Saúde e bem estar

Saiba o que é bom para enjoo na gravidez e veja dicas de como  evitar

Durante a gestação várias são as alterações que ocorrem no organismo da mulher. Além disso, a mulher pode passar por momentos de enjoos e vômitos que causam um certo desconforto, mas não representam um sério problema, pois podem até ser tratados com medidas caseiras.

Se você está passando por isso, veja abaixo o que é bom para aliviar os enjoos na gravidez.

O que é bom para enjoo na gravidez?

O que é bom para enjoo na gravidez

1. Chá de gengibre: O chá de gengibre possui propriedades antieméticas presentes no próprio gengibre. Essas propriedades podem reduzir o enjoo causado pela gravidez, além de ajudar na digestão e diminuir a irritação da parede do estômago. Além de tomar o chá de gengibre, você também pode mastigar um pedaço de gengibre pela manhã.

Como fazer o chá de gengibre!

Siga essas instruções:

  • Coloque 1 cm de gengibre em 1 xícara de água fervente e deixe por alguns minutos. Depois disso, tire o gengibre, deixe amornar e beba em seguida.

Estudos mostram que é seguro usar o gengibre na gravidez desde que não ultrapasse 1 grama de gengibre por dia.

2. Água: Beber muita água pode ajudar muito a aliviar os enjoos e ainda manter seu corpo hidratado. Uma boa quantidade seria 2 litros de água por dia. Para mulheres que apresentam náuseas ao tomar água pode-se adicionar a água uma rodela de limão ou raspas de gengibre.

Beber água de coco ou com gás, sucos de frutas como banana, melancia, abacaxi e chás como o chá de gengibre ou de hortelã também são boas opções para aliviar os enjoos na gravidez.

3. Alimentos frios: Os alimentos frios ajudam a aliviar o enjoo na gravidez, além de serem leves e de fácil digestão, pois durante a gravidez a digestão é mais lenta devido às alterações hormonais, o que pode provocar mais enjoo. Exemplos de alimentos frios incluem iogurte, gelatina…você também pode tomar água gelada ou chupar gelo.

4. Picolé de limão ou limonada: O limão é um bom aliado ao alívio de enjoos na gravidez. Em casos de enjoo, você pode chupar um picolé de limão ou beber uma limonada.

Para grávidas que não conseguem se alimentar por causa do enjoo ou que apresentam vômitos, uma boa opção é cheirar o limão ou o óleo essencial de limão para ajudar a reduzir o desconforto.

Artigos Relacionados

Como evitar enjoos na gravidez: 8 dicas que vão te ajudar

Veja algumas dicas de como evitar enjoos na gravidez:

  1. Evite cheiros e comidas fortes ou que causem náusea;
  2. Prefira o consumo de alimentos mais frios e menos temperados;
  3. Ao acordar, coma sempre uma bolacha, lanchinho ou água com sal e aguarde uns 20 ou 30 minutos para se levantar da cama;
  4. Evite ficar muitas horas sem comer, pois o estômago vazio piora a náusea. Faça refeições pequenas de 3 em 3 horas, mesmo que seja apenas uma fruta;
  5. Beba água de tempo em tempo para estar sempre hidratada, mas evite beber líquidos durante as refeições;
  6. Pratique exercícios de acordo com a indicação médica;
  7. Cheire limão, tome uma limonada ou chupe um picolé de limão. O limão pode ajudar a amenizar a náusea;
  8. Inclua o gengibre na sua alimentação. Além de ajudar na hora da digestão, o gengibre também ajuda a diminuir a irritação da parede do estômago. Coma um pedacinho de gengibre ou chupe balas de gengibre pela manhã.

Leia também:

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!