Grávida consegue encolher a barriga?

Comece depois da publicidade

Grávida pode encolher a barriga? Grávida consegue encolher a barriga?

Neste artigo respondemos a essas dúvidas que são comuns em mulheres grávidas e que, para muitas, tem gerado preocupação quando a barriga começa a encolher naturalmente.

Mas, por outro lado, essa dúvida também existe para mulheres grávidas e não grávidas que pretendem saber se durante a gravidez elas podem encolher a barriga intencionalmente ou não.

Entretanto, para os dois casos há uma resposta, e você saberá ao longo deste conteúdo.

Grávida consegue encolher a barriga?

Essa dúvida é geralmente de mulheres que precisam saber se é possível encolher a barriga intencionalmente durante a gravidez – o segundo caso acima.

Na verdade, a reposta é Sim, mas, embora não seja uma regra, depende do tempo da gravidez.

Geralmente mulheres grávidas conseguem intencionalmente encolher a barriga durante as primeiras semanas da gravidez, já que, nesse período do início da gestação, o ventre ainda não está esticado o suficiente para impedir que ela consiga encolher a barriga.

E quando acontece naturalmente, o que pode ser e por que a barriga encolhe?

Várias mulheres conseguem notar suas barrigas murchas e encolhendo nas primeiras semanas mesmo a barriga estando inchada, mas isso também pode acontecer em qualquer momento durante os 9 meses de gestação.

O normal seria a barriga crescer e o bebê também, não é mesmo?

Mas quando a barriga encolhe, o que pode ser?

Geralmente muitas mulheres têm encarado isso com uma grande preocupação de um problema que possa estar relacionado com o bebê, mas isso geralmente é normal.

Publicidade

Por que a barriga está encolhendo?

A barriga pode encolher naturalmente quando o bebê entra no canal do parto ou quando se move para uma nova posição.

Quando o bebê entra no canal do parto (o que pode acontecer entre 25 semanas e meio do trabalho de parto), a barriga geralmente encolhe à medida que o bebê desce para a pélvis. Isso pode fazer com que você sinta uma pressão extra na pélvis e precise urinar mais.

Por outro lado, a movimentação do bebê para uma nova posição também pode ser a causa da sua barriga encolher. Entretanto, se o bebê era anteriormente transversal, posterior ou pélvico, mover-se para uma nova posição também pode fazer com que sua barriga encolha. Até mesmo girar ou mover-se contra a parte posterior do útero pode fazer com que a barriga pareça encolher.

Além disso, em alguns casos, a barriga encolhida ou baixa pode estar relacionada com o bebê. Uma altura do fundo do útero inferior à normal, pode ser sinal de que o bebê não está crescendo normalmente ou que não há líquido suficiente na bolsa de água.

Contanto que a altura do fundo do útero (a medida do topo da barriga até o osso púbico) esteja correta, o bebê geralmente está bem. O único momento em que pode haver um problema é se a altura do fundo do útero parar de aumentar por várias semanas.

No entanto, mesmo se a altura do fundo do útero estiver acima ou abaixo da média, é normal medir em um intervalo de 4 semanas, desde que continue aumentando, mesmo lentamente.

Quando consultar um especialista?

É recomendado procurar um especialista quando isso começar a incomodar você. No entanto, se você notar que a sua barriga está encolhendo constantemente e isso começar a preocupá-la, é bom consultar um especialista para receber a melhor resposta para o seu caso em especial.

Leia também:

error: Conteúdo protegido !!