Negócios Online

Como trabalhar com Google Adsense em Angola passo a passo

Tanto para quem deseja montar um blog quanto para quem possui um canal no Youtube, o google adsense não é nenhuma novidade.

Porém, para quem ainda não possui nenhum conhecimento sobre esta plataforma de monetização, saiba que está lendo o artigo certo.

Neste artigo você saberá tudo detalhadamente sobre o que é Google adsense, como funciona e como trabalhar com esta plataforma em Angola.

Sendo assim, continue lendo este artigo com bastante atenção e descubra tudo em detalhes a partir de agora.

O que é Google adsense

o que é Google adsense em Angola

O Google adsense é uma plataforma pertencente ao Google que se responsabiliza por distribuir anúncios de marcas que anunciam no Google pagando algum valor monetário.

O valor pago pelos anunciantes é repartido por duas partes, sendo uma que vai para o próprio Google e outra que é paga para os editores parceiros (responsáveis por ceder espaço para a exibição dos anúncios).

Os anúncios são distribuídos em sites, blogs e canais do Youtube.

O Google Adsense actualmente actua para diferentes países de todo o mundo e em Angola também é possível trabalhar com ela e conseguir dinheiro na internet de verdade.

Como o google adsense funciona em sites e blogs?

Se você possui um site ou blog e pretende começar a trabalhar com o Adsense para torná-lo rentável, é importante que entenda o funcionamento da plataforma em sites e blogs.

Para começar, você se cadastra na plataforma, insere o seu domínio e espera a plataforma analisar o seu site e aprovar. A aprovação pode durar horas, dias ou até mesmo meses.

Após aprovado, o seu site ou blog estará pronto para exibir anúncios e você receberá um e-mail do Google lhe informando isso e dando-lhe os parabéns por se tornar um parceiro da empresa.

Depois disso, é só criar blocos de anúncios na sua conta do Adsense e inserir o código do anúncio em locais estratégicos do seu site ou blog para serem exibidos os anúncios e garantir que seus usuários cliquem sobre eles naturalmente.

Leia também: Como ganhar dinheiro com blogs

Como o google adsense funciona no Youtube?

Para o Youtube o Google adsense não foge do seu principal objetivo que é a exibição de anúncios.

Porém, para que um canal esteja pronto para exibir anúncios do Google adsense é necessário que cumpra requisitos como:

  • Possuir 1000 inscritos num período de um ano
  • Possuir 4000 horas assistidas no mesmo período (um ano)
  • Produzir e publicar vídeos com conteúdo de qualidade etc.

Existem outros requisitos para ser aceite pelo Google adsense e monetizar seu canal, porém, estes são os principais e que você deve saber que sem eles será impossível tornar o seu canal rentável.

Mas, se você já tiver tudo isso alcançado, poderá navegar pelo Youtube até a aba de monetização e solicitar a criação da sua conta do Google adsense.

Caso a sua conta seja aprovada, você poderá ver seus anúncios serem exibidos em locais como na barra lateral do seu canal ou mesmo logo abaixo de cada vídeo sendo reproduzido.

Leia também: Quanto ganha um Youtuber?

Principais métricas

O Google adsense é baseado em métricas que determinam o quanto uma pessoa pode ganhar por mil visualizações ou por cada clique dado em anúncios reproduzidos em seu site, blog ou canal do Youtube.

D’entre as principais métricas estão:

RPM

Normalmente a cada mil visualizações o google adsense paga um valor, este valor pode ser de, por exemplo, 1 euro, o que significa que você terá em sua conta 1 euro sempre que mil pessoas tiverem impressões com os seus anúncios.

O valor de impressões, também conhecido como RPM, varia de acordo a cada nicho, ou seja, existe nichos de mercado que pagam um valor menor e outros que pagam um valor mais alto. Além disso, existem outros factores que influenciam o valor do RPM.

CPC

O CPC é o custo por cliques, ou seja, o valor que você pode ganhar por cada clique.

Por exemplo, se seu CPC for de 2 euros, quando duas pessoas clicarem em seus anúncios você terá um ganho de 4 euros. De igual modo, se seu CPC for de apenas 0,05 euros, você terá ganho 0,10 euros por 2 cliques.

O CPC certamente é uma das métricas mais importantes para quem trabalha com o google adsense, pois o valor obtido por cada clique influencia muito nos ganhos totais que esta pessoa pode ter com a plataforma.

CTR

O CTR é a taxa de cliques dada em percentagem. O valor do CTR serve para lhe informar em percentagem de acordo com o seu tráfego, quantas pessoas estão clicando em seus anúncios.

Formato de anúncios

O google adsense possui anúncios em diferentes formatos, caso você queira trabalhar com a plataforma, é possível personalizar os anúncios que serão exibidos em seu blog.

