ComportamentoCuriosidades

Pessoas que falam sozinhas têm algum problema?

Pessoas que falam sozinhas têm algum problema? Pessoas que falam sozinhas têm alguma doença? Perguntas como essas não são assim tão comuns, mas, essas dúvidas trazem um certo desconforto e preocupação para quem se encontra nessa situação.

Afinal, muitos começam a falar sozinhos sem eles mesmo se aperceberem disso. Isso acontece quando estão sozinhos no quarto ou até mesmo quando estão andando pelas ruas – o que é as vezes vergonhoso para alguns que falam sozinhos e preocupante para quem os vê.

Você fala sozinho? Se sim, provavelmente deve estar preocupado com esse comportamento e precisa saber se isso representa algum problema para a sua saúde.

Pensando nisso, escrevemos esse artigo para responder você de forma clara e segundo afirmações de especialistas.

Pessoas que falam sozinhas têm algum problema?

Falar sozinho é sinal de doença?

A resposta é não para a maioria dos casos, até pelo contrário, esse é um hábito “benéfico para a saúde”.

Então, você não está ficando louco. Segundo especialistas, o hábito de falar sozinho ajuda a organizar os pensamentos, embora pareça estranho e preocupante para várias pessoas.

Além disso, falar sozinho também ajuda a desenvolver a imaginação, a linguagem, o raciocínio e a memória. “A fala faz com que a gente extravase também muito das nossas emoções, é algo que vem para o equilíbrio da mente”, explicou Adriana Fóz, neuropsicóloga e psicopedagoga.

Esse comportamento pode acontecer frequentemente em pessoas em estado de stress e ansiedade. Sendo assim, é muito normal, até porque todos nós (ou a maioria) falamos sozinhos quando algo não acontece como esperávamos, ou ainda quando alcançamos algum sucesso.

Em situações como essas, algumas frases comuns são:

  • Onde foi que eu falhei?;
  • Por que isso não está funcionando?;
  • Enfim, funcionou!…

Em alguns casos o stress, a ansiedade e a alegria de ver algo dar certo leva-nos a falar sozinhos como se estivéssemos realmente conversando com alguém. Contudo, não há o que se preocupar, pois nesses casos isso é normal.

Quando isso se torna frequente e incontrolável

Você está falando sozinho frequentemente e começa a falar sem se aperceber e mal consegue controlar?

Talvez você esteja precisando de uma avaliação médica, para saber os motivos de você estar falando sozinho de forma preocupante até para quem vê você falar.

Em alguns casos este comportamento pode estar relacionado a sintomas como alucinações auditivas, o que leva o paciente a conversar ou discutir com vozes que surgem.

Estas percepções merecem cuidados imediatos e uma avaliação médica é o melhor caminho para iniciar o tratamento.

Outra possível explicação desse fenômeno está associada ao abuso de substâncias psicoativas — como álcool, drogas e medicação.

Se você não consome nenhuma dessas substâncias a melhor atitude a tomar é procurar ajuda psicológica urgente para identificar a causa desse problema e encontrar a solução.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!