Lifestyle

Planejamento pessoal – o que é e qual a sua importância

Você já se perguntou sobre o que é planejamento pessoal e qual a sua importância?

Começar um novo ano ou até mesmo um novo dia é abraçar uma nova oportunidade para se organizar, conhecendo seus principais objectivos e prioridades durante esse período e definir estratégias para alcançá-los – a isso chamamos planejamento pessoal.

Nos dias de hoje muitas pessoas se perdem frequentemente em seus próprios objectivos, não tendo uma ideia clara de onde começar ou o que priorizar e o que fazer para que tudo chegue a concretização.

Entretanto, isso pode ser evitado com um bom planejamento pessoal.

É bem verdade que todos nós já sentimos a necessidade de organizar nossas ideias e projectos, de seguir em frente e cumprir nossas metas estabelecidas por nós mesmos, mas, nem sempre alcançamos o sucesso em nossas realizações, sobretudo quando descartamos essa ferramenta importante.

A falta de um bom planejamento pessoal pode fazer com que você permaneça no mesmo lugar, sem marcar qualquer passo para realizar alguma coisa útil para desenvolver sua própria vida. Isso fará você desperdiçar um bom tempo vivendo sem um caminho traçado para trilhar rumo ao sucesso.

Além disso, você estará condenado a insegurança, ou seja, não estará seguro em tudo o que pensar fazer, já que não terá nada definido como prioridade, e assim, correrá o risco de perder tempo com coisas desnecessárias quando devia aproveitar o mesmo para realizar algo mais valioso.

Portanto, o que é essencial em tudo isso é que você comece um novo ano (dia ou mês) com segurança e esteja distante de ser alcançado por erros em suas decisões e isso significar uma grande desvantagem para você.

Viajar no meio do ano, comprar uma casa nova, realizar uma festa de aniversário e iniciar treinamentos para ganhar massa muscular são alguns bons exemplos de objectivos que podem fazer parte de um planejamento pessoal.

E não importa quanto tempo demore a realizar um de seus objectivos. Na verdade, o planejamento pessoal pode ser realizado a curto, médio ou longo prazo. Então, é mais relevante pensar na importância que cada objectivo tem e acreditar que será alcançado.

É importamos que comecemos a planejar nossas ideias de uma forma eficiente, por isso, o planejamento pessoal é essencial para qualquer pessoa que queira se organizar, definir suas metas e as estratégias para alcançá-las.

Mas então, o que é planejamento pessoal?

planejamento pessoal o que é

Planejamento pessoal nada mais é do que uma forma de organizar suas ideias, definir seus objectivos e trabalhar a partir deles para realizá-los – o que irá envolver esforço e estratégias bem definidas.

Este conceito com certeza ficou claro logo no princípio do artigo, mas é importante realçar.

O planejamento pessoal é a ferramenta certa para você construir o caminho seguro que dará para a realizações de seus objectivos previamente definidos. Em poucas palavras, o planejamento pessoal é um “mapa para sua vida”, pois é nele que você irá recorrer sempre que precisar se lembrar da direcção do próximo passo da sua vida.

Essa importante ferramenta não nos dá 100% de certeza de que tudo o que inserimos nela será um sucesso, mas, nos ajuda a sermos mais organizados e produtivos, sabendo tudo o que devemos fazer em determinado período (por exemplo um ano) e reunir esforços para que tudo seja um sucesso.

Lembra por que você se prepara todos os dias para ir à escola ou ao trabalho e por que isso é importante para você? Provavelmente é porque você tem objectivo com isso e precisa se esforçar para alcançá-lo, não é mesmo?

É exactamente isso que acontece quando você elabora um planejamento pessoal, pois você se compromete do mesmo jeito a cumprir com tudo o que nele está definido, assim como você cumpre as obrigações do seu chefe no trabalho, por exemplo.

Qual é a importância do planejamento pessoal?

Depois do que já foi dito a respeito do planejamento pessoal não é mais difícil compreender a sua importância, aliás, você já deve ter uma luz do porquê isso realmente importa para você.

O planejamento pessoal é importante porque pode efectivamente deixar sua vida mais organizada ao ponto de você conhecer melhor seus objectivos e definir estratégias para alcançá-los. O planejamento pessoal envolve toda a área de sua vida, isso significa que até mesmo os seus objectivos profissionais podem ou devem estar inseridos nele.

Como ninguém chega a um destino sem ter em mãos um mapa ou conhecer o caminho, a menos que seja por acaso – o que é pouco provável, ninguém chega a grandes realizações em sua vida sem um bom planejamento pessoal.

Talvez você até já tem um planejamento pessoal, pois, enquanto uns o fazem em uma folha de papel, outros simplesmente o mantêm em suas mentes.

Então, é bem provável que você já tenha um planejamento pessoal, afinal, você provavelmente sabe de alguns objectivos e metas que pretende alcançar daqui a alguns dias, meses ou anos. Esse é o seu planejamento pessoal, talvez você só precisa organizá-lo melhor.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!