Você pode optar por:

  • Anúncios em texto – são anúncios que aparecem simplesmente em texto seguindo um único padrão, ou seja, para todos os anúncios em texto o Google adsense tem apenas um padrão de apresentação, porém, você pode mudar a cor dos textos, a cor do fundo, a fonte do texto etc.
  • Anúncios em imagens – Os anúncios também podem aparecer em imagens, geralmente algumas empresas preferem desenvolver um banner incluindo informações relevantes para o marketing interno, estas imagens podem aparecer sem nenhum outro texto além dos textos existentes na própria imagem.
  • Texto e imagens –Existem outros anúncios que aparecem com imagens no lado esquerdo e texto no lado direito, ou a imagem acima e o texto abaixo.
  • Imagens animadas– Também é possível aparecer anúncios no formato GIF, ou seja, imagens desenvolvidas com animação.
  • Vídeos –Normalmente os vídeos costumam ser curtos, porém, alguns deles tendem a ser interessantes e capazes de chamar a atenção de quem os vê.

Tipos de anúncios

Actualmente existem 3 tipos de anúncios disponíveis no Google adsense, eles são nomeadamente:

  • Anúncios de visualização – Você pode usar estes anúncios em áreas especiais do seu blog, como no cabeçalho, footer, sidebar etc. Também é possível deixá-los entre o seu conteúdo.
  • Anúncios in-article – Anúncios para inserir dentro do conteúdo, este tipo de anúncio é perfeito para você inserir em seu artigo e não atrapalhar o seu leitor, pelo contrário, chamar a atenção dele.
  • Anúncios in-feed – Anúncios que se adequam as postagens da página inicial do seu site ou blog, ou vídeos do seu canal do Youtube, você pode inserir estes anúncios entre os artigos do seu blog conforme ordenados na página inicial.

Vantagens e desvantagens do google adsense

Trabalhar com o Google adsense nem sempre é assim tão vantajoso, apesar de lhe proporcionar lucros.

Existem algumas vantagens e desvantagens de trabalhar com o ggole adsense, mais abaixo estão listadas as principais:

Vantagens

  • O Google adsense lhe possibilidade lucrar com o seu site, blog ou canal do youtube
  • O programa é totalmente gratuito para se inscrever e começar a ganhar
  • Possui uma variedade de anúncios

Desvantagens

  • Você precisa de tráfego (visitas) mensal considerável para ter lucros significativos
  • Os anúncios levarão os seus visitantes para fora do seu site/blog
  • A sua conta pode ser perdida a qualquer momento, caso você quebre alguma regra, etc.

Como trabalhar com o google adsense em Angola

É importante ter um negócio na internet bem estruturado para começar a exibir anúncios do adsense e ser pago.

Afinal, se você não tiver uma estrutura pronta, obviamente não terá como trabalhar com o google adsense em Angola ou em qualquer outra parte do mundo.

Por isso, se você ainda não possui um site, blog ou até mesmo um canal no Youtube para exibir anúncios, saiba que jamais poderá participar da plataforma – pois não é possível usá-la nas redes sociais, o que muitos pensam que podem.

Site, blog ou Youtube?

É bem provável que você tenha sua paixão entre ser Youtuber ou ser blogueiro.

Porém, para trabalhar com o Google Adsense em Angola é preciso saber que entre estas duas opções existe a que oferece mais vantagens em relação a outra.

Segue uma comparação logo abaixo:

  • Youtube – O Youtube exige que você tenha no mínimo 1000 inscritos e 4000 horas de vídeos assistidos, o que é difícil, pois o interesse dos angolanos pelo Youtube ainda á menor.
  • Sites/blog – Com um site ou blog você pode usar o Google adsense sem possuir nenhuma visita por mês. Isso mesmo. Pois quando comecei a trabalhar com o Google adsense meu blog não tinha nenhuma visita. Na verdade, até tinha, mas era apenas eu mesmo que visitava o meu blog kkkk.

Então, o que você acha melhor? Deixe sua opinião nos comentários.

Vamos em frente!

Como receber pagamentos do Google adsense em Angola?

Receber dinheiro do adsense em Angola

Para editores Angolanos o Google adsense paga em euros, tendo como limite mínimo de pagamento 70 euros.

Isso significa que se você conseguir um valor de ganhos abaixo dos 70 euros, você não poderá receber seu pagamento.

Mas, o que acontece com o meu dinheiro?

Se o pagamento não for efectuado você terá seu ganho acumulado e caso atinja os 70 euros no mês seguinte, poderá receber seu pagamento sem complicações.

Quanto a maneira como o dinheiro chegará para você, que tem sido uma das principais dúvidas dos angolanos, o pagamento poderá ser enviado por transferência bancária, o que significa que você não precisa de nenhum cartão visa ou coisa parecida, como muitos pensam.

Na verdade, você só precisará inserir os dados da sua conta à ordem para receber dinheiro em moeda estrangeira e o seu dinheiro chegará para a sua conta convertido em Kwanzas.

