Saúde e bem estar

O que acontece se tomar remédio vencido?

O que acontece se tomar remédio vencido?

Quando foi a última vez que verificou a validade dos remédios no seu armário de medicamentos?

Se já passaram alguns meses, poderá encontrar medicamentos fora de prazo. Então o que fazer com estes medicamentos fora de prazo?

Alguns medicamentos simplesmente não funcionam tão bem após a sua data de expiração, enquanto outros têm o potencial de serem perigosos.

Em geral, é uma boa ideia não tomar medicamentos prescritos ou comercializados independentemente para além da sua data de validade impressa, e consultar constantemente o seu médico antes de tomar um medicamento expirado.

Neste artigo, aprenderá o significado das datas de validade e o que acontece se tomar remédio vencido.

O que são datas de validade e porque é que é importante considerá-las?

A data de expiração de um medicamento é definida como o último dia em que o fabricante garante que o medicamento é totalmente eficaz e estável.

Aos medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos comercializados independentemente, vitaminas, suplementos dietéticos e produtos à base de plantas são atribuídas datas de validade que são controladas em graus variáveis por entidades próprias.

Os fabricantes fixam continuamente uma data de validade inicial, que pode ser atualizada ou prolongada após testes a longo prazo do medicamento.

Apesar de tais esforços para utilizar os medicamentos com segurança, muitas pessoas acreditam que tomá-los para além da data de validade pode ainda ser eficaz ou ajudá-las a poupar dinheiro.

Embora possa ser verdade que os medicamentos ainda são eficazes após a data de validade impressa, especialistas são claros quanto ao facto de as pessoas não necessitarem de utilizar medicamentos expirados devido aos potenciais perigos.

Em geral, os medicamentos rígidos, tais como comprimidos, são mais estáveis para além da data de validade do que os líquidos.

No entanto, isso não significa que tenha de tomar todos os medicamentos para além da sua data de validade.

Que medicamentos comuns são prejudiciais após a data de validade?

Atualmente, sabe-se que a tetraciclina antibiótica só é nociva após a data de validade.

Em vários casos relatados, a tetraciclina expirada causou a síndrome de Fanconi, uma forma rara de doença renal que pode levar a uma desidratação grave.

Por esta razão, nunca se deve beber chá de Raciclina fora de prazo de validade.

Medicamentos que nunca deve utilizar quando expirarem

Certos medicamentos, em especial os que são tomados para tratar patologias graves, devem ser tomados antes da data de vencimento, pois tem a capacidade de decomporem-se imediatamente logo que tenha passado a data de vencimento.

Exemplos de tais medicamentos incluem nitroglicerina, insulina, EpiPens, antibióticos e contraceptivos.

Nenhum estudo demonstrou que tomar estes medicamentos após a data de expiração cause sérios danos.

O risco depende da eficácia da medicação. Tomá-los depois da data de expiração pode representar um risco grave para a saúde ou consequências graves, porque o medicamento não é tão eficaz nesse momento.

E os medicamentos comuns, utilizados para tratar a dor ou alergias, como o Tylenol?

Os medicamentos habitualmente utilizados para tratar a dor ou alergias são pouco susceptíveis de causar danos se forem tomados para além da data de validade.

Embora seja melhor utilizar apenas medicamentos que não tenham ultrapassado a sua data de validade, alguns estudos mostraram que certos medicamentos têm o potencial de permanecer eficazes até um ano após a sua data de validade.

Os medicamentos como ibuprofeno (Advil, Motrin), pseudoefedrina (Sudafed), acetaminofeno (Tylenol), difenidramina (Benadryl), e loratadina (Claritina), bem como cremes ou pomadas tópicas, têm o potencial de não o expor a riscos graves para a saúde se tomados após a data de expiração.

No entanto, podem também não funcionar de todo, para aliviar os seus sintomas.

Por exemplo, a aspirina pode ser tomada diariamente para prevenir problemas cardíacos e pode não funcionar corretamente após a data de expiração. Tomar aspirina expirada pode aumentar o risco de graves problemas de saúde.

É melhor deitar fora os produtos expirados e consultar continuamente o seu médico para se manter atualizado sobre os seus medicamentos.

Conclusões chave:

  • O prazo de validade dos medicamentos é fixado pelo fabricante e não pressupõe constantemente que o medicamento deixará de funcionar após essa data;
  • Certos medicamentos podem ser prejudiciais ou causar riscos para a saúde se forem tomados após a data de validade;
  • Se armazenar os seus medicamentos de acordo com as normas de rotulagem, eles têm uma hipótese de manter a sua eficácia até à data de expiração.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!