Empreendedorismo digital em Angola – Tudo o que você precisa saber

Hoje em dia a internet nos oferece uma série de possibilidades que vão desde ver a vídeos, ler notícias ou até mesmo ganhar dinheiro, através do empreendedorismo digital.

A prática do empreendedorismo digital cresce em todo o mundo, garantindo lucros admiráveis para muitos que se dedicam nele.

Mas, você sabe como é visto e praticado o empreendedorismo digital em Angola? Sabe como e o que os angolanos pensam sobre isso e como você pode começar a empreender no digital?

Abaixo explico tudo com mais detalhes para você estar por dentro desta matéria, começando pela definição do empreendedorismo digital. Confira:

O que é empreendedorismo digital

empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital nada mais é do que a actividade de criar e manter um negócio oferecendo um produto ou serviço através de um meio digital, como a internet.

O conceito de empreendedorismo digital não foge muito do empreendedorismo tradicional, afinal, empreender é empreender, seja na internet ou não. A principal diferença é que, no empreendedorismo digital, como o nome indica, você tem seus negócios em um meio digital, podendo ter acesso a ele aonde quer que estejas.

E como mencionado acima, é uma actividade que tem crescido muito, fazendo com que grandes empresas apostem nessa forma de empreender através da internet.

Um dos grandes exemplos de empreendedorismo digital são os e-commerces (lojas virtuais), que promovem a ideia de garantir a compra de produtos através da internet, sem que o cliente precise sair de casa.

Os grandes empreendedores digitais do mundo, são muitos deles donos de e-commerces, tal como: Jeff Bezos (fundador da Amazon) e Jack Ma (Fundador do Alibaba).

Através do empreendedorismo digital, esses empreendedores se tornaram bilionários, mostrando ao mundo o potencial que tem o empreendedorismo digital.

O empreendedorismo digital em Angola

Em Angola quem já experimenta o empreendedorismo digital tem uma ideia do que são as vantagens e desvantagens desse modelo de empreender.

Apesar de ainda serem poucos os que acreditam no potencial de rentabilidade através do empreendedorismo digital em Angola, a actividade cresce significativamente e começa a ganhar apreciação de mais pessoas.

E apesar dos grandes desafios do empreendedorismo digital em Angola, há uma lista de bons exemplos de empreendedorismo digital, da qual podemos citar:

  • Tupuca – Aplicativo voltado ao serviço de entrega de mercadorias.
  • Appy saúde – App que permite fazer consultas e buscar soluções médicas.
  • Brechó Angola – Brechó virtual por onde são vendidos artigos novos e semi novos, tais como roupas, bijuterias, calçados etc.
  • Bayqi – Plataforma de comércio electrónico (E-commerce) que permite vendedores de qualquer parte do mundo venderem seus produtos para consumidores finais em África.

Essas e tantas outras são plataformas com algo em comum: Elas apostam no empreendedorismo digital, utilizando o meio digital (a internet) para tornar possível e funcional os seus negócios.

E como você pôde ver, cada uma dessas plataformas supracitadas tem uma forma diferente de praticar o empreendedorismo digital, oferecendo produtos/serviços e soluções diferentes uma da outra.

No entanto, com uma ideia diferente e bem desenvolvida você pode começar o seu próprio negócio digital em Angola e começar a empreender na internet, quem sabe a sua ideia possa ser o próximo exemplo de sucesso do mercado digital angolano.

Os desafios do empreendedorismo digital em Angola

Em Angola os empreendedores digitais enfrentam grandes desafios e dificuldades, e uma delas é o acesso a moeda estrangeira, visto que, muitos empreendedores digitais em Angola buscam tráfego para os seus negócios através de campanhas de anúncios em plataformas estrangeiras, como o google ads e o facebook ads, por exemplo.

Sem o dólar a coisa fica mais complicada, pois o Kwanza é irrelevante no mercado internacional.

