Qual é a importância do empreendedorismo em Moçambique?

Comece depois da publicidade

A importância do empreendedorismo em Moçambique se reflecte no poder que ela tem para mudar vidas realizando sonhos, ensinando as pessoas formas de solucionar problemas, inovar e abraçar oportunidades a sua vista.

O conceito de empreendedorismo não se baseia numa única visão, ou seja, não existe um único conceito sobre o que é empreendedorismo, porém, a sua importância é visível.

Se tivermos que olhar para Moçambique sem a prática do empreendedorismo, veremos sérios problemas que, na sua maioria, envolvem a vida das pessoas e a economia do país. Porém, através do empreendedorismo, ou seja, o desenvolvimento de novos negócios, vários problemas são resolvidos, garantindo o bem para as pessoas e para a economia nacional.

Leia também: 7 Dicas para abrir um negócio de sucesso em Moçambique

Importância do empreendedorismo em Moçambique

Saber o porquê o empreendedorismo é importante em Moçambique envolve uma visão concreta daquilo que se consegue ver nos dias de hoje em Moçambique, ou seja, a forma como o empreendedorismo tem impactado as várias áreas do país.

Contudo, neste artigo irei mencionar duas áreas importantíssimas onde o empreendedorismo tem demostrado um papel de elevada importância. Vejamos abaixo:

Importância do empreendedorismo para sociedade

Tal como mencionado acima, o empreendedorismo muda vidas, ensina as pessoas a criarem soluções criativas para atenderem a necessidade de um mercado.

Baseando-se nesta afirmação, podemos entender o principal motivo pelo qual o empreendedorismo é importante para a sociedade moçambicana.

As pessoas, quando procuram por um produto ou serviço, procuram automaticamente por soluções para determinado problema. Podemos entender melhor isso através de um exemplo bastante simples:

  1. Suponhamos que eu tenha a parede da minha casa quebrada, ou com algumas rachas, o que eu poderia fazer sendo eu ignorante no que se refere a construção e manutenção de edifícios?

A resposta para essa questão é óbvia, eu contrataria uma empresa que preste tal serviço próximo a minha zona de residência.

Um outro exemplo:

  1. Suponhamos que eu tenha as lâmpadas da minha casa fundidas e precisasse comprar outras para substituir, de semelhante modo, eu teria que me recorrer a uma empresa ou até mesmo a um empreendedor para que me fornecesse tais produtos, que, no caso, são as lâmpadas para substituir as que acabaram por fundir.

Bem, como você pode notar, eu utilizei dois exemplos, um se referindo a um serviço e outro se referindo a um produto.

Porém, tanto no primeiro quanto no segundo exemplo, pode-se notar que em busca de soluções, uma empresa ou até mesmo uma pessoa com um negócio próprio está sempre envolvida.

Na verdade, estas pessoas encontraram alguma oportunidade e começaram a empreender por algum motivo, talvez porque precisavam de melhores condições financeiras, mas, de certa forma, acabaram me beneficiando e muito, solucionando o meu problema através de seus empreendimentos.

Este é apenas um exemplo simples, mas que faz todo o sentido.

Por esta razão, diz-se que o empreendedorismo consiste em abraçar oportunidades e, sobretudo, resolver problemas de um público específico.

Aí está a importância do empreendedorismo para a sociedade, resolver o problema de uns e melhorar a condição financeira de outros, resumidamente.

Importância do empreendedorismo na economia de Moçambique

A economia de qualquer país cresce conforme novos empreendedores vão surgindo e novas empresas vão sendo criadas.

Isso é uma verdade, as empresas sustentam a economia de vários países através dos impostos pagos, e isso é visível em Moçambique.

Até os grandes países a nível do mundo têm sobrevivido de impostos pagos pelas empresas, principalmente durante estes últimos tempos. A economia de vários países têm recebido um grande impulso por parte das empresas.

Porém, tudo isso só é possível se, de facto, existirem empresas que, geralmente partem da ideia de um empreendedor com a necessidade de explorar uma oportunidade identificada, atender as necessidades de um público em troca de lucros

Contudo, em todo esse processo o empreendedorismo mais uma vez se apresenta como factor importante.

Conclusão

A importância do empreendedorismo em Moçambique é um tema bastante relevante e que tem ainda muito a se dizer, tanto que se tivéssemos que abordar de uma maneira consideravelmente mais ampla, obviamente teríamos um artigo extremamente longo.

Porém, um pouco, senão o necessário, foi abordado neste artigo e espero que esclareça as principais dúvidas de certas pessoas com relação a importância do empreendedorismo em Moçambique, pois nota-se ainda um grande número de pessoas que vivem com a dúvida do porquê o empreendedorismo é importante em Moçambique.

Contudo, espero que este artigo tenha sido valioso para você, e se foi, como de hábito, peço que compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo.

Compartilhe o artigo

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido !!