Negócios

Como é o empreendedorismo em Moçambique? Entenda agora!

O empreendedorismo tanto em Moçambique, bem como em outros países da África cresce consideravelmente. A cada dia que passa novas ideias, desejos e necessidades vão fazendo novos empreendedores.

Porém, o que mais impulsiona o empreendedorismo em Moçambique é a necessidade de possuir um negócio próprio e viver dos lucros dele – já que o emprego não é para todos e, por isso, resta apenas o empreendedorismo como opção para se manter na sociedade sem recorrer às práticas incorretas.

Por conta desta razão, há um número alto de pessoas que olham para o empreendedorismo como apenas um meio para conseguir dinheiro e se manter – o que não é verdade, pois, o empreendedorismo vai muito além disso.

Mais abaixo você entenderá mais sobre o que é empreendedorismo e como o empreendedorismo é visto e praticado em Moçambique.

O que é empreendedorismo

O que é empreendedorismo

De uma forma bem resumida, empreendedorismo (de empreender) é o processo que se baseia na acção de transformar ideias em lucros, através de trabalho, problemas solucionados, necessidades atendidas e estratégias bem definidas.

Note que duas frases de muito valor foram mencionadas no parágrafo acima: “problemas solucionados” e “necessidades atendidas”.

Na verdade, é isso que faz o (bom) empreendedor. Isto significa que todo e qualquer negócio deve ser criado com foco em trazer soluções e atender as necessidades do mercado em que se insere.

Para além disso, existem ainda outros factores que jamais devem ser esquecidos quando o assunto abordado é “empreendedorismo”, a inovação, por exemplo, deve estar presente no DNA de todo e qualquer empreendedor.

Afinal, um empreendedor é um ser com capacidade de desenvolver ideias, praticar a inovação e criação de soluções inerentes ao seu negócio.

Contudo, em todo o mundo, o empreendedorismo é geralmente praticado por pessoas que pretendem melhorar sua condição financeira, realizar seus sonhos ou simplesmente ver suas ideias trazidas a realidade, em Moçambique o cenário não é diferente.

Uma grande parte das pessoas em Moçambique empreendem por necessidades que surgem do facto de não possuir condições aceitáveis, isto por falta de emprego, que representa um grande desafio para o governo daquele país.

Mas, em tudo isso surgem dúvidas e dificuldades enfrentadas por quem deseja empreender naquele país africano – o que é bastante preocupante.

A realidade do empreendedorismo em Moçambique

Em Moçambique o empreendedorismo é mais apreciado por jovens. A razão pela qual vários jovens se inclinam ao empreendedorismo já foi várias vezes mencionada neste artigo, mas é importante realçar : está no facto de que o emprego está cada vez mais difícil – o desemprego assola fortemente vários países africanos e Moçambique não fica de fora desta lista.

A juventude em Moçambique lamenta a falta de oportunidades e o mau estado do ambiente de negócios. Porém, ainda existe quem acredita que tudo será melhor num futuro próximo.

Um ambiente de negócios saudável, mais oportunidades de financiamento para novos projectos, capacitação de jovens no que diz respeito a criação de negócios etc., são alguns itens que fazem parte dos sonhos de vários empreendedores ou de quem sonha em se tornar um em Moçambique…

Contudo, a capacitação de novos empreendedores e o fortalecimento do ambiente de negócios em Moçambique é uma preocupação para particulares, organizações e instituições públicas. Algumas das quais podemos citar:

  • IPEME – Instituto de promoção de Pequenas e Médias Empresas em Moçambique
  • ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
  • FEMME – Associação das Mulheres Empreendedoras e Empresárias de Moçambique
  • ONE – Organização Nacional de Empreendedores etc.

Estas instituições fazem de tudo para melhorar o ambiente de negócios e facilitar a vida de novos empreendedores em Moçambique. Mas ainda assim, o acesso ao conhecimento e recursos ainda é um problema.

A importância do empreendedorismo em Moçambique

O empreendedorismo possui vantagens que vão muito além do ganho de dinheiro, estas grandes vantagens refletem a sua grande importância para a vida dos Moçambicanos.

O empreendedorismo transforma vidas, ensinando aos seus praticantes uma nova forma de encarar os problemas e solucioná-los, bem como o poder de pensar alto e desenvolver ideias umas mais criativas e inovadoras do que as outras.

É por estas, e por outras razões que o empreendedorismo significa muito para muitos, principalmente em Moçambique, onde o número de empreendedores cresce consideravelmente apesar das dificuldades que enfrentam.

Em Moz, cada empreendedor inicia um negócio por uma razão própria ou influenciada, porém, a maior parte dos empreendedores moçambicanos empreendem por uma única razão: a necessidade de ter uma vida melhor.

Principais dificuldades de novos empreendedores em Moçambique

Dificuldades de novos empreendedores em Moçambique

Iniciar um negócio não é assim tão fácil quanto muitos imaginam. Para muitos ou para todos, vontade não falta, porém, é mais do que óbvio que vontade não é tudo. Existem grandes dificuldades que empreendedores Moçambicanos enfrentam, só para citar algumas:

Acesso ao conhecimento

Empreender é uma tarefa que envolve conhecimento sobre diversos assuntos importantes, desde os assuntos referentes ao desenvolvimento de ideias até a criação de um negócio. Porém, é uma realidade que o conhecimento não chega para todos.

Em Moçambique, existe uma grande dificuldade no acesso ao conhecimento para a grande parte daqueles que pretendem iniciar um negócio próprio e viver dele. Mas, ainda assim, o desejo de um negócio próprio sobrevive.

Oportunidade de financiamentos

A abertura de um negócio, mesmo que pequeno, requer financiamentos. Porém, é uma realidade que em Moçambique conseguir financiamento é um desafio dos grandes, para muitos novos empreendedores.

Isso tem se traduzido num motivo para que muitos projectos sejam engavetados. Mas, se você deseja começar a empreender em Moçambique, talvez isso não seja um grande problema, isto significa que é possível reverter esta situação e financiar seu projecto. Algumas alternativas de fontes de financiamento são: os empréstimos bancários ou empréstimos de familiares e amigos…

Estas são as duas grandes dificuldades de empreendedores Moçambicanos, na verdade, existem outras, porém são relativamente mais fáceis de serem ultrapassadas.

O futuro do empreendedorismo em Moçambique

A medida que o tempo vai passando mais se tem feito para que o empreendedorismo em Moçambique se torne mais fácil. Isto dá-nos o poder de afirmar que num futuro, por mais que curto ou a longo prazo, o empreendedorismo em Moçambique será melhorado significativamente.

Isto também faz parte das espectativas de vários jovens empreendedores moçambicanos – muitos acreditam que realizar o empreendedorismo não será mais difícil e abrir um negócio próprio estará mais fácil de ser alcançado.

Conclusão

O empreendedorismo em Moçambique está crescendo além das dificuldades que se resumem na falta de oportunidades para novos empreendedores e no acesso ao conhecimento.

Mas nada o pode impedir de se tornar o próximo empreendedor de Moçambique e contribuir positivamente para o seu crescimento significativo.

Na verdade, muito ainda se pode dizer sobre o assunto em questão. Se tivéssemos que relatar tudo sobre, obviamente teríamos um artigo muitas vezes maior que este. Porém, espero que este artigo tenha os tópicos mais importantes abordados com clareza e com uma linguagem fácil de se compreender.

Se você gostou deste artigo compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso aos conhecimentos relacionados ao empreendedorismo em Moçambique.

Leia também:

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!