Para além disso, vai a questão do preço da internet que se mantem nas alturas.

Para um empreendedor digital a presença na internet é fundamental. Afinal, é por lá onde o seu trabalho acontece, porém não tem sido fácil para alguns, sobretudo para os novos e pequenos empreendedores digitais em Angola.

Angola continua sendo um dos países com internet mais cara a nível de África, onde num universo de cerca de 30 milhões de habitantes, apenas 4 em cada 100 pessoas têm a possibilidade de comprar um gigabyte (1GB) de internet, segundo um estado da União Africana (UA) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Vantagens e desvantagens de ser empreendedor digital em Angola

vantagens de empreender na internet em Angola

Existe sempre um lado bom e outro ruim das coisas, e com o empreendedorismo digital não é diferente.

A grande vantagem de ser um empreendedor digital em Angola é que você pode começar com pouco investimento, além de ser livre de definir o seu próprio horário de trabalho e puder ter o seu negócio na palma da mão, podendo vender ou oferecer soluções aos seus clientes, onde quer que esteja.

Sobre as desvantagens podemos aqui mencionar que você não terá a mesma confiança que um empreendedor com um negócio físico tem, pois ainda estamos numa altura em que o empreendedorismo digital vai se popularizando em Angola ao mesmo tempo em que vai ganhando a confiança de vários angolanos.

Como começar no empreendedorismo digital

O primeiro passo para começar a empreender digitalmente é escolher um nicho de mercado que se relaciona a algo que você tem conhecimento e domínio.

O passo seguinte é começar a captar clientes, e você precisará de um meio para tornar isso mais fácil. Você pode criar um site ou até um blog. Porém, começar a captar clientes poderá ser trabalhoso e levar tempo, ainda mais em Angola. Mas não é impossível.

Você pode, em seguida, optar pela criação de um produto digital ou físico, ou até mesmo prestação de serviços ou uma solução online para fazer seu negócio funcionar e ir crescendo aos poucos.

Mas existe uma forma de acelerar o seu crescimento, através de campanhas que direcionam anúncios para o público que você deseja atingir depois de ter um negócio digital pronto e facilmente acessível por qualquer usuário de internet.

Onde actuar no empreendedorismo digital em Angola?

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, como funciona e tudo mais, é hora de saber em que área do empreendedorismo digital você vai actuar.

Para isso, é preciso que você conheça as áreas pelas quais você pode trabalhar dentro do empreendedorismo digital em Angola. Confira abaixo:

E-Commerces – Nada mais são do que as lojas virtuais. Os e-commerces em Angola são uma, senão a área de empreendedorismo digital mais rentável.

Sites e blogs Você pode criar um site para oferecer uma solução ou blog e escrever conteúdo sobre algum assunto que você domina e lucrar de diferentes maneiras, seja vendendo cursos online, infoprodutos (produtos digitais), ou até mesmo dar consultoria sobre algo que domina, como finanças por exemplo.

Vale a pena apostar no empreendedorismo digital em Angola?

Dependendo da sua ideia de negócio digital e de suas estratégias vale sim a pena apostar no empreendedorismo digital em Angola. Para isso, a sua ideia precisa, acima de tudo, espelhar algo novo e totalmente inovador, e se for inédito, melhor.

Se você optar por montar um e-commerce, por exemplo, terá que enfrentar vários concorrentes, mas com uma boa estratégia de marketing é possível que se estabeleça no mercado;

Se, por outro lado, você optar por montar um blog (também uma das ideias de empreendedorismo digital mais usadas do mundo), terá que enfrentar os grandes desafios de conseguir tráfego orgânico suficiente para começar a lucrar de forma satisfatória, ou terá que se inclinar ao tráfego pago ou ainda às redes sociais.

Contudo, uma ideia nova e que o torna único no mercado poderá ter mais chances de ser um sucesso e durar por muito mais tempo.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!