No entanto, para receber tais dados você precisará entrar em contacto com o seu banco e solicitar. Os dados que o adsense precisa para enviar pagamentos são: nome do banco, nome da conta, número da conta, código SWIT etc.  Os restantes são opcionais.

Principais dúvidas e dificuldades ao trabalhar com o Google adsense em Angola

Muitos angolanos possuem sérias dificuldades ao trabalhar com o Google adsense. Isso é tão comum que até eu tive várias dificuldades ao começar a trabalhar com esta plataforma em Angola.

Na verdade, por detrás destas dificuldades existem perguntas sem respostas. Ou seja, algumas perguntas que ninguém se oferece para lhe responder, nem mesmo uma pesquisa no Google pode ajudar.

Porém, eu vou apresentar para você todas as dificuldades que tive ao começar e vou dizer como superá-las.

Confira:

1-Possibilidade de receber dinheiro em Angola

 

Muitos angolanos pensam que receber dinheiro do Google adsense em Angola é literalmente impossível.

Mas, na verdade, é exatamente o contrário.

Você pode receber seus pagamentos em Angola e isso já foi mencionada mais acima no texto, porém, por ser uma das várias dúvidas dos angolanos quanto ao adsense, não devia deixar de fazer parte desta lista.

2-Como receber a carta do adsense em Angola

O google envia um PIN assim que você atinge 10 dólares ou o equivalente a sua moeda de recebimento que no caso de Angola é o euro, este valor gira em torno de 8 euros e alguns centavos.

O PIN chega pelos correios através de uma carta. Isso tem sido uma grande dúvida pois em Angola não é novidade que o serviço de correio não é para qualquer um.

Por isso, o PIN não chega para todos, e sem a confirmação do endereço é impossível receber pagamentos do google adsense.

Mas, é possível confirmar o seu endereço e começar a receber pagamentos sem receber o PIN que o Google envia.

Porém, você precisará de tempo, pois terá que solicitar o PIN até as tentativas todas acabarem e logo depois enviar um documento de identificação para um formulário que o Google enviará para você.

Saiba mais sobre isso no artigo sobre: Como receber o PIN do adsense em Angola

3-Como conseguir tráfego para seu site ou blog

Existem diferentes fontes de tráfego para crescer as visitas do seu site ou blog. Porém, a melhor fonte de tráfego aos olhos do Google é o próprio google, ou seja, tráfego que vem das pesquisas feitas no Google.

Para isso, é necessário estudar e aplicar o SEO no seu site ou blog.

4-Quanto eu posso ganhar com o Google adsense

Não existe limites para seus ganhos no adsense.

Isto significa que você pode ganhar alguns centavos por mês ou até mesmo 1 milhão.

Na verdade, isso depende muito de quantas pessoas acessam o seu site e qual é o interesse deles em clicar nos seus anúncios.

Afinal, os seus ganhos são definidos pela quantidade de impressões e cliques sobre os anúncios exibidos no seu site.

O que não fazer ao trabalhar com o Google adsense

Você já viu o que fazer para trabalhar com o Google adsense em Angola, agora é hora de saber o que não pode fazer, de maneira alguma, ao trabalhar com a plataforma.

Caso você insista em fazer algumas destas coisas que vou citar aqui, você perderá sua conta para sempre, e seu site deixará de lhe render dinheiro com publicidades do Google.

Então, é bom considerar cada um dos itens desta lista:

  • Não copie conteúdo de outros sites ou blogs para publicar no seu
  • Não clique nos seus próprios anúncios – você pode se achar esperto demais e pensar que o google não dará conta, mas estará se enganando e será banido da plataforma.
  • Também não pode incentivar cliques – os cliques sobre os seus anúncios devem ser naturais, ou seja, o usuário entrou em seu site, leu um artigo e de repente viu um anúncio que chamou a sua atenção e acabou por clicar. É exactamente assim que deve ser.
  • Não use ferramentas que tragam visitas ao seu site automaticamente ou scripts que cliquem sobre os anúncios exibidos.

Mais sobre isso você encontrará no conteúdo sobre as políticas do Google adsense.

Conclusão

Não é comum encontrar pessoas que trabalham com Google adsense em Angola. Mas, eu posso afirmar que é possível e que você pode começar a trabalhar nela e observar seus ganhos.

Neste artigo foi mais do que detalhado em português simples, tudo o que alguém precisaria para começar a trabalhar e ganhar dinheiro com Google adsense em Angola.

Porém, se restou alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários e estarei respondendo assim que possível.

Espero que este conteúdo lhe ajude a tirar todas as suas dúvidas sobre o que é Google adsense e como trabalhar com Google adsense em Angola.

Afinal, é impossível encontrar um artigo totalmente detalhado como este abordando o mesmo assunto.

No entanto, se este conteúdo lhe foi útil compartilhe em suas redes sociais e acompanhe outros artigos de extrema relevância já publicados aqui no blog.

Abraços!

Artigos Relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!