo o peso do útero com o bebê fica por cima da veia cava.

Com isso, ela acaba dificultando a passagem de sangue por essa veia e então a mulher acaba tendo mais inchaço, pode ter mais hemorróidas e por demorar mais tempo para o sangue voltar para o coração acaba depois de algum tempo diminuindo a quantidade de sangue oxigenado no corpo todo, incluindo no bebê.

Então, é importante sim que a mulher grávida depois de 28 semanas escolha preferencialmente o lado esquerdo para dormir.

E barriga para cima ou para baixo?

Bom, é impossível a grávida dormir de bruços só se tivesse de fazer um buracão no colchão, mas até quatro meses ela ainda consegue dormir de bruços ou de barriga para cima, no entanto, depois disso já começa a ter alguma pressão.

Portanto, a mulher grávida deve evitar dormir de bruços ou de barriga para cima com quatro meses, o que dá em torno de 16 semanas e no final do segundo trimestre com 28 semanas é recomendável dormir do lado esquerdo.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!